sexta-feira, janeiro 16, 2009

Comurbeiras divide fundos

Uma semana antes da publicação dos estatutos da Comunidade Intermunicipal das Beiras (Comurbeiras), em Diário da República, prevista para a próxima semana, os 12 municípios que a integram iniciaram esta semana a atribuição de verbas a cada obra considerada prioritária. Em reunião realizada quarta-feira, na Covilhã, as câmaras definiram os projectos prioritários que totalizam 90 milhões de euros de investimento, dos quais 46 milhões correspondem a fundos estruturais.
Carlos Pinto, presidente da Junta da Comurbeiras, escusou-se a avançar os projectos de todos os municípios, limitando-se a elencar os projectos da Câmara da Covilhã que receberão perto de sete milhões de euros de financiamento. São os casos dos centros multifunções do Canhoso, Vila do Carvalho e Cantar Galo, Parque de Feiras de S. Miguel, no Tortosendo, e obras de qualificação da estrada de acesso ao H2Hotel, em Unhais da Serra. No pacote estão incluídos, ainda, os elevadores da Goldra e Carpinteira e também a requalificação do Parque Alexandre Aibéo, onde irá nascer o jardim botânico, e requalificação do parque da florestal, a caminho da Serra da Estrela.

'Algumas das obras estão em curso, outras vão ter concurso, mas todas serão concretizadas este ano', garantiu o autarca. Para 2010, fica guardado um milhão de euros destinado ao lançamento da terceira fase do Parque Industrial do Tortosendo.
Durante o encontro ficou ainda decidido que a sede da unidade directiva de gestão do QREN, na Comurbeiras, será no Parkurbis, na Covilhã, sendo composta pelos presidentes das câmaras da Covilhã, Almeida e Belmonte. A estrutura técnica será coordenada por José Calmeiro, funcionário da autarquia serrana, que terá ao dispor uma estrutura técnica que está em fase de selecção.

Diário XXI

Sem comentários: