"Pela primeira vez em Portugal, a tomada de decisão resultará de uma avaliação estratégica de traçados alternativos e da discussão pública", revelou em Coimbra Paulo Campos, secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, onde apresentou três propostas alternativas para o desenvolvimento da Rede Rodoviária Nacional (PRN) da Região Centro Interior, envolvendo os itinerários complementares IC-6, IC-7 e IC-37.
Após esta reunião com representantes de autarquias, entidades regionais, turísticas e empresariais, cada um dos agentes participantes irá emitir pareceres, dos quais resultará um relatório elaborado pela EP - Estradas de Portugal, que posteriormente será colocado à discussão pública durante 30 dias.
De acordo com Paulo Campos, uma das soluções resulta do Plano Rodoviário Nacional, com a configuração de "duplo Y invertido", as duas restantes tem a configuração de um "X", uma delas "mais a nascente-Norte" com túneis a atravessar a Serra da Estrela, e a outra "mais a poente-Sul" mas sem túneis.
Na perspectiva do secretário de Estado, a solução de traçado rodoviário com os túneis é que se apresenta com um impacto mais favorável ao desenvolvimento da região, embora os custos de execução sejam superiores às duas restantes.
Paulo Campos prevê que, até ao final do corrente ano, esteja escolhida a solução rodoviária para a região do centro interior, tornando possível o lançamento do concurso para a elaboração do projecto em 2008.
Kaminhos
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