quinta-feira, janeiro 22, 2009

Breves do "Jornal do Fundão"



JF Diário

foto
Cai a região da Beira Interior proposta por António Guterres em 1998. José Sócrates quer mapa com base nas cinco regiões-plano que vigoram relativamente imutáveis desde a passagem de Marcelo Caetano como presidente do Conselho, nos anos 70: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. É a garantia de um processo mais pacífico para evitar novo chumbo.


O sucesso enquanto jovens

São jovens, ambiciosos, talentosos e abraçaram diversas profissões que lhes dão uma projecção no país (e alguns já além fronteiras). O JF foi conhecer alguns jovens que se lançaram em projectos comerciais, culturais, artísticos e desportivos que os realizam plenamente. Contra tudo e contra todos, afirmam-se num universo cada vez mais difícil e elitista. São beirões de sucesso.


Foi adjudicada à empresa Corporación Española de Transportes SA a concessão dos transportes colectivos urbanos da Covilhã. A decisão garante melhorias no serviço oferecido à população, explica o vice-presidente da autarquia. Segundo João Esgalhado as mudanças passam por “uma muito maior frequência de circulação” e pela possibilidade de “com o mesmo bilhete a pessoa fazer percursos muito mais diversificados do que no passado”.


Os militares da antiga Brigada de Trânsito de Castelo Branco (a actual Unidade Nacional de Trânsito que perdeu o comando operacional, integrando o Comando Territorial) estão a aderir à greve às multas que se tem feito sentir por todo o país e que pretende demonstrar o descontentamento com estas alterações.


Há ouro na área envolvente ao maciço granítico de Penamacor, que se estende até à zona de Idanha-a-Velha. Os estudos foram realizados por investigadores do ex-Instituto Geológico e Mineiro, actual Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, organismo que se prepara para avançar com trabalhos de geofísica para descobrir de onde vem, afinal, o referido metal precioso e quais são as suas características.


Desporto (JF Diário)


Campeões de palmo e meio querem ir às Olimpíadas

O Troféu Portugal, iniciado na Suíça, foi uma jornada plena de sucesso, organizada pela Federação de Desportos de Inverno, sediada na Covilhã

FOI sem surpresa que Charles Raposo, um luso-descendente de apenas 11 anos, nascido em Inglaterra, filho de um português, venceu, nos dias 16 e 17, em St. Moritz, na Suíça, o slalon e o slalon gigante, as duas primeiras provas do Troféu Portugal - Comunidades Portuguesas, iniciativa organizada pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal, sediada na Covilhã. Nesta jornada que levou às pistas da famosa estância de desportos de Inverno, em plenos Alpes, uma comitiva de cerca de 45 pessoas que viajaram de Lisboa, merece ainda destaque o comportamento do covilhanense Micael Florêncio, um júnior do Clube de Vale Formoso que obteve o segundo e terceiro melhores tempos.

Charles Raposo confirmou o valor evidenciado no ano anterior (2008), no mesmo cenário de St. Moritz, em que foi segundo da geral do Troféu Portugal (atrás do veterano Pedro Flávio). Depois disso venceu o campeonato nacional de Inglaterra, na sua categoria, de infantes.

Charles Raposo poderá ser um caso sério do esqui alpino nacional e se continuar a evoluir, certamente que logrará o objectivo proposto pela FDIP, os jogos Olímpicos que, no seu caso e tendo em conta a sua pouca idade, seria em 2014 ou 2018. De facto não lhe faltam condições – naturais e financeiras – para atingir um patamar bem alto na modalidade.

Sem comentários: