sábado, janeiro 24, 2009

jovensrevolucionariosportugueses.blogspot.com

Um grupo de três jovens do ensino secundário da cidade da Covilhã decidiu organizar uma acção simbólica pela paz na faixa de Gaza. A acção decorreu no passado dia 23 de Dezembro entre as 21h00 e as 22h00 na praça do município.

A intensa chuva e o vento forte não desmobilizaram as cerca de duas dezenas de pessoas que se deslocaram para a acção. Maioritariamente jovens embora algumas pessoas de zonas mais afastadas como caria ou Belmonte. Acção decorreu sem qualquer incidente.

Promoveu-se uma conversa sobre o conflito: quais as consequências, o estado actual da faixa de Gaza, o papel da ajuda humanitária e da comunidade internacional e o futuro do conflito. Seguidamente procedeu-se a um minuto de silêncio em nome das 1300 vítimas mortais e dos 5000 feridos provenientes da s ultimas 3 semanas de ofensiva. Na faixa pintada pela organização podia ler-se: “Faixa de Paz” uma clara metáfora ao nome do território e ao objectivo da acção. Entretanto dois jovens realizavam um vídeo sobre a acção entrevistando os manifestantes sobre o conflito e a importância deste tipo de movimentos.

No final ficou a certeza de que muito mais é possível fazer, muitas mais forças se podem juntar às causas nobres e sobretudo que a luta pela Paz não pode ter limites e deve ser uma prioridade de toda a sociedade.

3 comentários:

Anónimo disse...

Estes jovens na minha opinião são hipócritas e tem pouca intelegência .Porque eles não podem fazer nada e o seu protesto nem um bocadinho faz para mudar a situação. Se esses jovens querem mudar o mundo podem começar por ajudar os pobres que vivem em Portugal isso sim está ao alcance deles para mudar o Mundo.Na minha opinião esses jovens até deviam ter vergonha de ser falsos.

Anónimo disse...

Hipocrita é quem diz que os jovens não fazem nada por mudar o mundo sem sequer conhecer os jovens... Os jovens têm um movimento chamado PLUR, de acções de sensibilização, de promoção de debates, de organização de protestos, de ajuda em projectos de voluntariado. Um dos jovens faz trabalho voluntariado na beira serra, outra faz trabalho voluntariado na cruz vermelha e todos eles no banco alimentar também...

Hipocrita é quem acusa sem conhecer a realidade, isso é hipocrisiam, cinismo,cobardia e falsidade proprios de quem não faz nada pelos outros e limita-se a criticar que promove acções de sensibilização...

O Mundo esta como esta porque existem pessoas assim.

Anónimo disse...

Hipocrita é quem fica sentado a frente de um computador e se limita a criticar o trabalho dos outros...
Hipocrita é quem não conhece o sinonimo de cidadania...
Hipocratica é ainda aquele que não reconhece que existem jovens inteligentes, atentos e sobretudo com coragem para lutar por aquilo em que acreditam
Sinto muito orgulho nestes Jovens
Maria