quinta-feira, janeiro 14, 2010

Cavaco Silva convidado para presidir aos 140 anos da Covilhã

Miguel Castelo Branco preside à Comissão Executiva responsável pelas comemorações dos 140 anos da elevação da Covilhã a cidade, que se assinalam em 2010. Luís Fiadeiro é o coordenador-geral do grupo de 17 pessoas que até ao final de Fevereiro se propõe apresentar um programa que chegue a toda a gente. Pretende-se que em Abril tenham início as cerimónias, que se prolongarão até ao final do ano e terão o ponto alto no20 de Outubro, Dia da Cidade.

Para presidir à Comissão de Honra a Câmara Municipal da Covilhã vai convidar o Presidente da República, Cavaco Silva. A reunião para fazer formalmente o convite está marcada para a próxima segunda-feira, 18. O primeiro-ministro, José Sócrates, é outra das figuras que a autarquia quer ver na lista de ilustres das comemorações.

O antigo administrador do Centro Hospitalar Cova da Beira e actual presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, Miguel Castelo Branco, lidera o grupo de trabalho empossado na passada sexta-feira, 8, em que participam também o advogado Pinheiro da Fonseca, o museólogo Pinto Pires, Carlos Madaleno, Pedro Farromba, director do Parkurbis, José Eduardo Cavaco, director da Banda da Covilhã, Elisa Pinheiro, directora do Museu de Lanifícios, os presidentes de junta Paulo Tourais, Jerónimo Barata, Vítor Tomás e Carlos Martins, os antigos vereadores Joaquim Matias e Filomena Gomes. Integram ainda a comissão o empresário Pedro Paiva, Merícia Passos e Maria de Lurdes Lourenço.

Aos 17 responsáveis por desenharem o programa o presidente da autarquia pediu que as comemorações sejam “simples, diversificadas e envolvam toda a população”. Carlos Pinto gostaria que as propostas apresentadas tivessem em conta “todo o território, que digam algo à cidade e também às freguesias rurais”. O edil acrescentou ainda que quer “menos folclore, mais expressão cultural”.

Notícias da Covilhã

Sem comentários: