quinta-feira, dezembro 01, 2005

Música como base principal na mostra de cinema covilhanense

A partir de hoje e até dia 15 de Dezembro, o Teatro-Cine da Covilhã e a Cinubiteca (sala de cinema) da Universidade da Beira Interior (UBI) exibem cerca de três dezenas de películas totalmente dedicadas a um tema: música. “Dos clássicos incontornáveis, às aventuras mais recentes, do musical enquanto género instituído, ao videoclip enquanto género em aberto”, a mostra pretende, essencialmente, não ser exaustiva, mas sim recolher “singularidades e sintomas”, levando o espectador a “encontrar os seus motivos de descoberta ou de regresso a um espaço criativo vasto e em renovada mutação”. A descrição é feita pelo presidente do Cine Clube da Beira Interior (CCBI), Luís Nogueira.

(...)

Com sessões entre as 16h00 e as 21h45, a programação da mostra de cinema é, segundo a organização, “bastante ecléctica e abrangente”.
Desde o premiado filme “Dancer in the Dark”, de Lars Von Trier, passando por clássicos absolutos, como “Serenata à Chuva”, ou filmes de culto, como “Festival Rocky de Horror”, estão ainda integrados no evento documentários fundamentais como “Woodstock”, “The great rock’n’roll swindle”, “Buena Vista Social Club” ou “No Direction Home”. Concertos filmados por cineastas importantes, como “Ziggy Stardust and The Spiders From Mars”, com actuações de David Bowie, de D.A. Pennebaker, ou “Stop Making Sense”, realizado por Jonathan Demme e Jordan Cronenweth, são outras opções a serem consideradas.
Na lista de documentários sobre projectos ou géneros da música actual, encontramos “Meeting People is easy”, “Scratch” e “Modulations”. Leituras alternativas do filme musical como “É sempre a mesma cantiga” ou “Hair” poderão ser igualmente vistos, assim como as películas recentemente estreadas como “9 Canções” e “Last Days” - que inaugura hoje a mostra, às 21h45, no Teatro-Cine.[Diário XXI]

Sem comentários: