quarta-feira, janeiro 31, 2007

Empresa italiana fica com o projecto do ascensor

Presidente da Câmara da Covilhã garante elevador e ponte pedonal

Durante mais uma “Câmara em Directo”, realizada no bairro dos Penedos Altos, o presidente da autarquia prometeu novas obras para melhorar as acessibilidades na cidade.
O projecto do ascensor público que vai ligar, na Covilhã, a Rua Marquês D’Ávila e Bolama (que atravessa o Pólo I da Universidade da Beira Interior) e a Rua António Augusto de Aguiar (onde está localizado o Mercado Municipal) foi adjudicado à empresa italiana Maspero Elevatori, anunciou Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã.(...)
PONTE PEDONAL É PARA AVANÇAR
Outros dos projectos Polis, a ponte pedonal sobre a Ribeira da Carpinteira, "é para avançar", garantiu Carlos Pinto. O concurso público para a construção da ponte “vai ser aberto até meados do ano”, adiantou, tendo como base de financiamento “fundos comunitários e de turismo”. A obra custará cerca de dois milhões e 250 mil euros e “vai possibilitar chegar dos Penedos Altos à cidade em apenas 10 minutos”, disse.(...)
Daniel Sousa e Silva
DiárioXXI

“Surgiram tentativas de associar a câmara à Rádio da Covilhã”

Após eleições em Outubro de 2006, a Rádio Clube da Covilhã (RCC) teve nova direcção. Horácio de Carvalho, o novo director, em entrevista ao Urbi, esclarece os objectivos da nova equipa e qual o papel que a informação e a música vão ter na nova programação.
.......................
U@O – Visto ser a única rádio do concelho da Covilhã, como é a relação da RCC com a autarquia da Covilhã?
H. C. – A relação com a câmara é normal. Nós fazemos o trabalho isento e a câmara faz o seu. A rádio é uma voz independente e nos momentos cruciais faz a cobertura de forma isenta e ouve a opinião de parte a parte.
Apesar do muito que se tem dito, não há qualquer ligação ideológica. Eu fui acusado de ser funcionário da câmara e por isso muita gente não viu com bons olhos que eu estivesse ligado à rádio. Penso que a partir da hora em que cada um sai do trabalho é livre de desempenhar outros cargos.
Aqui na Covilhã surgiram algumas tentativas de associar a câmara à rádio. Infelizmente as rádios não vivem com o dinheiro das câmaras. Pelo contrário, quem conhece a legislação sabe que as câmaras não podem apoiar as rádios e a RCC não é excepção.(...)
Manuel Fernandes e Luís Machado
Entrevista na Íntegra
UrbiEtOrbi

Faculdade de Ciências da Saúde é “galinha dos ovos de ouro”

O programa televisivo “Portugal em Directo” transmitiu, dia 24, parte da emissão a partir instalações da FCS. Em destaque esteve o método de ensino avançado, usado com os alunos de Medicina da UBI .
Após seis anos da abertura do curso de Medicina na Universidade da Beira Interior (UBI), o programa televisivo “Portugal em Directo” escolheu a recente Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) para tema e local de emissão. Nos directos feitos a partir da Covilhã foram ouvidos o reitor da UBI, Santos Silva, João Queiroz, presidente da FCS, um representante da Ordem dos Médicos e ainda os responsáveis das três unidades hospitalares da região.(...)
Confrontado com a questão “Sente que está numa das melhores estruturas da Europa e do mundo?”, colocada por Jorge Esteves, jornalista que conduziu o directo na FCS, João Queiroz disse não ter dúvidas sobre isso. “Temos as condições diria excelentes para que isso aconteça”, nota.
Referindo que a FCS é a única no interior do país com método de ensino avançado, Dina Aguiar, apresentadora de “Portugal em Directo” recorda que a sua abertura não foi um processo fácil. “Mas hoje é a única no interior do país que põe em prática um método de ensino avançado com novas tecnologias. E mais importante ainda, o contacto directo que os estudantes estabelecem logo no primeiro ano com os doentes, tanto a nível dos centros de saúde como dos hospitais”.(...)
Cátia Felício
UrbiEtOrbi

Só rir...

Pai e filho... fantástico!!!

http://www.youtube.com/watch?v=1jMaownzKSg

Referendo 11 Fevereiro

Muita discussão se tem visto nos últimos dias na comunicação social e no seio da sociedade Portuguesa sobre o tema do aborto e da despenalização, pois é isso de que se trata despenalizar e evitar assim que a mulher possa acabar condenada até uma pena de 3 anos, evitar o aborto clandestino pondo em perigo a própria mulher, acabar com a perseguição e humilhação das mulheres e promover o Planeamento Familiar diminuindo assim verdadeiramente o aborto.
Por momentos passa-me pela cabeça que a maioria das pessoas não sabe ao certo acerca do que está verdadeiramente em jogo e por isso deixo aqui a pergunta pelo que se vai votar dia 11 de Fevereiro.

...................................................
PERGUNTA

«CONCORDA COM A DESPENALIZAÇÃO DA INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ, SE REALIZADA, POR OPÇÃO DA MULHER, NAS PRIMEIRAS DEZ SEMANAS, EM ESTABELECIMENTO DE SAÚDE LEGALMENTE AUTORIZADO?»

"Os Grandes Covilhocos" - António Alçada Baptista

ANTÓNIO ALÇADA BAPTISTA
[Covilhã, 1927]
Ensaísta, ficcionista e memorialista. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, aqui exerceu advocacia entre 1950 e 1957. Em 1961 e 1969 foi candidato pela Oposição Democrática nas eleições para a Assembleia Nacional e, de 1971 a 1974, foi assessor para a Cultura do então ministro da Educação Nacional, Prof. Veiga Simão. Funcionário da Secretaria de Estado da Cultura desde 1978, presidiu aos trabalhos da criação do Instituto Português do Livro, de que foi presidente até 1986 e no âmbito do qual incrementou as relações culturais com o Brasil, Cabo Verde e Moçambique e promoveu a organização do presente Dicionário Cronológico, para além de outras acções de promoção da leitura e de apoio à edição e à difusão do autor português. Entretanto, como responsável pela programação editorial da editora Moraes a partir de 1957, prestou nos anos sessenta e nos primeiros anos da década de setenta um valioso contributo para a revelação ou divulgação de autores hoje seguramente consagrados mas cuja edição era ao tempo de considerável risco comercial: ou porque ainda desconhecidos do público, embora tendo-se afirmado já no seio da geração literária de cinquenta, ou pelas suas posições iconoclastas no quadro ideológico e cultural dominante, ou por ambas as coisas. São os casos, entre outros, de Jorge de Sena, Alexandre O'Neill, António Ramos Rosa, que, reunidos em torno da colecção "Círculo de Poesia", deram novo impulso a uma valorização da palavra poética e marcariam assim, também formalmente, o curso da poesia portuguesa da sua geração e das gerações seguintes; e são os casos daqueles que, como Nuno Bragança com A Noite e o Riso ou Maria Velho da Costa com Maina Mendes, em "Círculo de Prosa" encontraram o corajoso acolhimento a uma ficção que deliberadamente rompia com tabus de uma ordem social acomodada e puderam aí expressar a correspondente linguagem inovadora. Uma colecção de divulgação do pensamento pedagógico mais moderno dava entretanto a conhecer nomes como o de Paulo Freire, ao passo que a colecção "O Tempo e o Modo" e a revista homónima que António Alçada Baptista fundou e dirigiu na sua primeira fase (1963-1969), segundo o modelo da revista francesa Esprit, promoviam a divulgação e o debate de ideias em torno do pensamento católico progressista, nos difíceis anos de combate intelectual anteriores ao 25 de Abril.

(...)

in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, 1998

Instituto Português do Livro e das Bibliotecas

Um caso real: Igreja Fechada

Vindos de uma terra distante, uns amigos resolveram visitar a minha terra natal. Instalaram-se num hotel de uma cidade vizinha, por lhes terem mostrado um preçário mais acessível e vieram passear pela Serra da Estrela e pelas ruas da nossa cidade.

Eis que ao final do dia nos encontramos e me questionam:"Os monumentos desta cidade estão sempre fechados?" Estes amigos gostariam de ter entrado nalgumas das nossas igrejas e não conseguiram colocar o pé em nenhuma.

Esta situação também me aconteceu.

Por duas vezes na semana me dirigi à Igreja de Santa Maria e pelas duas vezes, às 10 horas da manhã, encontrei o espaço religioso fechado (coincidência ou não) e ninguém me sabia dizer em concreto a que horas estaria aberto.

É certo que tem existido muito vandalismo, mas em qualquer espaço religioso em Espanha se encontram pessoas jovens a dar explicações. Os chamados Guias Turísticos.

Existem tantos espaços na Covilhã que poderiam ser muito bem explorados para fins turísticos, não remetendo apenas e só para o esqui ou actividades de lazer pela Serra.

Existem histórias lindíssimas sobre cada recanto da nossa bela cidade e Serra que muitos insistem em deixar apenas no papel, quando o ouvido é o melhor da nossa memória!


in Já Agora


Turismo Cultural parece ser coisa que os responsáveis pela cultura na nossa cidade nunca ouviram. Mas, tem sido este o tipo de turismo que mais tem crescido nos últimos anos um pouco por todo o mundo. Sabemos também que a Covilhã não é propriamente uma cidade rica em monumentos antigos, e os que já teve noutros tempos foram destruídos e os que existem não são muito aproveitados. Nem de um museu da cidade nos podemos gabar de ter. Nada! Será que os milhões que se esperam receber para potenciar o turismo na região contemplam o Turismo Cultural ou será que só contemplam vias de alcatrão em direcção à Torre e alargamentos das pistas de esqui? Abram os olhos enquanto é tempo. Se não qualquer dia nem neve, nem pistas, nem natureza, nem património!!!

Idanha produz primeiro bioetanol de cana da Europa

A empresa “Global Green” pretende instalar uma fábrica destinada à produção de bioetanol, um aditivo e combustível obtido a partir de plantas, no concelho de Idanha-a-Nova, num investimento que poderá chegar aos 65 milhões de euros, anuncia Álvaro Rocha, presidente da Câmara local.
Em parceria com a Escola Superior Agrária de Castelo Branco, a empresa “já fez alguns ensaios de produção do bioetanol, com recurso a cana-de-açúcar cultivada na campina de Idanha-a-Nova, tendo obtido resultados bastante satisfatórios”. Neste âmbito, o presidente do município, Álvaro Rocha, foi recebido na terça-feira da semana passada, dia 23, pelo ministro da Agricultura, Jaime Silva, para “se equacionar a possibilidade de dispensar terrenos, pertença do Ministério da Agricultura, para a instalação da fábrica”. Em vista estão as instalações de uma antiga fábrica de tomate, para além da possível criação de um centro de investigação cientifica ligado as bioenergias. Álvaro Rocha aponta, igualmente, a criação de 60 empregos directos "e centenas deles indirectos".

Diário XXI

Duvido que seja o primeiro bioetaanol produzido na Europa mas aqui está uma boa alternativa para substituir a cultura de tabaco na zona da Idanha e criar uma unidade de produção de bioetanol. Este tipo de biocombustível já é há muito usado no Brasil e tem-se revelado um excelente substituto à gasolina. Neste campo dos biocombustíveis, acrescento também a esta notícia, a existência de uma experiência na Beira Interior para produção de biodiesel a partir de óleos alimentares usados e que poderá ser incorporado no gasóleo diminuindo assim o seu custo quer económico quer ambiental. Existem várias oportunidades nas energias alternativas e estas são apenas algumas.

Como é linda (e limpa) a nossa Serra… # 01



è caso pra dizer.....uns animais, uns animais





«Só me resta pedir, às entidades competentes, que vão recolher aquele monte de lixo naquela zona da Serra da Estrela.
Não é por haver pessoas porcas, que a Serra também tem que estar porca!!!»
Cova Juliana

Potente......

Pietrini este é pra ti......

Caso Torres Novas

Torres Novas: Não houve acordo entre os pais de Esmeralda. Proposta do Ministério Público foi rejeitada. Sargento, aplaudido por populares à saída, disse que não há hipótese de acordo, mas não desiste da filha.


hum!!!será k estes fotógrafos sabem k eu levo baratinho..........


E só não te meto um dedo no cú porque acho k agiste como manda a lei.....


Bom, bom era haviar aki o ti manel ao meu lado, será ka bengala aleija.......


dax....ao menos podiam arranjar uma gaxa mais bonita pra eu dar a mão......

Portugal Diário

Mafia@QuEbRz

http://epuzzle.co.uk/

Divirtam-se...

terça-feira, janeiro 30, 2007

«Revolução» nos transportes da Covilhã

Há dois consórcios interessados na concessão da rede de transportes públicos da Covilhã e que pretendem fazer uma revolução a esse nível, anunciou Carlos Pinto, presidente da autarquia, na última sessão de «Câmara em Directo», que teve lugar no Académico dos Penedos Altos. O edil também revelou que a Grande ETAR da Covilhã deverá ser inaugurada no próximo dia 25 de Abril.

A actual concessionária dos transportes colectivos do concelho, a TransCovilhã, e um outro consórcio, constituído por várias empresas do país, já reuniram com a edilidade que parece ter ficado impressionada. “Vai ser uma grande revolução nos transportes públicos da cidade”, sublinhou Carlos Pinto, informando que a nova concessão será entregue no final do ano e vigorará no período entre 2008 e 2018.
Segundo o edil, os consórcios propõem “uma nova frota de viaturas e adequadas aquilo que é o acesso fácil das pessoas”, além de uma aposta em combustíveis menos agressivos para o ambiente, como o gás natural, e a uma maior frequência nos horários dos autocarros.

Kaminhos

Militares U.S.A no Iraque



Estas duas konas da mae mataram uns quantos...

Alterações na Hierarquia

"O Padrinho" esteve nos últimos tempos a analisar os dados da avaliação de desempenho, efectuada por uma entidade externa devidamente contratada para o efeito e, perante isso, tive que premiar alguns mafiosos e retirar confiança a outros.

Nesta 1ª alteração de hierarquia do ano, entendi criar mais uma vaga para número 2 da Máfia e o Scorpio Mab que agora até deixou de escrever a verde, passa a repartir o lugar com o Snowblue.

Depois, dado que o lugar de Boss é um cargo de grande importância na ligação entre o topo da máfia e o resto da hierarquia, esse lugar foi atribuído ao O Cona da Mãe.

Mas, se estes mafiosos têm desempenhado um grande papel, outros que eu via como autênticos killers não têm levado a cabo essa missão e vai daí foram parar a Racketeers. E é esta parte da hierarquia que prometeu que me preocupa... Haverá alguém capaz de assumir o lugar de killer?

Mais abaixo temos algumas subidas interessantes de mafiosos que vão dando sempre o seu contributo, quer em colaborações de back office como o mogilevich ou como o recém chegado pietrini que devia ser exemplo a muitos "históricos" desta máfia que até já se devem ter esquecido da password...

A mão do padrinho é pesada mas só a sente quem falha os objectivos...

Universidade abre portas à população

Formação gratuita a partir de Fevereiro

O Centro de Formação e Interacção com Empresas foi criado especificamente para acolher acções de formação dirigidas à população activa A Universidade da Beira Interior (UBI) vai abrir em Fevereiro o Centro de Formação e Interacção com Empresas, “um edifício destinado à formação profissional e profissionalizante ao longo da vida”, adiantou ao Diário XXI o reitor da instituição. “É um espaço projectado com o Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS) de forma a, para além dos nossos alunos regulares, podermos transmitir saber à população da região”, justifica Santos Silva.(...)
DiárioXXI

UBI não altera valor da propina

No próximo ano lectivo, a propina na Universidade da Beira Interior (UBI) será de 869.60 euros. Os bolseiros pagarão o valor de 499.10 euros

O valor da propina para o ano lectivo de 2006/2007 não será alterado pela UBI. Conforme a lei, a propina rondará os 869 euros, valor resultante da actualização feita de acordo com a taxa de inflação. Os estudantes com bolsa passarão a pagar cerca de 499 euros.
Manuel Santos Silva, reitor da UBI, diz que não faria sentido alterar valor da propina com a entrada do processo de Bolonha. “O valor da propina será actualizada de acordo com a taxa de inflação”.
Esclarece que “as propinas não foram alteradas por uma razão muito simples”. E explica que o motivo prende-se com a entrada dos segundos ciclos relativos ao Processo de Bolonha. Para Santos Silva, “a UBI vê os segundos ciclos como uma continuação do primeiro ciclo”.

E.T.A. (R) pra ti.....E.T.A(R) pra mim

E.T.A.R.(Edificio Trambolho Algures na Relva)



Esta merda não era para tratar merda? Então quem é o cabeça de cagalhão responsável pelo seu não funcionamento? E se toda a gente mijasse para a baratíssima conta da água, fizesse pasta de papel misturada com borreira de galinha e bostas de boi e a utilizasse como arma de arremesso contra a porcaria das limusinas dos nossos autarcas da caca, que vêm á nossa terra só para fazer esterco? Era boa não era?Pobre casegas que é esgoto para todo o excremento...
Depois é: Ah, e tal, aquilo na internet é só dizer mal...Héith!
Olhem, se a arranjarem depois deste post, testem-na com os vossos cérebros!

TEMOS DE DIZER: NÃO A ESTA ERVA!!

Casegas

http://sjorgedabeira.blogspot.com/

As margens e o leito

S. Jorge da Beira


As obras começaram




Segundo informações vindas da nossa terra, os estragos provocados pelas chuvas já foram reparados à Fonte Cimeira.
À Ponte do Ribeiro, também já começaram as obras de reparação, conforme documentam as fotografias.
Que tudo corra bem.
Só espero que o leito do Tornadouro, no sítio da Ponte do Ribeiro, se mantenha bonito como ele era. Que o empedrado (na última fotografia consegue-se ver um bocadinho), uma autentica obra de arte, feito pelos nossos antepassados se preserve!
Deus queira que daqui a uns anos os meus netos andem aos coucilhos na Ponte do Ribeiro.

Fotografias de Francisco José Dias Pereira

http://sjorgedabeira.blogspot.com/

Caminhadas Amigos Vila Mouros

Plano de Actividades Pedestres
Janeiro

Dia 20 - Caminhada
Cabeço Castelo -Qt.ª Amigos Vila Mouros- Sede dos A.V.M

Dia 27 - Caminhada
Nave de Stº António - Terroeiro - Alt. Torre - Santa - Nave StºAntónio (Parceria com o Clube de Campismo e Caravanismo)

Fevereiro

Dia 10- Caminhada
Beijames- Cabeça do Pato- Beijames Março

Dia 24 - Caminhada
Vila do Carvalho -T. Barra-Alto de São Gião- F. do Ameiro -V. Carvalho

Dia 27 - Caminhada
Sede dos AVM -Fonte Serra-F. Grande - Postigo- Pedra do Camelo -Anta Lapa das Cachopas- Rego d’ Água

Maio (Mês do Coração)

Dia 1- Marcha de homenagem ao TRABALHADOR
(Organização Conjunta A.V.M. e USCB) Dia 20- Caminhada “Nave da Mestra”
(Apoio INATEL)

Julho

Dia - 14 / 15
Marcha Nocturna 15ª Edição

Outubro

Dia 13 -Caminhada Nocturna
Sede A.V.M.- Casa do Guarda- Quinta A.V.M.

Novembro

Dia25 - Caminhada do “Manecas”
(Apoio INATEL)

Dezembro

Passeio pela Neve (Curral do Vento)

Nota: As marchas poderão não se realizar nas datas previstas ou poderão ocorrer mais do que as que estão programadas. Será sempre feito um pré-aviso de alteração ou realização, no site Amigos Vila Mouros


Informações:

avmouros@sapo.pt

http://www.covilha.blogspot.com/


"Os Grandes Covilhocos"

Inspirado pelo concurso da RTP "Os Grandes Portugueses", a Máfia da Cova vai levar a cabo nas próximas semanas "Os Grandes Covilhocos" de forma a distinguir o covilhoco de maior prestígio. Numa primeira fase, irão ser apresentadas as biografias dos candidatos para depois numa 2ª fase se proceder à votação para os 10 Grandes Covilhocos. Depois, irá existir uma votação para escolher apenas um entre esses 10 e assim chegar ao Grande Covilhoco.




Para que não falte ninguém nesta 1ª fase, gostaríamos também de solicitar a colaboração dos nossos leitores para que nos dessem nomes de personalidades com origem na Covilhã e que tenham desempenhado ou desempenhem um papel determinante na história, nas artes, na literatura, na política, na música, no desporto etc.

Para já, a máfia já tem mais de 20 nomes reunidos mas aceitamos sugestões para mais. Poderão deixar essas sugestões como comentário ou então enviem um e-mail para mafiadacova@portugalmail.com (se possível acompanhado de uma pequena biografia).

As biografias começarão a ser colocadas amanhã aleatoriamente e ao ritmo de uma por dia (assim o esperamos...).

Continuem atentos e contribuam para este concurso!!

Humor

A professora divide a turma em dois grupos e decide fazer um jogo com perguntas.
O primeiro grupo a chegar aos 6 ganha um chocolate.
Para que Joãozinho não lhe "encha" a paciência, ela coloca-o no grupo dos mais inteligentes.
Assim nem tem tempo para dar aquelas respostas idiotas.
Vendo isso, ele diz para o outro grupo:
-Nós vamos arrasar-vos, cambada de idiotas!!!!!!
Começa o jogo...
- Quem descobriu a América?
O grupo de Joãozinho responde de imediato:
- CRISTÓVÃO COLOMBO !
E o Joãozinho grita:
- Eu não disse? Bando de orelhudos, 1 a 0 !!!
A Professora repreende-o:
- Está calado Joãozinho!!!
Segunda pergunta:
- Que idioma se fala em Espanha?
O grupo de Joãozinho responde:
- ESPANHOL !!!!
E Joãozinho grita de novo:
- Viram só? Seus atrasados, 2 a 0 !!
A Professora repreende-o:
- Cala-te Joãozinhooo!!!
Terceira pergunta.
- Como chegou Cristóvão Colombo à América?
O grupo de Joãozinho responde:
- DE CARAVELA.
Joãozinho, cheio de emoção, logo de seguida:
- Eu bem avisei, seus sacos de merda, 3 a 0!!!
A professora, irritada, grita:
- Joãozinho!!! LEVANTA E SAI FORA!!!
Joãozinho responde de imediato:
- O PÉNIS "stôra"! Que show, 4 a 0 seus bananas!!!
A professora indignada volta a gritar:
- Joãozinho, SAI E NÃO VOLTA MAIS!!!!!
Joãozinho feliz da vida responde ainda mais rápido:
- A MERDA, A MERDA, professora ! Hahaha, já se f...! 5 a 0!!!
A professora, não aguentando mais, grita:
- Joãozinho, SAI E VOLTA SÓ DAQUI A UM MÊS!!!
Joãozinho, excitadíssimo, responde aos saltos :
- A MENSTRUAÇÃO!!! PUTA QUE OS PARIU, 6 a 0!
GANHAAAAAMOOOOSSS

Um gadget chamado I Phone

Ainda não está disponível em Portugal, mas para aqueles que estão ansiosos pela sua chegada aqui fica um vídeo com as novas funcionalidades do I Phone... que só não tira cafés...

Madalena, a pedra e...o covilhoco

Maria Madalena estava para ser apedrejada quando Jesus resolveu interceder em seu favor diante da multidão que ali estava.

Jesus disse:
- Quem nunca errou, que atire a primeira pedra.

O covilhanense, presente em todos os lugares e épocas, empolgou-se, pegou num enorme calhau e acertou em cheio na testa da Maria Madalena, que caiu redonda.

Jesus, muito entristecido, foi direito ao covilhoco, olhou-o bem nos olhos e perguntou:

- Meu filho, diz-me a verdade, nunca erraste na tua vida?

O covilhanense:
- Desta distância não!!!

Novas da Cova

Ponte pedonal dos Penedos Altos avança

Até final do Verão, a autarquia covilhanense espera abrir concurso para a construção de uma ponte pedonal entre o bairro dos Penedos Altos e a Rua da Indústria. Uma estrutura que será “uma das maiores da Europa”, no seu género e que é “repescada” do programa Polis pensado para a cidade. Esta travessia vai ter início junto à Piscina Municipal e vai terminar junto ao cruzamento da Rua Marques D’Ávila e Bolama. Os responsáveis pela autarquia serrana esperam agora recorrer a fundos comunitários e de turismo para construir esta obra.

Grande ETAR da Covilhã inaugurada no 25 de Abril

A Grande ETAR da Covilhã, que está a ser construída na freguesia da Boidobra já tem data de inauguração. No próximo dia 25 de Abril, os responsáveis pelo município covilhanense contam inaugurar esta estrutura de tratamento de Águas Residuais que recebe todos os efluentes da zona da Grande Covilhã, nomeadamente da cidade e das freguesias do Canhoso, Boidobra e Tortosendo. Também para a mesma data está prevista a inauguração do novo Lar da Terceira Idade em Vila do Carvalho.


Urbi et Orbi

Campanha já plantou 28 mil árvores

“É uma guerra que tem de ser ganha”, diz José Veloso, 59 anos, dirigente do Clube de Ar Livre de Lisboa (CALL). A “guerra” a que se refere tem, de um lado, a sociedade civil e, do outro, a Serra da Estrela. Em causa está a reflorestação da bacia do Rio Zêzere, que pretende estabilizar os solos e colmatar os efeitos dos incêndios em áreas situadas entre os mil e 400 e os mil 600 metros de altitude.
Acompanhado por Matos Coelho e Pombo Duarte, também dirigentes do CALL, José Veloso integra um grupo de uma centena de homens e mulheres, sapadores florestais, que através da Federação Portuguesa de Produtores Florestais (FPPF) dedicam a manhã de segunda-feira a plantar mil 750 árvores. Abrigados da chuva no coreto em frente à Igreja de S. Pedro, em Manteigas, mais de uma centena de homens e mulheres sobem para os veículos todo o terreno em direcção ao Vale Glaciar de Manteigas. É esse o destino uma vez que a neve, que caiu na última madrugada, não permite alcançar o Vale da Candeeira onde deveriam ser plantados mil carvalhos jovens, 500 vidoeiros (bétula celtibérica) e 250 tramazeiras (sorbus aucupária).

Diário XXI

A Escolha de Parrovski

Os Arcade Fire preparam o lançamento do seu novo álbum para o próximo dia 5 de Março, através da Universal Music Portugal. "Neon Bible", o segundo registo de originais da banda canadiana, sucede a "Funeral", considerado um dos melhores álbuns de 2004. A banda liderada por Win Butler gravou as 11 faixas de "Neon Bible" durante o ano de 2006 em Nova Iorque, Budapeste, Londres e Quebeque. Nesta cidade canadiana, os Arcade Fire compraram uma antiga igreja e transformaram-na num estúdio de gravação. O álbum foi produzido por Markus Dravs e Scott Colburn, estando os arranjos orquestrais a cargo de Owen Pallet e Regine Chassagne. No final deste mês, os Arcade Fire começam a experimentar as novas canções ao vivo, com cinco concertos em Londres, outros tantos em Montreal e Nova Iorque. A digressão oficial arranca em Março, na Europa, com mais de uma dezena de concertos no Reino Unido, França, Bélgica, Suécia e Alemanha. Portugal e Espanha estão, para já, de fora desta digressão. A banda actuou uma única vez em Portugal, em Agosto de 2005, no Festival de Paredes de Coura perante cerca de 22 mil pessoas.
(Video)
(Video2)
Para ouvir:

No Cars Go

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Cruzes, Credo, Canhoto...

... esta campanha para o referendo ao aborto chega a roçar o fanatismo...



*Foto tirada ontem pelo nosso leitor Rui Peixeiro numa rotunda da nossa cidade.

Parabéns a António Alçada Baptista

Escritor covilhanense faz 80 anos
António Alçada Baptista nasceu na Covilhã, em 29 de Janeiro de 1927. Começou a publicar depois dos quarenta anos. Da escrita fez um istmo onde confluem presente e passado, salvando a memória da voragem do tempo. Recupera a infância passada na Beira, as mulheres com quem aprendeu o maior laço para a vida: o amor.

É com a recordação, pão da sua alma, que esclarece a sua vida, e se projecta no mundo: «Confesso que não desgosto nada de estar assim, a fazer de psicanalisado sem psicanalista, a tentar destrinçar a meada das herdadas construções do mundo que sinto enoveladas por dentro de mim.»
Com uma escrita dialogante, leve e simples, convoca-nos para com ele seguirmos em peregrinação à cor dos seus dias.(...)
Kaminhos

Este deve gostar de levar na tromba...

Eles estão quase quase...

Cruzes contra o aborto motivam queixa

O Movimento Voto Sim vai enviar hoje uma queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) contra a colocação de cruzes em rotundas da Covilhã, iguais às de campas de cemitério, em que se lê "Vítima de Aborto". As cruzes terão sido colocadas na madrugada de sábado, espetadas na relva, no centro de, pelo menos, quatro rotundas das principais vias da cidade: Alameda Pêro da Covilhã, Alameda Europa e Avenida da ANIL.
Com cor branca, tinham apenas a inscrição, "Vítima de aborto". Nenhuma entidade anunciou publicamente a sua colocação. Entretanto, ontem de manhã, já tinham sido retiradas, segundo verificou o Diário XXI nos locais. Da mesma forma que a colocação foi anónima, assim foi a retirada. A GNR e a PSP da Covilhã não tinham conhecimento do assunto.

Diário XXI

SC Covilhã 3 FC Pampilhosa 0

O Covilhã continua a atravessar um bom momento de forma e conquistou o segundo triunfo consecutivo, conseguindo novamente um resultado por números esclarecedores, desta vez diante do Pampilhosa, uma formação que até tem apresentado um desempenho positivo fora do seu reduto.

Classificação:

1 Fátima 35
2 Operário 27
3 Nelas 26
4 Sp. Covilhã 23

Ups...

Acho que houve aqui umas coisinhas que não correram bem na mudança...

Proposta de um novo turismo...

"Ah pois é! Muito se tem falado sobre as várias vertentes de Turismo que a Serra da Estrela tem para oferecer.
Uns defendem o turismo da neve e o alargamento da Estância em 4 ou 5 vezes mais. Outros defendem a construção de mini-cidades para albergar os 10 milhões de turistas que daqui a 2 anos irão visitar a nossa Serra chegando de avião, e claro, tudo o que uma mini-cidade deve ter, desde casino, restaurantes, bares, discotecas, hotéis, lojas, shoppings, etc. Depois há aqueles que defendem estradas verdes (feitas em alcatrão) com zonas de piquenique, miradouros, zonas de repouso, o autêntico turismo de “vá à Serra sem sair do carro”. E depois há os “chatos”, que defendem o turismo de natureza, aproveitando o que a Serra tem há centenas de anos, as lagoas, as pedras, as lagartixas, as ervinhas, as florinhas, e que ainda plantam árvores, conclusão… o autêntico turismo peace and love.
Agora o que nunca ninguém pensou é em criar um tipo de turismo como aquele que eu consegui captar na imagem que se segue:

O slogan podia ser “venha mijar na torre” ou “mijar? venha experimentar a 2000m” ou ainda “traga a bexiga cheia e esvazie-a na torre”.Já pensaram no potencial que este tipo de Turismo poderia trazer à Serra?Primeiro não seria necessário gastar nada de dinheiro em criar as infraestruturas, uma vez que já estão criadas. Faltam só plantar uns arbustos para as senhoras terem um pouco mais de intimidade… Depois, bastava colocar umas plaquinhas com a orientação dos “mijódromos”. Já estou mesmo a ver… “mijódromo” dos cântaros, “mijódromo” da lagoa, “mijódromo” da torre, etc… Claro que em cada um destes “mijódromos” teria que haver um cata-vento, para informar os “mijadores” da direcção do vento, não fossem eles mijar-se todos… Claro que se isso acontecesse, não haveria problemas, porque no centro comercial da Torre haveria uma lavandaria tipo aquelas americanas em que, enquanto a pessoa espera pela roupa lavada pode consultar Internet, ver tv, etc…Seria também interessante conceber uma linha de merchandising e souvenirs com a temática “mijódromos” da Serra da Estrela. Até se poderiam fazer rotas de ligação entre ambos. E pergunta o leitor, “mas se eu mijar num como é que vou ter vontade de mijar noutro?”.É fácil, repare na quantidade de empresas de águas que existem na zona da Serra da Estrela. Nada melhor que fazer uns protocolos com essas empresas para colocação de paletes e paletes dessas águas entre “mijódromos”. Isso é que era… O que depois seria interessante perceber é as relações que se iriam estabelecer entre “mijadores”. Reparem na foto e imaginem o diálogo que estariam a ter entre eles, ou os pensamentos que estariam a ter durante o acto de mijar…
“epa, parece que o liedson ontem marcou um golo do catano”, “ó chaval, tens isso tão pequeno? Deve ser do frio, não?”, “xiiii, xiiii, xiiii”, “isto de mijar onde a natureza vive é mesmo potente”, “que bellaaaaa vista…”
Digam lá, não era potente mesmo este tipo de turismo?! Vêm algum senão? Ah o cheiro…Essa é a parte boa. Seria excelente haver mau cheiro, para ver se as moscas no Verão iam todas para a Serra em vez de andarem cá por baixo. Espero que as entidades responsáveis pensem nesta proposta, porque acho que seria bastante interessante e viável. E claro, haveria sempre aquele sentimento de inovação e criatividade Portuga, de um tipo de Turismo único em todo o Mundo…
E onde? Aqui, na Serra da Estrela!"
posted by Cova Juliana @ www.estrelanoseumelhor.blogspot.com

Pool Português

Vencedores da taça distrital de Pool Português
Oriental de S. Martinho/Eurobit

Memo

Caros Mafiosos:

1- "emigrei" o nosso blogui para a nova versão do blogger. Para fazerem log in fazem na nova versão e sigam os passos...

2- Mandei ao ar o sistema de comentários antigos. Agora usamos os do Blogger.

3- Quando escreverem um post podem atribuir-lhe uma categoria.

domingo, janeiro 28, 2007

sábado, janeiro 27, 2007

Fica-lhe a matar...

Neve atrai turistas à Serra da Estrela

"Este fim-de-semana estamos quase cheios", disse Artur Costa Pais, administrador da Turistrela, numa referência ao afluxo de turista à Serra da Estrela devido à neve que tem caído nos últimos dias.

Ainda segundo aquele responsável, a neve dos últimos dias permitiu garantir algumas pistas abertas na estância de esqui da Serra da Estrela, na Torre, durante as próximas semanas. Para além da zona de aprendizagem, estão abertas ao público outras duas pistas de nível intermédio.

As autoridades recomendam que, independentemente das condições atmosféricas, todos os condutores que passem pela Serra da Estrela tenham na sua viatura correntes para as rodas.
"Graças às condições atmosféricas, a ocupação registou um aumento notório e para este fim-de-semana ronda os 80 por cento nas nossas unidades", declara aquele responsável, referindo-se aos dois hotéis de montanha da Turistrela.

Kaminhos

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Bom fim de semana......em kem pensarás!!!!

João Casteleiro

João Casteleiro, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira
«Temos feito uma política de atracção de profissionais»
O Centro Hospitalar da Cova da Beira comemora na próxima Quarta-feira o sétimo aniversário. João Casteleiro, presidente do Conselho de Administração, diz que a instituição sofreu um avanço «muito grande» ao nível do número de profissionais. Recusa-se a falar nas actuais carências do Centro Hospitalar, defendendo que se deve optar por um «discurso de confiança».

http://www.terrasdabeira.com/

Breves do "O Interior"





Novas Termas de Unhais prontas no final do ano

Complexo hoteleiro e termo-lúdico do grupo IMB quer ser estruturante para a Serra da Estrela e uma alternativa ao «turismo de três estrelas»
Noticia na íntegra



Região

Uma pista de problemas em Sameiro

Jurista da Câmara de Manteigas sugeriu rescisão do contrato de concessão devido a vários incumprimentos por parte do consórcio Turistrela/Certar
Noticia na íntegra



Em Foco

Interesse público na venda da Águas da Covilhã

Maioria social-democrata na Câmara aprovou declaração contra a providência cautelar interposta pelo Bloco de Esquerda
Noticia na íntegra



Para terminar a semana...mais um video Chicken!!!!!!

Sobral de São Miguel By Night