domingo, fevereiro 06, 2011

Câmara Municipal da Covilhã desmente Câmara Municipal do Fundão

A câmara municipal da Covilhã nega que tenham existido conversações ou entendimentos com a câmara do Fundão e "muito menos com a câmara de Castelo Branco" quanto á candidatura ao data center. Após ter tido conhecimento do comunicado da CMF (ver notícia anterior com o título "CMF congratula-se com o data center na Covilhã"), a edilidade covilhanense lamenta a posição pública da câmara do Fundão.

RCB

.................

CM FUNDÃO CONGRATULA-SE COM
DATA CENTER MA COVILHÃ


A decisão de instalar um dos maiores data center europeus na Covilhã, anunciada ontem pela PT e CMC, e que vai criar, directa e indirectamente centenas de postos de trabalho, é motivo de felicitação da câmara municipal do Fundão.

"O anúncio agora conhecido, foi, felizmente, o concretizar de uma ambição de toda uma região, um projecto que começou há um ano numa posição concertada entre os municípios do Fundão, Covilhã e Castelo Branco, que sempre viram no data center PT uma imensa mais valia para a Beira Interior", refere, em comunicado, a autarquia fundanense.

Assegurando que tudo fez para trazer este investimento para a região "disponibilizando as condições para que a instalação pudesse ocorrer no Fundão", o município fundanense "olha para o futuro com uma nova confiança, com a esperança de que os nossos jovens possam encontrar, nesta região e num futuro próximo, as oportunidades que tardavam".


RCB
.................


CM FUNDÃO REAFIRMA COMUNICADO

Depois das críticas da câmara municipal da Covilhã a propósito da instalação do data center na "cidade neve" (ver notícias na actual página da RCB), o presidente da câmara municipal do Fundão reafirma o conteúdo do comunicado e revela um documento enviado, em 26 de Maio 2010, ao presidente executivo da PT, subscrito pelos presidentes das câmaras do Fundão, Covilhã e Castelo Branco.

Manuel Frexes não quer "alimentar polémicas sobre um assunto tão importante para a região". O autarca disse à RCB que a autarquia a que preside mantém o conteúdo do comunicado e dá a conhecer um documento enviado ao presidente executivo da PT, em 26 de Maio de 2010. "As pessoas que tirem as conclusões", refere o autarca fundanense.

Na carta dirigida a Zeinal Bava, subscrita pelos presidente das câmaras do Fundão, Covilhã e Castelo Branco após tomarem conhecimento que a PT Comunicações se prepara para criar um data center nacional, os autarcas apresentam "um conjunto de vantagens e condições que possibilitarão à PR equacionar, enquanto factores de competitividade e ao mesmo tempo benefício, a sua instalação nesta região".

A localização geográfica privilegiada (encontra-se a cerca de duas horas de Lisboa e Porto e a pouco mais de 3 horas de Madrid). A existência de um conjunto de medidas e incentivos que constituem muitos vez factor determinante para a instalação de empresas, a par da forte agenda que os 3 municípios têm nos domínios das novas tecnologias e do conhecimento. A segurança ( a região apresenta das menores taxas de criminalidade do país) e ainda o facto da região estar ligada às auto-estradas da informação( dispõe de banda larga e estar a ser feita a ligação em fibra óptica) foram alguns dos argumentos utilizados pelos autarcas da região.

RCB


.................

Investimento da PT gera divergências entre Covilhã e Fundão – c/som

“São dispensáveis tentativas de colagem de última hora e abusivas distorções do mérito da vasta equipe da Câmara da Covilhã”. É assim que a autarquia covilhanense responde ao comunicado da Câmara do Fundão (CMF) a propósito do investimento anunciado pela PT na passada sexta-feira.(...)

JF

Por: Susana Proença

Ficheiros para Download

AUDIO - Comunicado da CMC lido pelo vereador Pedro Farromba .Ficheiro anexado AUDIO - Comunicado da CMC lido pelo vereador Pedro Farromba

Sem comentários: