quarta-feira, janeiro 31, 2007

Idanha produz primeiro bioetanol de cana da Europa

A empresa “Global Green” pretende instalar uma fábrica destinada à produção de bioetanol, um aditivo e combustível obtido a partir de plantas, no concelho de Idanha-a-Nova, num investimento que poderá chegar aos 65 milhões de euros, anuncia Álvaro Rocha, presidente da Câmara local.
Em parceria com a Escola Superior Agrária de Castelo Branco, a empresa “já fez alguns ensaios de produção do bioetanol, com recurso a cana-de-açúcar cultivada na campina de Idanha-a-Nova, tendo obtido resultados bastante satisfatórios”. Neste âmbito, o presidente do município, Álvaro Rocha, foi recebido na terça-feira da semana passada, dia 23, pelo ministro da Agricultura, Jaime Silva, para “se equacionar a possibilidade de dispensar terrenos, pertença do Ministério da Agricultura, para a instalação da fábrica”. Em vista estão as instalações de uma antiga fábrica de tomate, para além da possível criação de um centro de investigação cientifica ligado as bioenergias. Álvaro Rocha aponta, igualmente, a criação de 60 empregos directos "e centenas deles indirectos".

Diário XXI

Duvido que seja o primeiro bioetaanol produzido na Europa mas aqui está uma boa alternativa para substituir a cultura de tabaco na zona da Idanha e criar uma unidade de produção de bioetanol. Este tipo de biocombustível já é há muito usado no Brasil e tem-se revelado um excelente substituto à gasolina. Neste campo dos biocombustíveis, acrescento também a esta notícia, a existência de uma experiência na Beira Interior para produção de biodiesel a partir de óleos alimentares usados e que poderá ser incorporado no gasóleo diminuindo assim o seu custo quer económico quer ambiental. Existem várias oportunidades nas energias alternativas e estas são apenas algumas.

Sem comentários: