Quatro unidades de investigação e desenvolvimento classificadas com “muito bom” e duas com “regular” UBI sem investigação “excelente”
Nenhuma das Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Universidade da Beira Interior (UBI) foi classificada com "Excelente" na avaliação internacional promovida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Das 11 unidades avaliadas, quatro tiveram "muito bom", cinco "bom", e duas "regular", sem que nenhuma tenha ficado no escalão mais baixo, o "fraco".
Ainda assim, o financiamento da FCT também não abrange as unidades "regulares", pelo que o Centro de Estudos Sociais (UBI-CES) e o Centro de Accionamentos e Sistemas Eléctricos (CASE) não receberão dinheiros deste organismo público nos próximos quatro anos. O Aeronautics and Astronautics Research Center (AeroG), o Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), o Instituto de Filosofia Prática (IFP) e o Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (LABCOM) são as melhores Unidades de I&D da UBI, com a classificação de "muito bom". Estas unidades receberão anualmente 4.125 euros por cada doutorado (receberiam 5.500 caso tivessem recebido "excelente"), o que representa 28.875 euros para o AeroG, 144.375 euros para o CICS, 37.125 euros para o IFP, e 53.625 euros para o LABCOM. Apesar de ambicionar mais, o reitor mostra-se agradado com estes resultados: «Temos nove unidades financiadas, pelo que não se pode dizer que esta é uma má avaliação. Demonstra é que a UBI está no bom caminho», declarou.
Segundo Santos Silva, estes resultados enquadram-se numa «evolução». (...)
2 comentários:
E qual foi a avaliação do centro de investigação pelo qual o senhor Reitor é responsável? Bom. O problema é que na área do centro do senhor Reitor existem mais dois centros em Portugal: o do Minho com a classificação de Excelente e o do Técnico com a classificação de Muito Bom. Em suma, o centro do Senhor Reitor é o pior de Portugal na sua área.
Mais, podemos ler o relatório de avaliação do centro onde é muito claro o seguinte: 1) o painel de avaliação refere que existe falta de liderança; e 2) o painel sugere a mudança de liderança.
Enfim, acho que está tudo dito acerca da capacidade de liderança e visão de Universidade do senhor Reitor Santos Silva...
Lamento, mas o centro de Civil teve Fraco. A notícia não corresponde completamente à verdade.
Enviar um comentário