quinta-feira, junho 18, 2009

Breves do "Notícias da Covilhã"



João Queiroz toma posse na sexta-feira, 19, numa sessão solene com início marcado para as 15h, no auditório principal da Faculdade de Ciências da Saúde, para um mandato de seis anos.

Os vice-reitores Ana Paula Duarte, Paulo Almeida e Victor Cavaleiro, todos professores catedráticos, e os pró-reitores Isabel Neto, Tiago Sequeira e Amélia Augusto são a equipa que acompanha o novo Reitor da Universidade da Beira Interior.(...)


Pelo segundo ano consecutivo o Rancho da Boidobra realiza a Festa das Papas.

Pelo segundo ano consecutivo o Rancho da Boidobra realiza a Festa das Papas. Este ano, para evitar os copos plásticos e lixo, a organização alugou copos de alumínio

O Grupo Folclórico da Boidobra realizou no sábado, 13, pelo segundo ano consecutivo, a Festa das Papas. O evento que pretende divulgar uma das doçarias mais típicas da região “esteve ao nível do ano passado”, garante o presidente da direcção do Rancho, Paulo Jerónimo.

Mais de 80 litros de leite e 15 quilos de carolo foi quanto a organização gastou para preparar as papas. Números que superaram os do ano passado mas que mais uma vez voltaram a ser poucos face à procura, já que antes do término da festa todos os doces já haviam sido vendidos.(...)


Castelo Branco

Tem 21 anos, vive em Alcains e tem leucemia. No sábado, 20, na Junta de Freguesia local, equipa médica fará análises ao sangue de quem queira ajudar o Davide Davide Veríssimo, 21 anos, vive em Alcains, e tem leucemia. Neste momento, o jovem espera encontrar um dador compatível para poder fazer um transplante de medula. Este sábado, 20, no Salão da Junta de Freguesia de Alcains, entre as 9 e as 13 horas, está presente uma equipa do centro de Histocompatibilidade do Centro, a fazer análises de sangue a todos aqueles que mostrarem interesse em ajudar Davide, e que se queiram inscrever no banco de dadores de medula óssea.




Fundão

No Fundão uma loja recolhe roupa que depois entrega numa fábrica do Tortosendo para transformar em novas fibras. As peças que já não se usam dão origem a revestimentos térmicos para a construção civil e brindes publicitários.Desde sempre se lembra de ter a preocupação de reutilizar e dar nova vida aos materiais. Já era assim em jovem, quando de roupas fora de moda inventava novos modelos com o mesmo tecido. Quando ficou desempregada Ana Domingos, de 41 anos, decidiu apostar num conceito diferente no Fundão.


Em Destak



Autarquia inaugura novo
edifício no sábado.

Autarquia inaugura novo edifício no sábado. Novas empresas instaladas poderão criar mais 60 postos de trabalho, recrutando alguns jovens formados na UBI

São cinco as empresas que, no próximo sábado, 20, assinam com a Câmara da Covilhã contratos de instalação no Parkurbis. A infra-estrutura inaugura no sábado um novo edifício, numa cerimónia marcada para as 16 horas.

Segundo a autarquia, as cinco novas empresas poderão criar mais de 60 postos de trabalho a curto prazo. São elas a Roff SDF- SAP Development Factory, a Methodus Inovação, a Starenergy- Engenharia e Serviços Energéticos, LDA, a BIMET, LDA e a Redlobby filmes.

A Roff, com sede na Covilhã, é um Centro de Desenvolvimento de Tecnologia SAP e que funciona como uma extensão da já existente em Lisboa designada de SAP Development Factory. Presente no mercado há 18 meses e com 270 colaboradores, a SAP Development Factory tem filiais em Angola e França, tendo alcançado os 20 milhões de euros de facturação no ano 2008. O novo Centro de Desenvolvimento da Covilhã pretende, segundo a empresa, construir de raiz uma equipa residente de programadores em soluções SAP e tem a particularidade de recrutar recém-licenciados da UBI. Actualmente a ROFF - Covilhã criou já 9 postos de trabalho e estima-se até final de 2009 a criação de um total de 20 postos de trabalho quase na totalidade engenheiros informáticos.

Já a Methodus Inovação é a mais recente empresa do Grupo Methodus e tem como missão criar ofertas inovadoras baseadas em sistemas de informação para o mercado global. A empresa tem sede no Parkurbis e arranca com uma equipa de seis técnicos em desenvolvimento de software, responsáveis pela criação do sistema informático de suporte a dois projectos estratégicos do Grupo Methodus. Os projectos desenvolvidos pela Methodus Inovação serão disponibilizados inicialmente em Inglês e deverão responder às necessidades de empresas de serviços de média dimensão na América do Norte, Europa e Ásia. O Grupo Methodus irá apostar “fortemente” no crescimento da equipa e dos projectos realizados pela Methodus Inovação, estando já planeado um aumento da equipa de colaboradores localizados no Parkurbis para dez técnicos até ao fim deste ano e de vinte técnicos até ao fim do próximo ano.

Constituída em 2008, a StarEnergy pretende afirmar-se como uma nova empresa de base tecnológica, para prestar serviços na área das energias renováveis, da eco-eficiência e da produção descentralizada de energia, destacando-se, entre outras, as soluções de Microprodução de Energia Eléctrica. É composta por uma equipa multidisciplinar de até 4 elementos.

Já a Bimet desenvolve a sua actividade em vários sectores, designadamente na área da Reengenharia de Processos Produtivos com o diagnóstico dos mesmos e respectiva elaboração e implementação de novos processos. No tocante à área Industrial, presta ao cliente (final, institucional ou empresarial) os vários serviços de Manutenção curativa, manutenção preventiva sistemática, manutenção preventiva condicionada e manutenção de melhoria em estruturas metálicas e máquinas, sempre na perspectiva da implementação da inovação. Pretende igualmente realizar auditorias ao estado de conservação e eficiência energética dos edifícios, com o objectivo da melhoria contínua da utilização dos mesmos, ao mais baixo custo. A Bimet, Lda vai criar 4 postos de trabalho.

A RedLobby Filmes é uma empresa com capital maioritário da LobbyProductions, empresa criada em 2006 e instalada no Parkurbis, que até agora tinha como negócio, design criativo, web development e tecnologias multimédia, branding e produção audiovisual. Com a criação da RedLobby, os seus promotores pretendem especializar e profissionalizar a área de produção vídeo e pós-produção. Esta nova empresa tem como negócio a produção de filmes publicitários, institucionais, musicais, curtas e longas-metragens, assim como pós-produção digital de vídeo, edição, color grading, composição vídeo e efeitos visuais. Esta nova empresa conta com uma equipa de recursos humanos, altamente especializada em produção, realização, fotografia, edição, efx e sonoplastia, composto por 8 elementos.


Sem comentários: