quarta-feira, março 12, 2008

Covilhã: Grupo de cidadãos promove reutilização de objectos


Um grupo de cidadãos, na Covilhã, está ligado via Internet para promover a doação de objectos e equipamentos «que já não têm uso para uns, mas são úteis para outros».

Trata-se do grupo Freecycle, filiado no movimento global Freecycle (www.freecycle.org) que já tem outros núcleos em Portugal, explicou à Agência Lusa Gilberto Almeida, um dos dinamizadores.

«Na Covilhã surgiu a necessidade de um grupo local para a Beira Interior, visto que o mais próximo era o de Coimbra», disse aquele responsável, acrescentando que o objectivo é promover a reutilização de objectos e equipamentos.

«Todos temos objectos em casa, a ocupar espaço, aos quais não damos uso e que podem, eventualmente, ser úteis a alguém», disse.

«Podem oferecer-se todo o tipo de coisas: cadeiras, aparelhos de fax, CDs, entre outros», exemplificou, explicando que o funcionamento é baseado na Internet. Cada grupo regional possui uma mailing list (circuito de mensagens via correio electrónico) na qual os membros se inscrevem, anunciam e recebem o anúncio de ofertas.

«A partir daí, os interessados comunicam o seu interesse pelos artigos ao autor da oferta e acertam com ele a forma de entrega: pessoalmente, por correio ou outra forma a combinar», acrescentou.

A regra principal, segundo Gilberto Almeida, «é que não pode haver dinheiro envolvido. Não são permitidas vendas ou trocas, apenas ofertas».

Criado no dia 03 de Março, o grupo conta já com duas ofertas activas: uma antena parabólica e uma impressora de fotografias. As hiperligações para o site da Covilhã e outros grupos locais portugueses estão disponíveis em http://www.freecycle.org/group/PT.


Diário Digital

Sem comentários: