Os trabalhos, iniciados no final do ano passado, decorrerão durante 540 dias, devendo as obras estar concluídas até Junho de 2012.
Este equipamento terá uma extensão de 200 metros e será composto por um funicular com cabine para 15 pessoas, que circulará no actual traçado do Ramal de São João de Malta. A infra-estrutura tem um desnível de 62 metros e um elevador vertical que ligará o ponto de embarque/desembarque do funicular à Avenida 25 de Abril.
Estão previstos três pontos de paragem, com um tempo de dois minutos para todo o trajecto, permitindo transportar cerca de 200 pessoas por hora, em cada sentido. Informamos ainda que, durante o período em que decorrem os trabalhos, não será possível a circulação na escadaria do Ramal de São João de Malta.
A Câmara da Covilhã aprovou a abertura de concurso público para a construção do funicular de São João de Malta. Um investimento de cerca de um milhão e 600 mil euros que terá um prazo de execução de um ano e meio.
Com 200 metros de comprimento e 19 graus de inclinação, este equipamento será construído no Ramal de São João de Malta e vai unir o Largo de São João de Malta e a Rua Mateus Fernandes. Um projecto inserido no Plano de Mobilidade Pedonal da Covilhã que pretende "facilitar o acesso pedonal à zona mais antiga da cidade", explica Luís Barreiros, presidente em exercício na reunião do executivo covilhanense que decorreu na passada sexta-feira.
O Plano de Mobilidade prevê "o recurso a meios mecânicos e pontes para ultrapassar o acentuado declive da Covilhã". Neste âmbito, está a funcionar desde Março de 2009 o funicular de Santo André, um investimento de cerca de 500 mil euros com uma extensão de 90 metros que faz a ligação entre a Calçada Alta, junto à UBI, e o Mercado Municipal.
Por: Susana Proença
Ficheiros para Download
Sem comentários:
Enviar um comentário