Covão D'Ametade
Material Utilizado: Canon EOS 1000D, Objectiva 75-300mm e Tripé.Técnica: F/5,6 a 1/30 seg.; ISO-200.
"Antiga lagoa de origem glaciar, a 1.420 metros de altitude. Lugar paradisíaco do Concelho de Manteigas, localizado no sopé do Cântaro Magro, muito frequentado durante todo o ano. Imagem captada durante a tarde de hoje (11 de Janeiro de 2009), que atesta as temperaturas negativas registadas por aquelas paragens, com o Rio Zêzere quase completamente gélido"
5 comentários:
Grande Miguel :)
Como é que isso pode ser o rio zezere, se ele está aqui ao pe de minha casa?
O Rio Zêzere é um rio em Portugal. Nasce na Serra da Estrela, a cerca de 1900 m de altitude, junto ao Cântaro Magro, onde define um vale glaciar. Seguindo para sudoeste, conflui com o rio Tejo a oeste de Constância, após um curso de cerca de 200 quilómetros.
O rio Zêzere é o segundo maior rio exclusivamente português, após o rio Mondego.
Os seus principais afluentes na margem direita são: o rio Alge, o rio Cabril, a ribeira de Unhais, o rio Nabão, a ribera de Paul e a ribeira de Pêra. Na margem esquerda encontramos a ribeira de Bogas, a ribeira de Rio Caria, a ribeira da Malhadancha, a ribeira da Isna, a ribeira de Meimoa, a ribeira da Sertã e a ribeira de Teixeira.
Da sua bacia hidrográfica com 5043 km², 1056 km² pertencem ao rio Nabão. Os grandes desníveis, aliados ao volume de água (por vezes superior a 10.000 m³/s.), representam uma notável riqueza hidroeléctrica, aproveitada em três barragens (Bouçã, Cabril e Castelo de Bode), que produzem anualmente 700 milhões de kW/hora.
cumprimentos
xi óh scorpio...da cona da mãe!
Não sabia que o Zêzere dava pescada... que belas postas!!!
Enviar um comentário