terça-feira, maio 16, 2006

Recuperar e preservar os habitats na ’Estrela’

Associação de Produtores Florestais do Paul, Parque Natural da Serra da Estrela e Universidade de Évora promovem um Seminário sobre gestão e Conservação de Habitats Prioritários no Sítio da Serra da Estrela, 18 Maio de 2006, na Universidade da Beira Interior, Auditório 8.1. Um encontro que tem por objectivo, divulgar o Projecto LIFE Natureza: Serra da Estrela, definir linhas estratégicas para o futuro da Serra da Estrela, promover parcerias para o desenvolvimento sustentável da Região e, por último, comemorar o 30º Aniversário do Parque Natural da Serra da Estrela.

Segundo a organização, a Serra da Estrela constitui um importante local de ocorrência de uma grande diversidade de habitats naturais com importância comunitária, alguns dos quais prioritários para a conservação.


Contudo, a degradação desta Serra tem sido uma constante, sobretudo nas últimas décadas, resultado de inúmeros factores como os incêndios florestais, o abandono da agricultura e da pastorícia tradicionais, a sobre-exploração dos recursos e mesmo a elevada pressão turística sazonal.

Com o objectivo de recuperar e preservar os habitats prioritários do Sítio da Serra da Estrela, teve início em Outubro de 2002 um projecto de gestão e conservação, financiado pelo programa LIFE, e promovido pela Associação de Produtores Florestais do Paul, tendo como parceiros o Parque Natural da Serra da Estrela, a Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior, a Universidade de Évora, os Conselhos Directivos dos Baldios de Cortes do Meio e Unhais da Serra e a Sociedade Agrícola Vale do Pastor Lda. [Kaminhos]

Sem comentários: