Quem quer ir pregar para outra freguesia?
Em algum momento da história teríamos que ancorar neste porto. Primeiro, por força de um mapa administrativo vergado a uma existência que muitos classificam como anacrónica, ao que se junta um precioso aditivo quando se trata de dar o pontapé de saída em reformas estruturantes: a escassez de dinheiro. Ganha contornos a discussão em torno da reorganização do território. Se só vingar a lei dos números puros e duros, o interior fortemente despovoado poderá ser um dos principais visados por uma reforma. A Beira Interior tem 25 municípios e 495 freguesias.
Maior Centro de Dados da Europa na Covilhã
“Um dia histórico para a Covilhã”. Ao fim da manhã de sexta-feira, 4 de Fevereiro, este era o comentário mais ouvido entre os muitos convidados que encheram o Salão Nobre da Câmara. Zeinal Bava, presidente da PT, disse que esta é a maior aposta da empresa na exportação de capacidade de armazenamento e aplicações. O autarca Carlos Pinto confirmou que este é um dos maiores investimentos de sempre da história da Covilhã e da Beira Interior.
Concretizar sonhos com bolsas apertadas
Testemunhos de alunos revelam cortes nas bolsas de estudo atribuídas. São poucos os que percebem as novas regras, mas o Serviço de Acção Social da UBI garente que o apoio foi reforçado. No Instituto Politécnico de Castelo Branco também se diz que, no que depender da instituição, nenhum aluno deixará de estudar.
Em plenas Invasões Francesas, esta retaliação, levada a cabo sobretudo por homens de Alpedrinha, poderá ter ajudado a salvar Lisboa e a obrigar Massena à retirada. A memória dos acontecimentos da Enxabarda, um autêntico massacre, ficariam para sempre guardados na memória local. E não só.
Depois de ter suspendido, por doze meses, o seu mandato na Câmara da Covilhã, Luís Fiadeiro optou por renunciar. O prazo de suspensão terminou no início deste mês e, depois de uma conversa com o presidente do executivo, Luís Fiadeiro decidiu não reassumir funções na autarquia. Em causa está a necessidade de acompanhamento dos projectos em curso nas empresas municipais onde se vai manter como representante do município.
Mais de 80 artigos publicados em jornais e revistas, documentos e artigos pessoais e treze dos catorze livros escritos por Adolfo Portela. É este o espólio que estará em exibição na exposição evocativa do autor e compositor nascido em Águeda, mas que adoptou a cidade do Fundão, onde veio a falecer em 1923.
Do batimento cardíaco, ainda no ventre da mãe, às vibrações sonoros do mundo que nos rodeia, a vida de um ser humano é sempre preenchida por música. É isso que se pretende mostrar na iniciativa “Primeiros Sons”, promovida pela Banda da Covilhã, que teve a sua estreia no passado fim-de-semana.
Pedro Araújo e Luís de Matos foram os vencedores da edição deste ano do winUBI - Concurso de Ideias de Negócio, da Universidade da Beira Interior, com o projecto “wiGO – Sistema de Rodas Inteligente”, um carrinho robotizado inteligente que pode ser utilizado por pessoas portadoras de deficiência, por exemplo, para o transporte de compras num centro comercial.
JF
Sem comentários:
Enviar um comentário