terça-feira, maio 09, 2006

Onde se Kompra Gasolina mais Barata......

O aumento do preço do petróleo penaliza o orçamento das famílias e a actividade económica em geral.
Com os consecutivos aumentos dos combustíveis, saiba que ainda é possível poupar ao abastecer o depósito. A «Agência Financeira» comparou marcas, gasolineiras e preços e revela-lhe quais as mais vantajosas.
Além das três principais petrolíferas do país, onde os preços são mais noticiados, existem muitas outras empresas em que os preços aplicados são mais reduzidos. Mas a diferença é ainda mais acentuada quando comparamos somente as marcas brancas disponíveis no mercado. Existem, também, diferenças quando falamos no preço médio dos combustíveis nas diversas regiões do país.
A média de preços mais baixa ocorreu nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Alentejo, enquanto o Norte do país as discrepâncias podem chegar aos 16%, e no Algarve a 3%, isto segundo os dados recentemente divulgados pela Autoridade da Concorrência (AdC).
Gasóleo pouco acima de 1 euro no Carrefour e E.leclerc
O grupo Carrefour tem três postos de abastecimento, em Braga, Gaia e Montijo, onde os preços cativam cada mais os consumidores. No Montijo, cada litro de gasóleo custa 1,01 euros, enquanto a gasolina sem chumbo de 95 octanas está fixada nos 1,26 euros e cada litro da gasolina de 98 octanas custa 1,33 euros.
Se avançarmos em direcção ao norte do país, a diferença no custo do gasóleo é ainda maior. No mesmo grupo, cada litro deste combustível custa em Vila Nova de Gaia 1,034 euros e em Braga 1,039 euros por litro.
Já as gasolinas da mesma marca, ainda na cidade de Vila Nova de Gaia, são mais caras que no Montijo. A gasolina de 95 octanas custa 1,274 euros e a gasolina sem chumbo de 98 octanas custa por litro 1,359 euros. Em Braga, as gasolinas são mais caras.
Para além do Carrefour, também a E.leclerc, que tem mais de doze postos de abastecimento espalhados pelo país, é bem conhecida dos consumidores que pretendem poupar ao abastecer o depósito do automóvel.
Chaves tem dos preços mais apetecíveis, mas no Montijo, por exemplo, os preços são exactamente iguais aos praticados pelo Carrefour. O gasóleo custa 1,01 euros, a gasolina de 95 octanas custa 1,26 euros e o preço da gasolina de 98 octanas está fixado em 1,33 euros por litro.
Mas se viver na Figueira da foz, por exemplo, já compensa menos abastecer nesta marca, já que os preços sobem consideravelmente. O gasóleo custa 1,044 euros, gasolina sem chumbo de 95 octanas 1,308 euros e a gasolina de 98 custa 1,358 euros por litro.
Grupo Os Mosqueteiros com 5 cêntimos abaixo dos preços da concorrência
O Grupo Os Mosqueteiros tem actualmente 83 postos de abastecimento localizados junto das lojas do Grupo (Intermarché, Ecomarché, Vêtimarché, Bricomarché e Stationmarché).
Neste segmento de combustíveis o Grupo segue uma política de preços sem vales de compras nas outras insígnias e cerca de 5 cêntimos abaixo dos preços da concorrência.
Só a título de curiosidade saiba que, em 2005, e segundo dados divulgados à «Agência Financeira» por fonte oficial da empresa, os postos de combustível do Grupo representaram um volume de comercialização, em litros, superior a 182 milhões, um crescimento de 26,45% face ao ano de 2004, o que prova a preferência cada vez maior os portugueses por estas marcas.
Resta-nos falar do Jumbo. Ainda que só detenha actualmente um único posto de abastecimento, localizado em Aveiro, os preços dos combustíveis são mais baixos que a média. O litro de gasóleo custa 1,029 euros, a gasolina de 95 octanas está fixada nos 1,299 euros e a gasolina de 98 octanas custa 1,364 euros.

Sem comentários: