quinta-feira, outubro 30, 2008

Autarcas de Manteigas e Gouveia ainda acreditam na construção de túneis - Plataforma da Serra da Estrela critica opções do Governo

A Plataforma para o Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela (PDSSE) contesta o Plano Rodoviário Nacional na Região Centro Interior, defendendo o aproveitamento de traçados existentes, em vez da abertura de novas estradas, como consta nos planos do Governo. Rómulo Machado, elemento da PDSSE, disse à Agência Lusa que a plataforma rejeita as ligações previstas para a região da Serra da Estrela, relacionadas com a construção dos traçados dos itinerários complementares (IC) 6, 7 e 37, por considerar que representam 'inconvenientes', ambientais e investimentos desnecessários', 'A nossa posição em relação aos traçados é que deverão aproveitar o mais possível a rede já existente, com a eventual excepção da ligação Seia – Nelas – Viseu, porque como vai ser construída a barragem de Girabolhos, terão que ser feitos acessos', disse o elemento da plataforma, constituída por associações ambientalistas e de agricultores da região. Rómulo Machado adiantou que com a postura assumida, pretende-se 'evitar a duplicação e triplicação de rodovias novas',

FLORESTA EM RISCO
Em relação à travessia da Serra da Estrela entre Gouveia - Seia - Oliveira do Hospital e Covilhã, é proposta 'a melhoria da actual estrada 230-231 (que liga Seia, Loriga, Alvoco e Unhais da Serra)', 'O que nós queremos é evitar o mais possível a multiplicação de estradas e a destruição de áreas naturais e a criação de efeitos de barreira entre povoações e áreas de vegetação e agricultura', sublinhou o dirigente. Quanto à ligação Seia – Nelas – Viseu, adiantou que é defendido que também se aproveitem as ligações existentes e os futuros acessos à barragem de Girabolhos, a construir no rio Mondego. O dirigente da PDSSE referiu que os ambientalistas discordam 'frontalmente da opção escolhida entre Oliveira do Hospital e Seia, por destruir uma brutalidade de hectares de floresta e de uma zona agrícola, com um traçado que passa praticamente encostado ao sítio da Rede Natura 2000 denominado «Carregal do Sal»',

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Diário XXI

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