quarta-feira, novembro 28, 2007

Polémica nos estatutos da AAUBI

A Assembleia-geral de Alunos (AGA) do passado dia 22 de Novembro teve como ordem de trabalhos a “alteração dos estatutos da Associação Académica da Universidade da Beira Interior”.

Com pouca assistência, em parte devido à repentina marcação, esta assembleia serviu para eliminar certas restrições ao acto eleitoral por parte dos ubianos. Limitações que inibem os alunos de mestrado, pós-graduações e doutoramentos de votar para as eleições da AAUBI e convocar assembleias extraordinárias.
Saulo Nunes, aluno de mestrado de Arquitectura, afirma que a não alteração atempada dos estatutos prejudica a participação democrática nas eleições para os representantes da AAUBI, “não vejo os meus direitos defendidos, sendo igualmente aluno da UBI, pois não tenho poder decisivo”. Contrariando os estatutos, em concreto o artigo 2º: “A AAUBI rege-se pelos seguintes princípios: democraticidade; todos os estudantes têm direito de participar na vida associativa, nomeadamente o de eleger e ser eleito para os corpos directivos da AAUBI”.
Bruno Carneiro, ex-presidente da AAUBI, fez referência à mesa da AGA para que estas alterações fossem postas em prática imediatamente, para isso a acta desta assembleia devia ser aprovada em minuta e entraria automaticamente em vigor, mas a sua ideia foi recusada pela mesa. “Esta AGA foi tardia, ou se fazia mais cedo para que entrasse já em vigor, ou então se o problema não tivesse resolução imediata, mais valia não se ter feito.”
Ana Domingues, aluna de Engenharia Informática, sublinha que “se nem a associação académica faz por preservar os nossos direitos, quem o fará?”
No dia 12 de Dezembro realizam-se as eleições para a AAUBI, mas só alunos de licenciatura (1ºciclo) irão votar.


Urbi et Orbi

Sem comentários: