sexta-feira, janeiro 05, 2007

Covilhã reproduzida com fósforos

ImageJosé Manuel Fernandes, funcionário da Câmara tem uma ocupação especial. Fósforo a fósforo, cria autênticas obras de arte. O artesão, de 50 anos, natural da Covilhã, tem uma paciência desmedida e aproveita os tempos livres para construir miniaturas de edifícios emblemáticos, principalmente, da cidade da Covilhã. Contam-se dez trabalhos num total de 150 mil fósforos: a Câmara, o mercado municipal, a central de camionagem, várias igrejas, capelas e o Governo Civil de Castelo Branco.

José Manuel Fernandes fez o primeiro trabalho quando tinha apenas 10 anos. Na altura, os fósforos tinham mil utilizações e decidiu dar-lhes mais uma. Com os fósforos que conseguiu juntar, construiu uma casa típica da Serra da Estrela. “Sempre gostei de trabalhos manuais e sempre me atraíram arquitecturas em miniatura” conta.
O covilhanense, actualmente, encarregado do cemitério da Covilhã encara a arte como um escape: “Ajuda a esquecer os problemas, as preocupações do dia a dia e alivia o stress”. Por outro lado, “acho que os tempos livres devem ser aproveitados para fazermos algo útil”.

Image
Reprodução do Serra Shopping


Image
Igreja de Santa Maria

A obra está actualmente exposta no edifício dos antigos Serviços Municipalizados, mas José Manuel Fernandes confessa que gostaria de vê-lo exposto no Serra Shopping. “Era lá que deveria estar para que todos os visitantes do centro comercial o pudessem ver. O trabalho teria maior visibilidade e o próprio Shopping ficaria a ganhar com mais uma atracção” refere.(...)
Já Agora

Sem comentários: