Na altura, em Janeiro de 2007, muita "tinta correu" sobre este caso. Tanto jornais regionais como nacionais fizeram a cobertura deste fenómeno e nem mesmo a televisão quis faltar "à festa".
Quem não se lembra destas fantabulásticas declarações do então responsável pelo PNSE, senhor Fernando Matos:
1 - "o mau tempo que se verificou no final de Novembro, sobretudo o vento forte, derrubou uma torre de iluminação e de comunicações móveis que caiu sobre os tubos da canalização, rebentando-os. A partir daquela altura, os resíduos escorrem pela serra."
2 - “trata-se de uma situação que nos preocupa, mas que ainda não foi possível resolver devido às condições climatéricas”
Coincidência ou não, o que é certo é que este senhor "desapareceu do mapa". Nunca foram apresentados os motivos para tal situação, mas algo me diz que estas declarações devem ter estado na origem desse afastamento...
Mas por vezes "rei morto, rei posto" não é solução e aqui na Serra da Estrela parece que muito menos. E quer saber porquê?
Ora veja o que a seguir lhe apresento e já lhe explico:
Já deve estar a perceber do que estou a tratar, não já?
E se lhe disser que estas imagens foram captadas o passado dia 4 de Novembro de 2007
Veja ainda o video:
Nem sei bem por onde começar...
Em Janeiro de 2007, e após um comentário que recebi num outro post (que deixava antever que havia esgotos a correr a céu aberto na zona da Torre), lancei-me no terreno para tentar descobrir os mesmos.
Não foi nada difícil. Chegando à Torre, bastou dar uma volta em redor dos "mamarrachos" (desculpem... edifícios) e perceber onde estaria o tal "filão" que se podia ver de todo o lado. Lá estava ele... o reflexo no pôr-do-sol não enganava.
Tirei algumas fotos que publiquei neste post que serviu de base para a divulgação duma situação verdadeiramente vergonhosa, e serviu de mote a várias notícias que foram publicadas em N jornais e divulgadas na televisão.
Na altura eu perguntava quem seriam as entidades responsáveis por esta situação e apenas uma, o Parque Natural da Serra da Estrela, na pessoa do então director Fernando Matos, veio a público. Um rol de declarações descabidas e esfarrapadas, serviram de desculpa para escamotear um problema demasiado grave, mas rapidamente serviram para abafar o caso, como se tudo já estivesse a ser resolvido. Mais incrível foi ver outras entidades, também com responsabilidades na matéria, estarem "caladas que nem ratos". Porquê? Ainda hoje gostava de saber porquê...
Pois bem... foi no passado fim-de-semana, que alguns leitores deste blog, pertencentes ao movimento ECOPROJECTO, depois de se terem deslocado ao ponto mais alto da Serra da Estrela, depararam-se (AINDA) com a pouca vergonha que as fotos documentam.
De Janeiro de 2007 a Novembro de 2007, continuaram a correr a céu aberto Esgotos pela Serra da Estrela!
Já em Janeiro de 2007 se dizia que o problema estava identificado desde Novembro de 2006. Assim sendo, faz este mês precisamente um ano, que há Esgotos a correr a céu aberto na zona da Torre, encosta abaixo, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela!
Pergunto:
1 - até quando teremos que esperar para ver esta situação resolvida?!
2 - até quando é que tudo o que se tem passado na Serra da Estrela continuará a não ser alvo de punição?
3 - até quando é que os responsáveis das entidades competentes, de tudo o que se tem passado na Serra da Estrela, vão seguir impunes, em relação aos problemas que vão sendo apresentados neste e noutros blogs?
4 - até quando é que a Serra da Estrela vai continuar a ser gerida desta forma arrogante e desrespeituosa como tem sido até agora?
Por mim BASTA! Já chega de tanta m****... e não me refiro apenas aos esgotos!
ps: é neste tipo de infraestruturas que os 100 milhões anunciados do programa PITER deviam ser investidos e não no financiamento de "elefantes brancos" como os que se querem financiar... por exemplo ampliação da estância de esqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário