quinta-feira, outubro 04, 2007

Correspondência dos Leitores... # 11 estrelanoseumelhor.blogspot.com

Mais um e-mail de mais um leitor. Este em jeito de desabafo:

Durante uns belos dias de férias passados na região do algarve, observei em variadas praias a presença de um cartaz, entitulado “tempo que a natureza precisa para absorver materiais” da Região de Turismo do Algarve. Deduzi de imediato que esta campanha para além de conter uma mensagem ecológica e de bons valores cívicos, contem igualmente uma vertente de pressão psicológica para os banhistas. Posteriormente, verifiquei que muitas praias tinham feito uma evolução apreciável do número de caixotes de lixo e dos chamados “cinzeiros portáteis” para os banhistas não cairem na tentação de deitar lixo para o chão.
Inevitavelmente, fez-me recordar a situação ecológica grave em que se encontra a montanha mais alta e imponente de Portugal, o maior e potencial Parque Natural do país, e claro, a postura "adormecida" da Região de Turismo da Serra da Estrela e afins.

A colocação de cartazes como estes em pontos críticos da serra, ou a divulgação da mensagem em outro formato seria importante, mas primeiro que isso, seria fortemente prioritário a existência de caixotes de lixo nesses pontos críticos além disso bem assinalados!

Que mentalidade têm as entidades responsáveis pela preservação da nossa serra?

É com tristeza que observo a Serra da Estrela numa situação de extrema preocupação ambiental, em que todos, Turistrela, RTSE, Parque Natural, Autarquias e Juntas de Freguesias têm responsabilidade. Responsabilidade que não existe e é substituída por incompetência ou desleixo, outros valores se levantam, sendo passada de um para outro, “como uma batata quente”, num ciclo vicioso sem fim.

Aprofundando, refiro-me muito concretamente, á preservação da natureza e pureza que caracteriza um Parque Natural, á reflorestação / requalificação dos locais atingidos por incêndios, á protecção de abusos constantes em locais místicos, etc, etc, etc. A meu ver é o mais importante num Parque Natural, não é? Que entidades têm essa responsabilidade?

“Aldeia de montanha” ou “favela” ? Com sinceridade, é com profunda tristeza que vejo um desenvolvimento sem qualidade, massivo e desproporcional das Penhas da Saúde. Um turismo sem qualidade, diria até “saloio”. Uma exploração constante da natureza, uma visão megalomaníaca, enriquecedora e até destruidora, que causam danos irreversíveis na fauna, flora e paisagem.

Refiro-me muito concretamente, á necessidade da criação de um plano de desenvolvimento sustentado por um organismo único, competente e com pessoas qualificadas.

Reinados no séc XXI? Só em África... O poder político que em vez de ajudar, designa de “mamarrachos” aquilo que não lhe pertence.

Comércio? Refiro-me ao nosso cartão de boas-vindas e até de identidade. Vivemos actualmente na nossa região a um constante descaracterização da cultura, tradição e costumes serranos. Mensagem errada que é passada aos turistas e em que todos nós somos englobados.

É necessário acabar de uma vez por todas com bairrismos, politiquisses, gente incompetente e gananciosa.

Este estado de calamidade, exige a intervenção urgente de um poder superior.

Ass: Starframe

Sem comentários: