segunda-feira, março 31, 2008

ADRIVENTURA_Novidades Primavera-Verão (2.ª parte)‏

"No Inverno, quando os zagais se retiravam das soledades alpestres, os lobos

desciam também e vinham rondar, famintos, a porta fechada do Homem. A solidão
enchia-se dos seus uivos e a neve reflectia a sua temerosa sombra."
(Ferreira de Castro em "Santuários Naturais de Portugal")


Com o início da Primavera e a aproximação do Verão, apura-se a vontade de
desvendar, a pé, as mais-valias naturais, culturais e patrimoniais da Serra da
Estrela e Serra da Gardunha, sendo estas as premissas que inspiraram a
concepção dos Passeios Pedestres Temáticos Adriventura 2008.



São oportunidades singulares para desfrutar de um ambiente exclusivo, onde a
Adriventura pretende aliar o desporto, o convívio e o bem-estar, ao descobrir
das riquezas implícitas nas premissas referidas anteriormente.



Se pretende inteirar-se melhor dos Passeios Pedestres Adriventura 2008, estamos
inteiramente disponíveis para informar acerca dos preçários, das
características, dos objectivos e dos conteúdos de cada proposta, bastando
para tal, que nos contacte directamente via tlf, tlm ou mail.

Com os nossos melhores cumprimentos.

Pela Adriventura,

Nuno Adriano

Tlf / Fax: (+351) 275 325 919
Tlm: (+351) 919 462 183 / 916 875 900
DGT, Alvará de Animação Turística n.º2/2005
ICNB, Licença de Animação Ambiental n.º 77 - PNSE 4/2006

Makerting das PMEE - UBI

"No âmbito da disciplina de Makerting das PMEE, dia 2 de Abril ( pólo Ernesto Cruz) e dia 3 de Abril ( pólo 1_ em frente ao bar), iremos dar inicio à actividade de chás e brigadeiros"

Novas Oportunidades

Covilhã prepara instalação de fábrica de aviões

A partir de 2009, vai haver aviões no ar construídos na Covilhã. Segundo a Câmara local, a empresa ALEIA vai instalar-se em terrenos junto ao aeródromo municipal local naquela cidade e pretende ter prontas para entregar várias encomendas de aeronaves antes do Verão de 2009. O projecto será apresentado publicamente no próximo 14 de Abril e conta com três parceiros: Câmara, Universidade da Beira Interior e ALEIA, adianta a nota da Câmara que refere os responsáveis máximos de cada entidade, Carlos Pinto, Manuel Santos Silva e Jean Quiquempoix, respectivamente.
Apesar do sigilo em redor do processo, a Câmara adianta em comunicado que aquela empresa portuguesa pretende instalar uma linha de montagem de aeronaves certificadas, fabricar peças para a indústria aeronáutica e desenvolver uma gama própria de aviões. Equipamentos estes "com uma forte componente de tecnologia de última geração, baseados num motor desenvolvido desde 2002 pela empresa francesa Price-Induction com a colaboração de técnicos franceses de renome internacional". Este motor que irá equipar as aeronaves, especifica a Câmara da Covilhã, venceu o Prémio Inovação atribuído pela AAAF – Association des Ingenieurs Aéronautiques Français no ano de 2007.

Diário XXI

SC Covilhã 1 GD Tourizense 0

Começou a 2ª Fase do Nacional da 2ª Divisão e o Sporting Clube da Covilhã entrou logo a vencer, valendo o golo de Real aos 80 minutos para a celebração dos três pontos, isto numa partida com muito empenho e pouca emoção.

Na primeira parte, as equipas proporcionaram um encontro equilibrado, com os defesas a revelarem-se claramente superiores aos avançados, o que quase impediu a existência de lances de elevado grau de dificuldade para os guarda-redes. Como exemplo, diga-se que na meia hora inaugural apenas uma jogada agitou o muito público presente no Complexo Desportivo, foi aos 15 minutos através de um cabeceamento de Paulo Campos que colocou a bola na malha superior da baliza de Eduardo. Após os 30 minutos, o jogo tornou-se um pouco mais interessante e passou a desenvolver-se com alguma frequência em zonas perigosas, por isso surgiram acções que mereceram maior atenção: do lado covilhanense, uma intercepção providencial de um defensor visitante impediu o desvio de Real (34 minutos) e um cabeceamento de Paulo Campos saiu um pouco por alto (43 minutos); do lado forasteiro, André Fontes rematou torto em plena grande área (32 minutos) e Gonçalo cabeceou para as mãos de Igor Araújo na pequena área (42 minutos). Ao intervalo: 0-0. Durante o período de descanso, as formações sub-15 e sub-12 do Covilhã entregaram ao Presidente da Direcção, José Mendes, as taças relativas aos quintos lugares alcançados recentemente no Torneio de Balma, em França.
No segundo tempo, o Tourizense apareceu mais rematador e conseguiu alguns lances ameaçadores para as redes locais, com destaque para o minuto 56, em que Edgar se opôs ao remate violento de David, e para o minuto 69, em que Pedro Fontes fez passar a bola muito próximo da baliza de Igor Araújo. A partida continuou a desenrolar-se sem demasiada emoção, sentindo-se um vento de direcção inconstante que também condicionou o futebol praticado. No entanto, o nulo acabou por ser quebrado aos 80 minutos, com Dani a cobrar um livre para o cabeceamento de Real, que contou com a colaboração inesperada do guardião Eduardo para colocar o Covilhã em vantagem. O Tourizense reagiu ao tento sofrido, mas sem importunar seriamente Igor Araújo (que terminou o jogo com limitações físicas), sendo mesmo os locais a criar perigo numa acção de contra ataque protagonizada por Bruno Nogueira. Com este triunfo, os covilhanenses dilataram a diferença sobre o mais directo perseguidor, que é agora o Eléctrico de Ponte de Sor a seis pontos, deslocando-se na próxima jornada a terras bairradinas para defrontar o FC Pampilhosa.

Sporting da Covilhã

Bianca Balti

sexta-feira, março 28, 2008

Bom fim de semana....


Novo Mercado e centro comercial no Campo das Festas
Câmara abre concurso
A autarquia quer construir um novo Mercado Municipal, com estacionamento, ao lado do cemitério. Para o Campo das Festas aguarda propostas de utilização. Em troca, os interessados têm de garantir um novo quartel para os bombeiros na zona da Estação
26-03-2008 Ana Ribeiro Rodrigues Covilhã
Grupo Somague entra no capital da Águas da Covilhã
Autarquia vende 49 por cento do capital da empresa municipal
Aumentos na factura de água já estão estabelecidos.
Oposição contesta operação por
considerar que a mesma só serve o
interesse privado
26-03-2008 ARR Actualidade
Feira de São Tiago muda-se para o Complexo Desportivo
Certame decorre em Julho
A tradicional Feira de São Tiago vai passar a
realizar-se no Complexo Desportivo da
Covilhã. Este ano o evento já está agendado
para o novo local e decorre durante
odo o mês de Julho, em vez das
habituais duas semanas
26-03-2008 ARR última
Toca a ampliar a vantagem
Sporting da Covilhã inicia domingo corrida ao título
O Covilhã recebe, em casa, o Tourizense, segundo classificado, no próximo domingo. É o arranque da segunda fase do campeonato, para a qual os serranos arrancam com mais cinco pontos que o seu principal opositor. Segundo Luciano, uma vitória dará mais tranquilidade
26-03-2008
http://www.noticiasdacovilha.pt/
João Alves Desporto


Em Destaque

Novo Mercado e centro comercial no
Campo das Festas

Câmara abre concurso

A autarquia quer construir um novo Mercado Municipal, com estacionamento, ao lado do cemitério. Para o Campo das Festas aguarda propostas de utilização. Em troca, os interessados têm de garantir um novo quartel para os bombeiros na zona da Estação

Em Outubro entra em funcionamento um centro de atendimento no último piso do Mercado Municipal que vai dar emprego a 300 pessoas. Mas a intenção é transformar todo o edifício num centro de novas tecnologias, com cerca de 600 postos de trabalho.
De encontro a esta pretensão a Câmara da Covilhã abriu concurso público para a construção de um novo mercado, na zona do Gameiro, nos terrenos circundantes ao cemitério. Um espaço com três pisos, um dos quais destinado a 250 lugares de estacionamento gratuito.
Para já, os cerca de 15 comerciantes de roupa e sapatos que até ao final deste mês têm de sair do actual Mercado Municipal, vão passar a ter os postos de venda no terraço do centro comercial Sporting, para onde está a ser estudada uma cobertura amovível.
A avançarem estas ideias da autarquia, anunciadas após a reunião de Câmara extraordinária da quarta-feira passada, 19, realizada à porta fechada, a edilidade entende que faz sentido construir uma superfície comercial no Campo das Festas, local actualmente utilizado para estacionar gratuitamente. Nesse sentido, abriu uma consulta ao mercado e aguarda propostas “para a gestão urbanística e ocupação produtiva” do espaço.

(Notícia na íntegra na edição papel)

26-03-2008 Ana Ribeiro Rodrigues


Noite ViMus no Passos Manuel (Porto)

O Festival ViMus vai efectuar uma sessão no Cinema/Bar Passos Manuel, no Porto, dia 3 de Abril.

Esta mostra inicia-se às 22 horas, com a exibição do videodocumentário musical premiado no ViMus 2007, "Nu Bai, O rap negro de Lisboa", realizado por Otávio Ribeiro Raposo.
"Cova da Moura, Arrentela, Porto Salvo. O rap negro da periferia forma um cordão à volta de Lisboa. Para apontar o dedo ao racismo, à exclusão, à violência policial, à pobreza. Vida de preto. “Hip hop é intervenção. Não quero ninguém a dançar, mas a pensar”, diz Jorginho, um dos oito rappers entrevistados.Este documentário ouve o canto, solta a voz, não reprime os sonhos, os desabafos, o desejo de vingança, o diálogo-monólogo quase surreal. “Eu sonhei que estava a voar na Pedreira dos Húngaros.” O som do beat box e poesia em crioulo a reinventar a vida, para que um dia tenham o seu Malcom X, os seus Panteras Negras. É o futuro. O hip hop é a arma."

De seguida, será apresentada uma mostra dos vídeos exibidos e dos premiados no ViMus 2007.

Entrada gratuita (mediante lotação da sala)



logo

O Festival ViMus tem como objectivo distinguir e divulgar os autores dos vídeos musicais realizados no país e no estrangeiro, premiando a sua criatividade visual. Estarão em competição os formatos de videoclipes, videoconcertos e videodocumentários musicais.

Teatro das Beiras - Nova co-produção BREVEMENTE - "A Disputa"



II Maratona de BTT - Ribeiras da Estrela - Paul/Covilhã 2008

26 e 27 de Abril, na Freguesia de Paul /Covilhã


Encontro Ibérico de Montanhismo 2008 - VII - Travessia da Gardunha




Já disponível

Vídeos Gardunha Viva
Novidade
Faça o download do ficheiro .kmz, e fique a conhecer o percurso do
É necessário ter o google earth instalado (download aqui)
Inscrições ONLINE !!

Pode efectuar a sua inscrição neste evento, junto da Gardunha Viva ou
»clicando aqui



Inscrições e Informações:

GARDUNHA VIVA
Associação de Montanhismo do Fundão
Apartado 171
6230-909 Fundão
Tel/Fax: 275 772 082
Telem: 961 720 905 - 961 720 904 - 967 994 352
inscricoes@gardunhaviva.com




Casa Jardim 2008 - Pavilhão de Exposições da Anil - Expolan na Covilhã.

Casa Jardim - Feira de Mobiliário, Decoração e Materiais para Casa e Jardim, no Pavilhão de Exposições da Anil - Expolan, na Covilhã.

De 4 a 6 e 11 a 13 de Abril

“De 4 a 6 e de 11 a 13 de Abril as últimas novidades do sector do mobiliário e da decoração vão ser apresentadas na 15ª edição da Casa Jardim - Feira de Mobiliário, Decoração e Materiais para Casa e Jardim, no Pavilhão de Exposições da Anil - Expolan, na Covilhã
A Casa Jardim tem vindo a afirmar-se na Beira Interior como uma feira de referência onde se podem encontrar as melhores propostas, novas ideias e conceitos do sector do mobiliário, decoração e jardim. Um certame que se assume como um excelente espaço comercial para os cerca de 14 mil visitantes e para a habitual meia centena de empresas participantes, provenientes de diferentes pontos do país HorárioDias 4 e 11: das 19h às 23h

Dias 5 e 12: das 15h às 23h

Dias 6 e 13: das 15h às 20h

Preço do Bilhete de Entrada: 1euro

2º Concerto de Primavera - Tributo a Pavarotti! A Homenagem!

No próximo dia 5 de Abril – Sábado, a Banda da Covilhã organiza o 2º CONCERTO de PRIMAVERA 2008, pelas 21:30 na Igreja de S. Francisco (Jardim) com entrada livre, em que o mote deste ano é: TRIBUTO a PAVAROTTI, uma homenagem que a Banda da Covilhã e a Cidade da Covilhã prestam de uma forma inédita a um dos tenores mais famosos do planeta e que nos deixou na madrugada de 6 de Setembro de 2007 aos 71 anos.

Para prestar a homenagem e pela primeira vez na região – a Banda da Covilhã apresenta o tenor Luís Pinto, natural da Figueira da Foz, que trocou correspondência directa com Pavarotti e que interpretará algumas das suas arias mais conhecidas, como por exemplo Nessun Dorma da opera Turandot e “O mio babbino caro”, ambas de Giacomo Puccini's.

O Concerto terá vários momentos com canto lírico e música apropriada ao espaço pela Banda da Covilhã. Conta com a produção do GIPE (Gabinete de Imagem e Produção de Eventos da Banda da Covilhã), com a participação directa de Vasco Pinho, Underline...Your Ideas e FotoCidade. Apoios: Câmara Municipal da Covilhã, Juntas de Freguesia da Cidade da Covilhã: Conceição, S. Martinho, S. Pedro e St.ª Maria, Covilhã Jardim Residencial, Rádio Club da Covilhã, Restaurante “O Sporting” e NovaForma.

Uma Homenagem, que em nosso conhecimento será a 1ª realizada em Portugal. Um Concerto ao mais alto nível e com algumas surpresas!

Luís Pinto: Nascido em São Julião da Figueira da Foz, iniciou a sua carreira de cantor “um pouco por acidente” no ano de 1997, no Festival da Canção Broadway/Diário de Coimbra, onde defendeu o tema “Granada”. No ano de 1998 iniciou os seus estudos de canto na Escola de Música do Colégio S. Teotónio em Coimbra, estudos que veio a prosseguir no Conservatório de Música David de Sousa, da Figueira da Foz, nas classes de canto, piano, formação musical e classe de conjunto. No dia 16 de Dezembro de 2000, fez a apresentação da sua voz em CD, trabalho que serviu de base ao CD ofocial Luís Pinto “O Meu Sonho Italiano”, editado no dia 7 de Junho de 2002, em espetáculo realizado no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira da Foz. No dia 22 de Maio de 2001, cantou no Teatro da Universidade de Lungomare Dante Alighieri, em Erice-Trapani, Itália representando Portugal na 8ª Edição do Concurso Internacional Giuseppe Di Stefano, I Giovani e L’Opera. No dia 24 de Setembro de 2005, editou um novo álbum discográfico intitulado “Para Ti Figueira, Com Amor”. No dia 3 de Junho de 2006, editou novo trabalho em DVD com o apoio do Ministério da Cultura intitulado “Luís Pinto de Corpo e Alma”. Um apaixonado incontornável do canto lírico, representa a vontade e a força que transmitem uma mensagem de esperança e de acreditar!

Sugestões de Leitura Mafiosas (3)

Em exibição

Título original: No Country for Old Men
Produtor: Paramount Vantage / Miramax Films
Realizador: Ethan Coen, Joel Coen
Com: Josh Brolin, Tommy Lee Jones, Woody Harrelson, Stephen Root, Javier Bardem, Kelly Macdonald
Ano: 2007
Duração: 120 min.
Prémios: Óscares: melhor filme, melhor realização, melhor actor secundário, melhor argumento adaptado

Site Oficial: http://www.nocountryforoldmen-themovie.com/

A história começa quando Llewelyn Moss (Brolin) descobre uma pickup guardada por um grupo de mortos. Um carregamento de heroína e dois milhões de dólares em dinheiro vivo estão ainda na caixa aberta da carrinha. Quando Moss leva consigo o dinheiro, despoleta uma reacção em cadeia de catastrófica violência, que nem mesmo a lei - na pessoa do idoso e desiludido Xerife Bell (Jones) - consegue travar. À medida que Moss procura escapar aos seus perseguidores - em particular a uma misteriosa personagem que atira a moeda ao ar para decidir se poupa ou não uma vida (Bardem) - o filme simultaneamente desmonta o género do crime dramático americano e alarga os seus interesses para abordar temas tão antigos como a Biblia e tão sanguináriamente contemporâneos como os cabeçalhos desta manhã.

Filmes em exibição


Sala 1
Este País não é para Velhos
Sessões: 13:30; 16:10; 18:40; 21:20; 23:50
M/18


Sala 2
Horton e o Mundo dos Quem VP
Sessões: 13:35; 15:40; 17:40; 19:40
M/4
John Rambo
Sessões: 21:40; 00:00
M/16

Sala 3
Para Sempre. Talvez....
Sessões: 13:40; 16:00; 18:30; 21:10; 23:40
M/12


Sala 4
Winx - O Segredo do Reino
Sessões: 13:25; 15:30; 17:30; 19:30
M/4
10,000 B.C.
Sessões: 21:30; 23:45
M/12

Michelle Marsh



quinta-feira, março 27, 2008

Sugestões de Leitura Mafiosas (2)

Feirantes contra forma abrupta como a Câmara os mandou sair

É o fim de um espaço de venda que acompanhou gerações de covilhanenses desde a inauguração do mercado municipal, em 1943. As roupas, calçado e outros produtos similares vão deixar o último andar. No imponente edifício resta em funcionamento o piso térreo, ocupado com os vendedores de produtos hortícolas, frutas, talho e peixaria.
Segundo já anunciou Carlos Pinto, presidente da Câmara (PSD), o último andar vai ser disponibilizado pelo município para instalação de um contact center na área das telecomunicações que vai arrancar em Outubro. Aos feirantes vão ser entregues espaços temporários para os stands de venda no terraço de Sporting Shopping no centro da cidade, a partir de 1 de Junho, situação que motiva receios e alguns protestos. Até lá, alguns dizem que não têm onde vender.
“Ninguém dialogou connosco. A Câmara mandou-nos uma carta no dia 8 com ordem para sair no dia 20. Ninguém está contente com isso”, refere José Henriques, enquanto desmonta o stand com outros dois irmãos. “Investimos três mil euros em hasta pública para ter este stand há uns oito anos e mais de cinco mil em mobiliário. Sempre nos incentivaram a ter um espaço atractivo. Agora tratam-nos assim”, acrescenta. “Há grandes interesses em relação a este edifício. Com os pequenos, como nós, ninguém se importa”.

“DAVA PARA FAZER A NOSSA VIDA”
O mercado perdeu clientela com o aparecimento das grandes superfícies, mas, mesmo assim, “o movimento dava para fazer a nossa vida”, refere José Aguilar, de 74 anos e vendedor no mercado há quase 40, juntamente com a mulher, Nazaré da Assunção, de 77 anos.
“É uma pena ver isto desaparecer sem pudermos dizer nada”, lamentam, recordando que tinham arrematado o stand que agora desmontam por 1500 euros. Agora, vão fazer outras feiras: “no Fundão, no Paul e Unhais”.
Por sua vez, os irmãos Henriques vão deixar o concelho. “Temos muita pena, porque somos de cá, mas vamos fazer Fundão, Sabugal, Guarda e Castelo Branco”.

Diário XXI

Dia Mundial do Teatro