A questão do desemprego é transversal a toda a sociedade e a nossa Cova não é uma excepção. A Cova é um dos locais do país mais afectados, o declínio dos têxteis tem agudizado esta situação e existem casos onde famílias inteiras são afectadas por este drama.
Não sendo especialista em Economia, é para mim evidente que uma das teorias neo liberais agora em voga para o auto proclamado “desenvolvimento/crescimento” de um país assenta no desemprego (a Espanha é um desses exemplos, têm a maior taxa de desemprego na Europa). No entanto e apesar de não ser economista e muito menos neoliberal, discordo na totalidade de tão perigosa teoria.
Os apoiantes e o próprio Candidato Aníbal são acérrimos defensores dessa teoria. Esses senhores defendem a liberalização do desemprego e defendem o trabalho precário que esse Sr. implementou durante os 12 anos em que foi PM,. acreditam que essa é a melhor forma para fazer crescer a Economia do país. Esses banqueiros e senhores do capital sugerem a diminuição em 10% dos salários nacionais como medida para o dito crescimento económico (?seja lá isso o que for!) e querem despedir 20% dos funcionários dos seus bancos sem terem que passar cavaco a ninguém. (Inclusivamente ao próprio se for eleito!!!).
Este é um dos muitos perigo da eleição do arrogante Professor Doutor: O Desemprego!
Deixo as reflexões de um Norte-americano, naturalizado, que em 1939 escreveu para o New York Times, sobre este perigo (o desemprego não o Cavaco!):
“Eu tive oportunidade de observar a propagação da epidemia (referindo-se ao fascismo) na Alemanha. Não é sem dificuldades nem reticências que o homem renuncia às suas liberdades e aos seus direitos. Mas basta que um povo se veja, em grande parte, confrontado com uma situação insuportável para que se torne incapaz de um julgamento são e se deixe abusar voluntariamente por falsos profetas. "Desemprego" é a palavra terrível que designa essa situação. Também o recear do desemprego é igualmente lancinante”
Não apelo ao voto em nenhum candidato, pois os que me conhecem já sabe em quem eu vou votar, apelo ao não voto em Cavaco Silva, o povo não pode esquecer o passado e também tem que estar atento a quem acompanha tal personagem no assalto ao órgão máximo da Nação.
Termino com mais umas palavras desse génio (universalmente assim considerado) que constam no mesmo artigo e apelo à vossa sincera reflexão.
“Todos os que se interessam pela salvaguarda dos direitos cívicos neste pais devem, por conseguinte, estar disponíveis também a procurar de forma sincera uma solução para o problema do desemprego, tal como devem prestar-se aos sacrifícios necessários para a alcançar. É preciso então perguntar se não é justificado sacrificar uma parte da liberdade económica se isso permitir em contrapartida garantir a segurança do indivíduo e da comunidade política. Não é preciso considerar estas questões de um ponto de vista sectário, pois trata-se de nos defendermos contra um perigo que a todos diz respeito”
Abaixo o desemprego e o emprego precário.
Não ao voto em Cavaco! Portugal não precisa de mais cavacadas! Cavaco só na lareira em Belém não faz frio!
Até Breve e Boas Festas a todos os Máfias e habitantes da Cova em Geral.
El Touchê
Desafio Suplementar: Sabem quem é o autor do artigo citado?
Um doce a quem adivinhar! (O Máfia Porti não pode participar)
Sem comentários:
Enviar um comentário