sexta-feira, dezembro 30, 2005

Tribunal Constitucional rejeita sete candidaturas

O Tribunal Constitucional (TC) rejeitou, esta quinta-feira, sete das treze candidaturas à Presidência da República, devido a irregularidades. No entanto, as candidaturas em causa podem ainda recorrer da decisão.

As candidaturas rejeitadas pelos juízes do TC foram as de Diamantino da Silva, Josué Rodrigues Gonçalo Pedro, Teresa Lameiro, Manuela Magno, Carmelinda Pereira, Luís Filipe Guerra e Luís Botelho Ribeiro.Segundo fonte do TC, a recusa foi justificada por irregularidades como falta de certidões de eleitores de proponentes ou falta de assinaturas.
Deste modo, vão figurar nos boletins de voto os nomes de Garcia Pereira, candidato apoiado pelo PCPT/MRPP, Cavaco Silva, apoiado pelo PSD e CDS, Francisco Louçã, apoiado pelo Bloco de Esquerda, o dirigente socialista Manuel Alegre, Jerónimo de Sousa, apoiado pelo PCP, e Mário Soares, apoiado pelo PS.
As candidaturas recusadas podem ainda recorrer até às 16:00 de sexta-feira. A decisão definitiva do TC sobre o número de candidatos que vão a votos nas eleições presidenciais é anunciada na terça-feira. [TSF]

Sem comentários: