segunda-feira, janeiro 11, 2010

Escolas da Guarda e da Covilhã fechadas na 2ª feira devido à neve

As aulas vão estar suspensas na segunda-feira nas escolas da cidade da Guarda devido ao intenso nevão que assola a região, disse hoje à Lusa fonte da protecção civil municipal. Também na Covilhã os jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo da rede pública vão estar encerrados segunda-feira por causa do nevão que já obrigou ao corte de algumas estradas.

Segundo Granja de Sousa, coordenador do serviço municipal de protecção civil da Guarda, “os estabelecimentos de ensino da cidade não vão abrir amanhã porque não haverá transportes”.

“As condições de segurança nas estradas são precárias e, como medida cautelar, não haverá transportes” escolares, disse, acrescentando que a decisão já foi comunicada aos responsáveis pelos estabelecimentos de ensino da cidade mais alta do país.

A neve que cai no distrito da Guarda desde as 07:00 de hoje está a condicionar várias estradas da região.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda (CDOS), a situação mais complicada regista-se na Estrada Nacional 18 (EN 18), na zona de Santa Cruz, próximo da cidade da Guarda.

A neve bloqueou a via e houve necessidade de evacuar os passageiros de dois autocarros, enquanto que os ocupantes do terceiro optaram por ficar no local a aguardar pela normalização da situação, disse o CDOS.

A fonte adiantou que a operação de retirada dos passageiros foi realizada “sem problemas”.

Um elemento do Destacamento de Trânsito do Comando Territorial da GNR da Guarda referiu que a situação naquela via ficará normalizada quando for retirado um camião que está “atravessado” e a impedir a circulação rodoviária.

“Estamos à espera de um reboque para retirar um camião que está atravessado e a interditar o trânsito” na EN 18, disse.

A fonte também referiu que a circulação rodoviária está “condicionada” na auto-estrada A 23 (Guarda – Torres Novas), na zona de Benespera, nas proximidades da Guarda, estando a via “interdita a veículos pesados”.

As autoridades estão a alertar os condutores para “terem muitas precauções e andarem devagar” nas estradas da região, afectadas pela neve.



Covilhã

O encerramento dos estabelecimentos de ensino “é uma medida de precaução para evitar ao máximo que as pessoas tenham que sair de casa nestas condições adversas”, referiu Pedro Silva, vereador com o pelouro da protecção civil, à Agência Lusa.

No concelho estão cortadas as estradas para as freguesias de Verdelhos e Sarzedo, bem como entre Tortosendo e Ourondo. Na zona das Minas da Panasqueira estão também fechadas as ligações entre Barroca e S. Jorge da Beira e de Barroca Grande para Portela de Unhais.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco, a auto-estrada A23 também está cortada a partir do nó da Benespera para norte, em direcção à Guarda.

No Fundão, está fechada a estrada que sobe a Serra da Gardunha, entre o Fundão e Alpedrinha, bem como a estrada que liga o Fundão ao Alcaide. Estão ainda cortadas as ligações Telhado - Barco, Enxabarda - Boxinos e Silvares - Cabeço do Pião.

No concelho de Castelo Branco, a neve obrigou ao corte das estradas entre São Vicente e Casal da Serra e entre Lameirinha e Valbom.

Há ainda cortes no concelho de Oleiros (Oleiros - Isna, Souto - Corgas e Estreito - Foz do Giraldo) e está encerrada a estrada de acesso à aldeia histórica de Monsanto a partir de Relva.

Segundo a mesma fonte do CDOS, a neve tem causado “pequenos acidentes, com toques entre viaturas” a provocar apenas danos materiais.

Neva no distrito de Castelo Branco desde as 07:30, com mais intensidade da norte da Serra da Gardunha e na Serra da Estrela, onde todas as estradas estão encerradas desde as 09:30.

foto 1

foto 2

1 comentário:

Anónimo disse...

E secundario nao ? xD