segunda-feira, maio 08, 2006

Entrevista a José Mendes

Que visão tem deste jogo frente ao Desportivo de Chaves?
Apetece-me ir embora e deixar o futebol porque isto é uma vergonha. Com uma encomenda destas, e já não é só de agora, é no que dá: esta simples vergonha do senhor Nuno Almeida. Não podemos ser sérios, não podemos ser do Interior, mandam-nos para onde querem.

Está a responsabilizar o árbitro pela descida?
Isto é vergonhoso. E vergonha maior é para quem os nomeia. Fomos roubados uma série de jogos neste campeonato porque nós, mesmo não estando muito bem na segunda volta, tínhamos obrigação de fazer mais pontos. Não os fizemos porque os árbitros não nos deixaram. Esta é que é verdade nua e crua. O Sporting da Covilhã não merecia ir para a II Divisão. Quem nos empurrou para lá foram os árbitro, foi o senhor Luís Guilherme com as nomeações, com as poucas vergonhas que fazem aí a toda a hora. Esses senhores é fizeram com que fossemos para a II Divisão.

Está a referir-se ao lance do golo marcado pelo Luizinho?
Não foi só o 6-5. Foi uma série de faltas que o árbitro marcou quase sempre contra nós. Não podemos ser sérios e pagar a tempo e horas. Isto só é bom para quem é contra o Sporting da Covilhã e contra o José Mendes e os seus directores. Mas, como eu disse sempre, estão à vontade para pegarem no clube que o vão encontrar melhor do que quando eu cá cheguei.

Quando diz que lhe apetece ir embora é só apetecer ou vai mesmo?
Não sei. Eu faço um grande sacrifício e esta gente só tinha era que estar sempre a todo o momento ao lado desta equipa directiva. Estamos a fazer um trabalho inigualável e o clube vive horas boas em termos financeiros. Tivemos este desaire desportivo, mas os responsáveis têm rosto: os árbitros.

Tenciona fazer alguma exposição à Liga Portuguesa de Futebol Profissional?
Não vou expor nada, nem tenho que o fazer. Nós que, em relação a este jogo, vamos comer uma multa para abrirmos os olhos e pronto, não há nada a fazer. O senhor árbitro é que fez o que fez e vai sair aí escoltado, não tem problemas nenhuns. Vai chegar ao Algarve e rir-se porque o Portimonense ficou na Liga de Honra e o Covilhã desceu.

Foi ao balneário falar com os jogadores?
Não. Não fui porque eu acho que também temos culpa no cartório. Os nossos jogadores, a direcção também tem culpa, mas agora não vale a pena atirar responsabilidades a ninguém. O único responsável sou eu. O ano passado também fui o responsável por subirmos de divisão, por isso este ano, na descida, sou eu o único responsável.

O que é que faltou para ganhar este jogo?

Faltou-nos tranquilidade. E essa tranquilidade falta-nos há muito tempo. Fizemos uma primeira volta do outro mundo e julgamos que éramos Campeões do Mundo. Na segunda volta caímos direitinhos.

Quando é que começa a preparação da próxima época?
Não sei. Neste momento sai tudo: saem os jogadores, sai o treinador, sai tudo. O único jogador que tem contrato é o Real, de resto não quero saber aqui de mais jogador nenhum.

in Diário XXI

Sem comentários: