quarta-feira, janeiro 31, 2007

Um caso real: Igreja Fechada

Vindos de uma terra distante, uns amigos resolveram visitar a minha terra natal. Instalaram-se num hotel de uma cidade vizinha, por lhes terem mostrado um preçário mais acessível e vieram passear pela Serra da Estrela e pelas ruas da nossa cidade.

Eis que ao final do dia nos encontramos e me questionam:"Os monumentos desta cidade estão sempre fechados?" Estes amigos gostariam de ter entrado nalgumas das nossas igrejas e não conseguiram colocar o pé em nenhuma.

Esta situação também me aconteceu.

Por duas vezes na semana me dirigi à Igreja de Santa Maria e pelas duas vezes, às 10 horas da manhã, encontrei o espaço religioso fechado (coincidência ou não) e ninguém me sabia dizer em concreto a que horas estaria aberto.

É certo que tem existido muito vandalismo, mas em qualquer espaço religioso em Espanha se encontram pessoas jovens a dar explicações. Os chamados Guias Turísticos.

Existem tantos espaços na Covilhã que poderiam ser muito bem explorados para fins turísticos, não remetendo apenas e só para o esqui ou actividades de lazer pela Serra.

Existem histórias lindíssimas sobre cada recanto da nossa bela cidade e Serra que muitos insistem em deixar apenas no papel, quando o ouvido é o melhor da nossa memória!


in Já Agora


Turismo Cultural parece ser coisa que os responsáveis pela cultura na nossa cidade nunca ouviram. Mas, tem sido este o tipo de turismo que mais tem crescido nos últimos anos um pouco por todo o mundo. Sabemos também que a Covilhã não é propriamente uma cidade rica em monumentos antigos, e os que já teve noutros tempos foram destruídos e os que existem não são muito aproveitados. Nem de um museu da cidade nos podemos gabar de ter. Nada! Será que os milhões que se esperam receber para potenciar o turismo na região contemplam o Turismo Cultural ou será que só contemplam vias de alcatrão em direcção à Torre e alargamentos das pistas de esqui? Abram os olhos enquanto é tempo. Se não qualquer dia nem neve, nem pistas, nem natureza, nem património!!!

Sem comentários: