Foram mais de mil as escolas que este ano tiveram uma média no exame nacional de Matemática do 9.º ano igual ou superior a 2,5 valores (numa escala de 1 a 5). Em 2007, tinham sido apenas duas centenas. Esta é uma das principais conclusões das notas de exame por escola ontem divulgadas pelo Ministério da Educação.
Olhando para o conjunto das duas disciplinas que são sujeitas a exame nacional neste nível de ensino (Português e Matemática), a melhoria revela-se igualmente impressionante. Ao todo, 97 por cento (1254 num total de 1292) das escolas tiveram uma classificação positiva. No ano passado, o feito tinha sido alcançado por apenas 66 por cento.
No caso específico das provas do secundário, aconteceu algo de semelhante. A melhoria das médias nacionais, em particular na Matemática, levou a que a percentagem de escolas secundárias com classificações positivas (9,5 valores ou mais, numa escala de 0 a 20) nas oito disciplinas consideradas pelo PÚBLICO disparasse de 62 por cento para 87 por cento (525 em 604 escolas). Para muitos professores, a melhoria dos resultados nas provas foi fruto da facilidade dos testes deste ano. A tutela insistiu que é consequência do maior esforço de alunos e docentes.
Público
O facilitismo um dia vai-se pagar caro e parece que a preocupação da tutela é apenas a de melhorar as estatísticas para mostrar na União Europeia! Se por um lado têm sido tomadas algumas medidas interessantes na Educação, por outro está-se a facilitar demasiado o acesso a qualificações superiores de ensino... não só ao nível do básico, mas também ao nível das novas oportunidades e agora dos mestrados! De que valem os títulos se na prática isso não se revela em conhecimento?
1 comentário:
nao admira à ministra convinha que as provas fossem faceis exactamente por causa dos resultados...
Enviar um comentário