O Parlamento Europeu está a estudar uma proposta que passa pela aplicação de uma taxa sobre o correio electrónico e as mensagens de texto dos telemóveis (SMS).
A proposta foi apresentada por Alain Lamassoure, eurodeputado francês, do grupo Popular, noticia o «Jornal de Notícias», que cita a «Reuters».
Na prática, Alain Lamassoure quer que cada SMS passe a pagar um imposto de 1,5 cêntimos de euro e 0,00001 cêntimos de euros por cada correio electrónico enviado. «São minúcias», declarou o eurodeputado, «mas tendo em conta os biliões de transacções que se fazem por dia», em todo o Mundo, «isto poderá gerar imensos lucros».
O dinheiro desta potencial taxa serviria, posteriormente, para financiar os fundos comuns da União Europeia, funcionando como «impostos europeus».
A agência «Reuters» refere, ainda, que a UE está também a analisar a possibilidade de serem criados outro tipo de taxas, designadamente, sobre os bilhetes de avião ou sobre companhias petrolíferas.
Este tipo de medida é apoiada pela maioria dos governos, eurodeputados e pela Comissão Europeia, que têm vindo a estudar a melhor forma de avançar com os novos impostos.
Agência Financeira
Será que se vão lembrar também de taxar os milhões de posts que diariamente se escrevem para os blogs??
Sem comentários:
Enviar um comentário