quinta-feira, janeiro 08, 2009

Breves do "Notícias da Covilhã"



As perspectivas para 2009, segundo o Observatório da UBI, não são as melhores. A subida da taxa de desemprego para mais de 10 por cento é, segundo Pires Manso, “facilmente” ultrapassável

A taxa de desemprego na Beira Interior poderá facilmente ultrapassar os 10 por cento em 2009. O alerta surge por parte do coordenador do Observatório de Desenvolvimento Económico e Social (ODES) da região, Pires Manso.

“As perspectivas para 2009 não são animadoras e julgo que na região vamos ter uma crise social com alguma importância”, refere Pires Manso, defendendo que o Governo deve “legislar no sentido de que empresas e associações criem programas de apoio aos mais necessitados”. “Já temos taxas de desemprego superiores à média nacional e vamos continuar a ter taxas agravadas. Facilmente ultrapassaremos os dois dígitos, senão mais”, sublinha o professor catedrático e coordenador do observatório instalado na Universidade da Beira Interior, na Covilhã.(...)


Imagem Peregrina volta a mobilizar a Covilhã
Milhares no Pelourinho, no último domingo

Imagem de Nossa Senhora vai percorrer todas as freguesias do concelho até dia 1 de Fevereiro. No domingo, o Pelourinho encheu para a recepção à Virgem Peregrina

Há uns 54 anos lembra-se de a mãe a ter trazido à Covilhã, vinda da então Aldeia do Carvalho, para assistir à passagem da Virgem Peregrina, “na estrada que vai para o Rodrigo”. No último domingo, 4, Celeste Geraldes, 71 anos, reviveu esse momento e fez questão de participar na cerimónia de acolhimento da imagem de Nossa Senhora de Fátima, que até dia 1 vai percorrer todas as freguesias do concelho.


Um golo para o “Isto só vídeo”
Golo incrível tira dois pontos aos serranos

Golo caricato retira ao Covilhã hipótese de somar três pontos frente ao Vizela. Serranos estiveram em vantagem, só que um remate de baliza a baliza deu o empate Luzes, câmara, toca a filmar! Quem tinha no domingo uma câmara e conseguiu apanhar o momento em que o Covilhã sofreu, no Complexo Desportivo, o golo do empate frente ao Vizela, não se faça rogado: envie isso para a televisão, para os programas do tipo “Isto só vídeo”. É que, o tento sofrido pelos serranos tem tanto de caricato como de infantil e penalizador. E acabou por roubar dois importantes pontos. Mas vamos por partes.



Em DestaK

“Tenho vergonha do ordenado que pago aos trabalhadores”
Entrevista a António Lopes

António Lopes lembra ao NC a sua infância, os tempos de sindicalista e esclarece que não é candidato à Câmara da Covilhã. O conhecido empresário defende ainda políticas governamentais que tornem as empresas mais competitivas. Os negócios, diz, ressentiram-se da crise. Tal como alguns investimentos imobiliários. Por isso projectos como a requalificação da Garajem de São João ou a construção do campo de golf Quinta do Ourondinho aguardam melhor para serem concretizados

Nasceu em Unhais da Serra e começou a trabalhar aos dez anos. A fazer o quê?
Com o encerramento das Minas da Panasqueira, em 1944, o meu pai foi trabalhar para a barragem do padre Alfredo e acabei por nascer em Unhais, por acidente, fruto dessa migração. Os meus irmãos mais velhos nasceram todos em Sobral de São Miguel. O trabalho acabou ali e fomos então para Oliveira do Hospital, onde fiz a instrução primária.(...)

(...)É nessa altura que começa a trabalhar?
Como pastor, aos dez anos. Fiz exame da 4ª classe a 7 Julho de 1961 e comecei a trabalhar no dia 8, a ganhar 50 escudos. No fim do ano já ganhava 120 e tinha mudado de patrão três vezes.

Quando é que entra nas minas?
Ainda tive uma passagem por Coimbra como marçano. Entregava mercearia e fazia encomendas. Com 16 anos apareço nas Minas da Panasqueira. O primeiro dia de trabalho foi na véspera de Natal de 66.(...)

(...)Onde foi ver dessa veia? À época já tinha ligações ao Partido Comunista?
Estas coisas nascem connosco. Venho ali do Sobral, que é terra de gente reivindicativa. Inscrevi-me no PC pouco antes e parte daquele sucesso deveu-se ao Partido Comunista, que nos aconselhava com opiniões moderadas. Começávamos a negociar no início de Janeiro e a empresa dizia que não podia. Nós demonstrávamos que sim. Na última estivemos 93 dias em greve, tivemos de pedir crédito para as pessoas em tudo o que era mercearia.(...)

“Sou uma pessoa desprendida do dinheiro”

(...)É verdade que paga todos os meses o ordenado de um funcionário do PC?
Não somos conhecidos por andarmos a falar dessas coisas. Mas sou porventura dos militantes do partido que mais contribui, fiel ao princípio que paga quem pode.

Considera-se um homem rico?
Tenho um património imóvel considerável, também devo um bocado. Sou uma pessoa desprendida do dinheiro. O meu conceito de rico é ter dado formação superior à minha filha, que eu não tenho. É viver numa casa confortável, é andar num dos melhores carros da cidade, não por ostentação mas por ser seguro, rápido, cómodo. De resto, quando meto a mão ao bolso e preciso de 20 euros para pagar um café quase sempre tenho. O meu conceito de rico anda à volta disso, porque um dia destes entrego a alma ao criador e quando mais cá temos mais pena tenho de ir.

Pedem-lhe muita ajuda?
Nem lhe passa pela cabeça o número de pessoas que entra aqui a pedir. Desde ranchos, escolas, clubes de futebol, bombeiros, eu sei lá. Gasto um bocado de dinheiro nisso. Se calhar por ano à volta de cem mil contos [500 mil euros]. Há nove viaturas de bombeiros a circular que eu comprei.

...fizemos uma aposta forte no Rio de Janeiro num empreendimento hoteleiro de 90 milhões de euros, em sociedade com o presidente do Sporting e mais duas empresas nacionais.

A certa altura ficou conhecido como o empresário do Rolls Royce…
Ainda o tenho, mais um Bentley e dois Buicks.(...)

Na Covilhã já foi abordado nesse sentido? Fala-se de um convite do PS.
Andaram a dizer que sim, eu acho que tem de haver algum decoro e recato. Se alguém é sondado e entende que não deve aceitar acho que não se deve andar por aí a dizer. Isso dificulta depois as soluções. É uma honra para alguém ser convidado por uma força que tenha possibilidades de governação. A única coisa que digo é que a ter existido o convite seria um motivo de honra para mim, a não ter aceitado, não me devo pronunciar sobre o assunto.(...)

(...)Está afastada a hipótese de ser candidato à Câmara da Covilhã?
Neste mandato está afastada. Nos próximos já começo a ser velho…(...)

1 comentário:

LPCV tower disse...

Alguem sabe onde posso ver o video do tal golo do Vizela? Gracias :)