Marketing de Busca
Quanto vale um link no blogroll de um blog para subir no Google? Ou no rodapé de um sítio? Muito pouco, a fazer fé no que é reportado nos blogs de SEO.
Nestas coisas há sempre um mas. Vejam os resultados de uma busca pelo nome de um dos blogs portugueses mais mediáticos no google.pt:
O sítio listado na quarta posição surge também na primeira página dos resultados quando a busca é estendida das páginas de Portugal à Web. E como conseguiu este sítio posicionar-se para esta palavra-chave?
Posicionando-se para “aumento abrupto do orgão …”? Não, a palavra-chave nem sequer se encontra no código do sítio.
Com um único link no blogroll de um blog!
O link não me parece uma qualquer recomendação sobre o site em si, antes reflexo da opinião do major-alverca.blogspot.com sobre o blog de J PP.
Este caso poderá lançar algumas pistas sobre a forma como as bombas do Google ainda poderão funcionar, apesar de o motor de busca ter há muito incluído nos seus algoritmo mecanismos para a sua desabilitação.
Isto, porém, não permite sugerir que os links sitewide sejam a solução mágica para subir no Google, que o seu valor não seja até bastante diminuto, e que a maior parte das bombas do Google não estejam condenadas ao fracasso.
É necessário atentar às circunstâncias particulares deste caso, particularmente no facto de não se tratar de serps exageradamente competitivos e de o link ser autêntico e antigo.


Sem comentários:
Enviar um comentário