quinta-feira, janeiro 22, 2009

29ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto_de 16 de Fevereiro a 1 de Março 2009

Fantasporto recebe Menção Honrosa do Turismo de Portugal na BTL

Nas vésperas de iniciar a 29ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto, que decorrerá de 16 de Fevereiro a 1 de Março, "este prémio constitui uma justa recompensa pelo esforço desenvolvido ao longo de quase três décadas na procura da excelência, na interligação entre cultura e turismo e na imagem de marca internacional junto dos media", referiu o seu presidente.

Como nasceu o Fantasporto?

A resposta factual: à mesa do Café Luso, café de artistas na altura, mesmo na Praça Carlos Alberto e a cinquenta metros do que foi durante muitos anos a catedral do cinema no Porto, o velhinho cinema Carlos Alberto das sessões duplas, já na altura sob a alçada da Secretaria de Estado da Cultura, sob o nome pomposo de Auditório Nacional Carlos Alberto. Quem estava nessa mesa de café? A Beatriz Pacheco Pereira, o Mário Dorminsky e o pintor José Manuel Pereira. Os dois primeiros queriam mostar filmes, o último, prematuramente falecido, queria expôr uns quadros. Depois juntou-se à equipa o António Reis. .

Havia, pois, que começar por qualquer lado. O primeiro subsídio que o Fantas recebeu do Estado, do ex-Instituto Português de Cinema - 15 contos pela aquisição de alguns catálogos da iniciativa.(...)

Hardmusic

Sem comentários: