quinta-feira, outubro 16, 2008

Corrupção: Voltam a estar na moda "prendas" como no tempo de Al Capone - directora DCIAP


Cândida Almeida, directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), alertou hoje para o regresso da corrupção "à moda de Al Capone" e diz que "faltou coragem" na reforma penal para a combater.

Aquela responsável recordou as "prendas" dadas pelo gangster americano aos agentes da autoridade, para os ter do seu lado, num seminário organizado pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, em Castelo Branco.

"Em 2000 conseguimos a criminalização das 'prendas', mas a moldura penal é ridícula: prisão de dois anos ou multa de 240 dias. Ou seja, com um prazo de prescrição até 5 anos", referiu.

"Na era da globalização volta, a estar na moda o processo de actuação de Al Capone, que não pedia, nem prometia ou dava vantagens. Disponibilizava generosas avenças mensais para todos os agentes de que dependia a sua vida criminosa e não lhes pedia nada. No momento certo, o polícia não via, o juiz absolvia, o director-geral absolvia o pedido", ilustrou Cândida Almeida.

Olhando à moldura actual, disse que "se fossem recolhidas provas contra o agente corrupto, este podia ser condenado apenas em multa, porque não se provou ter praticado qualquer acto ilícito: eram apenas prendas por questão de simpatia".

"Aqui sim, a reforma penal deveria revestir um acto de coragem demonstrativo da vontade de lutar contra este tipo de criminalidade, mas nada se passou. Ficou tudo como dantes", destacou a directora do DCIAP.


Visão

Só não concordo com uma coisa... "Regresso da corrupção à moda de Al Capone"?? Desde quando se tinha ido embora??

Por falar nisso, os administradores dos blogs que têm aqui links na máfia ainda não me mandaram os cabritos... ;-)

Sem comentários: