quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Breves do "Jornal do Fundão"

Quem quer ir pregar para outra freguesia?
Em algum momento da história teríamos que ancorar neste porto. Primeiro, por força de um mapa administrativo vergado a uma existência que muitos classificam como anacrónica, ao que se junta um precioso aditivo quando se trata de dar o pontapé de saída em reformas estruturantes: a escassez de dinheiro. Ganha contornos a discussão em torno da reorganização do território. Se só vingar a lei dos números puros e duros, o interior fortemente despovoado poderá ser um dos principais visados por uma reforma. A Beira Interior tem 25 municípios e 495 freguesias.

Maior Centro de Dados da Europa na Covilhã
“Um dia histórico para a Covilhã”. Ao fim da manhã de sexta-feira, 4 de Fevereiro, este era o comentário mais ouvido entre os muitos convidados que encheram o Salão Nobre da Câmara. Zeinal Bava, presidente da PT, disse que esta é a maior aposta da empresa na exportação de capacidade de armazenamento e aplicações. O autarca Carlos Pinto confirmou que este é um dos maiores investimentos de sempre da história da Covilhã e da Beira Interior.

Concretizar sonhos com bolsas apertadas
Testemunhos de alunos revelam cortes nas bolsas de estudo atribuídas. São poucos os que percebem as novas regras, mas o Serviço de Acção Social da UBI garente que o apoio foi reforçado. No Instituto Politécnico de Castelo Branco também se diz que, no que depender da instituição, nenhum aluno deixará de estudar.

Em plenas Invasões Francesas, esta retaliação, levada a cabo sobretudo por homens de Alpedrinha, poderá ter ajudado a salvar Lisboa e a obrigar Massena à retirada. A memória dos acontecimentos da Enxabarda, um autêntico massacre, ficariam para sempre guardados na memória local. E não só.

Rádio

Depois de ter suspendido, por doze meses, o seu mandato na Câmara da Covilhã, Luís Fiadeiro optou por renunciar. O prazo de suspensão terminou no início deste mês e, depois de uma conversa com o presidente do executivo, Luís Fiadeiro decidiu não reassumir funções na autarquia. Em causa está a necessidade de acompanhamento dos projectos em curso nas empresas municipais onde se vai manter como representante do município.


Mais de 80 artigos publicados em jornais e revistas, documentos e artigos pessoais e treze dos catorze livros escritos por Adolfo Portela. É este o espólio que estará em exibição na exposição evocativa do autor e compositor nascido em Águeda, mas que adoptou a cidade do Fundão, onde veio a falecer em 1923.


Do batimento cardíaco, ainda no ventre da mãe, às vibrações sonoros do mundo que nos rodeia, a vida de um ser humano é sempre preenchida por música. É isso que se pretende mostrar na iniciativa “Primeiros Sons”, promovida pela Banda da Covilhã, que teve a sua estreia no passado fim-de-semana.


Pedro Araújo e Luís de Matos foram os vencedores da edição deste ano do winUBI - Concurso de Ideias de Negócio, da Universidade da Beira Interior, com o projecto “wiGO – Sistema de Rodas Inteligente”, um carrinho robotizado inteligente que pode ser utilizado por pessoas portadoras de deficiência, por exemplo, para o transporte de compras num centro comercial.

Um ano após ter sido constituída a Coolabora, cooperativa de apoio social com sede na Covilhã, está a iniciar um novo projecto de apoio aos agressores. A revelação foi feira pela coordenadora daquela estrutura no dia em que a Coolabora recebeu a visita da Secretária de Estado da Igualdade. Graça Rojão explicou que no decurso do presente ano de 2011 a Coolabora iniciou um projecto que tem por objectivo “trabalhar a reeducação doa agressores, protegendo as vítimas e evitando a reincidência, pois o agressor continua a agredir a vítima ou adopta o mesmo comportamento nas relações seguintes”.

JF

Sem comentários: