terça-feira, fevereiro 01, 2011

Funicular de São João de Malta

Obras tiveram início em Dezembro .No âmbito do Programa de Mobilidade Urbana que a Câmara Municipal da Covilhã tem vindo a desenvolver, informamos que começaram as obras de construção do Funicular de São João de Malta, que ligará a Rua Mateus Fernandes ao Largo de São João de Malta e à Avenida 25 de Abril.

Os trabalhos, iniciados no final do ano passado, decorrerão durante 540 dias, devendo as obras estar concluídas até Junho de 2012.

Este equipamento terá uma extensão de 200 metros e será composto por um funicular com cabine para 15 pessoas, que circulará no actual traçado do Ramal de São João de Malta. A infra-estrutura tem um desnível de 62 metros e um elevador vertical que ligará o ponto de embarque/desembarque do funicular à Avenida 25 de Abril.

Estão previstos três pontos de paragem, com um tempo de dois minutos para todo o trajecto, permitindo transportar cerca de 200 pessoas por hora, em cada sentido. Informamos ainda que, durante o período em que decorrem os trabalhos, não será possível a circulação na escadaria do Ramal de São João de Malta.


...........................

A Câmara da Covilhã aprovou a abertura de concurso público para a construção do funicular de São João de Malta. Um investimento de cerca de um milhão e 600 mil euros que terá um prazo de execução de um ano e meio.

Com 200 metros de comprimento e 19 graus de inclinação, este equipamento será construído no Ramal de São João de Malta e vai unir o Largo de São João de Malta e a Rua Mateus Fernandes. Um projecto inserido no Plano de Mobilidade Pedonal da Covilhã que pretende "facilitar o acesso pedonal à zona mais antiga da cidade", explica Luís Barreiros, presidente em exercício na reunião do executivo covilhanense que decorreu na passada sexta-feira.

O Plano de Mobilidade prevê "o recurso a meios mecânicos e pontes para ultrapassar o acentuado declive da Covilhã". Neste âmbito, está a funcionar desde Março de 2009 o funicular de Santo André, um investimento de cerca de 500 mil euros com uma extensão de 90 metros que faz a ligação entre a Calçada Alta, junto à UBI, e o Mercado Municipal.

Por: Susana Proença

in JF


Ficheiros para Download

Sem comentários: