quarta-feira, novembro 21, 2007

"Mentiroso Compulsivo" e porque não um Oásis...!!!

Covilhã volta a ter duas piscinas

A Câmara da Covilhã voltou a abrir concurso para a construção da piscina-praia e da piscina do Teixoso. Obras que fazem parte das recentes promessas da maioria social-democrata que lidera o concelho.

> Eduardo Alves
A reunião da passada sexta-feira, 16 de Novembro, teve como principal destaque a adjudicação de construção de duas piscinas no concelho. Isto porque, a autarquia tinha já dado luz verde para o arranque dos trabalhos, mas o Tribunal de Contas deu parecer negativo ao processo e o concurso ficou sem efeito.
Na reunião de sexta-feira, a construção das duas piscinas foi novamente atribuída. Um investimento de três milhões e trezentos mil euros que vai servir “para dotar a parte Norte do concelho de duas infra-estruturas de lazer que até aqui não existiam”, adianta João Esgalhado, vice-presidente da Câmara da Covilhã.
Já a oposição tem leitura diferente a mostra-se céptica perante o local da construção “da futura piscina da Covilhã”. Uma estrutura que ficará localizada junto ao Jardim do Lago “e que desde o início fica condicionada em espaço e em situação”, garante Miguel Nascimento.
A construção da Piscina Praia da Covilhã e da Piscina de Lazer do Teixoso deve arrancar no início do próximo ano e, segundo a autarquia, as obras têm um prazo de 180 dias. Ainda assim, nas contas do vice-presidente social-democrata, os covilhanenses “devem poder usufruir destas estruturas já este Verão”.(...)
Urbi@Orbi

.................................

Há quem diga mentiras caridosas.
Há quem minta por vício.
Há quem diga meias verdades.
E também há quem diga sempre a verdade.
Insofismável é o facto da mentira marcar presença nos mais variados aspectos da vida:
Nas relações amorosas, na publicidade, na política, nas relações de trabalho...


Existem, além destas, um outro tipo de mentiras: as provenientes do chamado mentiroso compulsivo, que mente sistematicamente e aparentemente sem razão.
Aqui estamos já a lidar com alguém para quem a mentira assume contornos de dependência, tal como o álcool ou a droga.
A mentira torna-se um vício, já que é dita de forma compulsiva, ou seja, o mentiroso tem consciência que está a mentir mas não consegue controlar esse impulso.
Ao mentir sistematicamente, o mentiroso compulsivo provoca grande sofrimento naqueles que lhe estão próximos, tornando infernal o ambiente daqueles que lidam com ele diariamente.
A situação é, no entanto, passível de tratamento ao nível da psiquiatria e psicologia clínica.
O primeiro passo, tal como em outro tipo de vícios, é a pessoa assumir que mente deliberadamente e que precisa de ajuda para se libertar de algo que lhe tem vindo a estragar e prejudicar a vida.
O tratamento, segundo os especialistas, será a busca do conhecimento de si próprio, permitindo que a pessoa se liberte desta bengala que é a mentira.
Segundo estes, estas pessoas sofrem de uma grande perturbação ao nível do controlo dos impulsos(...)

Sem comentários: