sexta-feira, novembro 30, 2007

Federação Portuguesa de Esqui com nova casa

Laurentino Dias ouviu Carlos Pinto voltar a falar da criação de uma zona de jogo na Serra da Estrela

A Federação Portuguesa de Esqui (FPE) inaugurou na última sexta-feira, na Covilhã, as suas novas instalações, numa cerimónia apadrinhada por Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto. A ocasião foi aproveitada por Carlos Pinto para voltar a falar do projecto da criação de uma zona de jogo na Serra da Estrela em complemento aos desportos de Inverno.

O edil defendeu que esta seria a «forma de oferecer lazer associado à neve, financiar todos estes projectos e torná-los realidade, porque não podem ser financiados só pelo Estado». Já o responsável pela pasta do Desporto assegurou que a Serra da Estrela vai merecer uma atenção especial do Governo, uma vez que é a «única região em Portugal onde é possível a prática de desportos de Inverno». De resto, considerou que «obviamente» a sede de uma Federação, bem como «aquilo que pode ser o movimento do esqui em Portugal tem que estar concentrado na zona da Serra da Estrela e da Covilhã». Sem querer falar em projectos em concreto, Laurentino Dias adiantou que estão em estudo várias medidas relacionadas com o incremento das modalidades de neve. «Com as condicionantes que Portugal apresenta para a prática desta modalidade, mas sabendo que há muita gente que vai lá fora fazer esqui, será óptimo se conseguirmos criar condições para que possam ter aqui uma fase de adaptação e habituação de treino e será um factor de ajuda ao desenvolvimento desta região», disse.

Confrontado com a vontade da FPE em ter atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno, o governante salientou que o Estado tem a «responsabilidade de ajudar a criar condições até ao momento em que a prova se inicia». A partir daí, resta esperar que a «sorte esteja do nosso lado». Na cerimónia de inauguração da nova sede, localizada nas Galerias de S. Silvestre, José Pinho, presidente da FPE, anunciou que o projecto "Brincar na neve é bom" vai envolver cerca de 100 jovens e familiares. A «"menina dos olhos"» da Federação quer incentivar a prática da modalidade, bem como encontrar novos valores para juntar aos seis atletas que disputam regularmente provas internacionais com o objectivo de conquistarem um lugar nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010. O dirigente explicou que as actividades vão ter início «mal comece a cair neve» na Serra. As inscrições estão abertas e são gratuitas, num projecto orçado em 25 mil euros e que é apoiado pelo Instituto do Desporto de Portugal e pela Federação Internacional de Esqui.

Para José Pinho, «toda a criança deve tentar fazer esqui, pelo menos, uma vez na vida», dizendo-se optimista quanto ao futuro, mesmo com a ameaça da neve poder cair cada vez menos no nosso país. É que, segundo o dirigente, «há pistas artificiais e sintéticas que permitem sempre a prática do esqui, tal como acontece noutros países».
O Interior



Sem comentários: