A maquete de um carro movido a energia solar valeu a três estudantes portugueses do ensino básico o primeiro prémio do concurso FuturEnergia, numa iniciativa da PlasticsEurope, cuja cerimónia teve lugar ontem no Parlamento Europeu.
O projecto dos três alunos do concelho da Covilhã foi o seleccionado entre as propostas de 1500 alunos, de 27 países europeus.
David Reis, Fábio Silva e Henrique Rogério, coordenados pelo professor Jorge Estrela, idealizaram e fabricaram a maquete de um carro movido a energia solar e construído com materiais leves e resistentes, o que reduz ao mínimo o consumo energético. Em tamanho real, o carro pesaria 300 kg e alcançaria os 60 km/h, com capacidade para duas pessoas.
O desafio proposto aos participantes, entre os 16 e os 20 anos, passava por conceber um veículo que pudesse deslocar-se utilizando a menor quantidade possível de energia. Esta iniciativa da PlasticsEurope – Associação Europeia de Fabricantes de Matéria Prima Plástica – e da European School Net, formada por 31 ministros da Educação, teve origem em 2006 e visa consciencializar os alunos de toda a Europa sobre a eficiência energética, a protecção climática e a capacidade de desenvolvimento energético existente em materiais como o plástico.
Portal Ambiente Online
Sem comentários:
Enviar um comentário