quinta-feira, janeiro 08, 2009

PSP da Covilhã promovida a Divisão

Novo estatuto não vai implicar aumento de efectivos no imediato
A PSP da Covilhã ganhou o estatuto de Divisão Policial desde o início deste ano com a publicação da portaria 2/2009 do Ministério da Administração Interna, que define a estrutura dos comandos territoriais de polícia.
A portaria, publicada a 2 de Janeiro, no Diário da República reclassifica a esquadra da PSP para a categoria de Divisão Policial que integra quatro esquadras de polícia, mais uma do que no modelo anterior.
À esquadra da PSP da Covilhã, Esquadra de Trânsito e Esquadra de Investigação Criminal a portaria acrescenta agora a Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial.
Apesar da requalificação orgânica da esquadra, na prática não haverá alterações, porque, ao que tudo indica, não haverá reforço de efectivos, pelo menos durante o próximo ano.

Actualmente, a PSP da Covilhã dispõe de 80 agentes, dos quais 20 desempenham funções administrativas e de comando. A esquadra dispõe de 30 homens, enquanto as áreas de trânsito e investigação criminal dispõem, cada uma, de 15 efectivos.

A criação da Divisão Policial da Covilhã vem alterar uma primeira decisão do Governo que, em Junho último (Portaria 434/2008 de 18 de Junho), atribuía à Covilhã a categoria de esquadra genérica, obrigando à perda de efectivos.

Na altura, a governadora civil, Alzira Serrasqueiro, reconheceu que se tratava de “um erro a corrigir” pelo Ministério da Administração Interna, que é agora rectificado.

Ao longo do último ano a PSP da Covilhã viu duplicada a sua área de actuação tendo aumentando, também, a população abrangida em cerca de 20 por cento por causa da reformulação das áreas de intervenção entre a PSP e a GNR.
Francisco Cardona_Diario XXI

Kaminhos

Sem comentários: