quinta-feira, outubro 04, 2007

UBI é das menos procuradas por alunos estrangeiros

A Universidade da Beira Interior, sedeada na Covilhã, é uma das instituições de ensino superior menos procuradas no País por alunos estrangeiros que participam no Programa Erasmus, segundo dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).
O número de instituições de ensino superior que promovem a troca de alunos tem vindo a aumentar, o que consequentemente conduz à entrada de mais estudantes e à própria garantia de internacionalização destes estabelecimentos de ensino. Em 20 anos, o número de instituições participantes passou de sete para 89, com o ensino superior universitário público a abarcar 79 por cento das preferências dos estudantes.

Os factores decisivos nestas escolhas, por parte dos estudantes estrangeiros, são a sua integração prévia em redes internacionais e, embora com menos peso, a tradição. Assim, a Universidade de Coimbra aparece à cabeça da lista, seguida da Universidade do Porto, Nova de Lisboa e Universidade Técnica. A Lusófona, a Universidade da Beira Interior, a Fernando Pessoa e a de Évora ocupam os últimos lugares das preferências.
Segundo o MCTES, que assinala a partir de hoje os 20 anos do Programa Erasmus, Portugal deverá este ano bater um "recorde significativo" do número de alunos com as malas prontas para durante um semestre ou um ano estudarem noutros países.
Mais de cinco mil portugueses deverão este ano rumar a outros países europeus para estudar ao abrigo do programa Erasmus, com quase metade a privilegiar os destinos do sul, que desde sempre têm seduzido mais os estudantes lusos.

Diário XXI

Sem comentários: