sexta-feira, outubro 17, 2008

«crime na Quinta do Covelo»

"Bom dia"

"Venho informar que na semana passada foi cometido um crime na Quinta do Covelo. TODAS as árvores que se encontravam ali foram cortadas pela raiz...a razão? Os passeios estavam a ficar feios..."

"Havia árvores com mais de 20 anos ali e no entanto houve quem se lembrou que gostava de estacionar o carro mesmo no sitio onde estava a árvore (digo eu). Resultado, bora cortar todas as árvores e assim fica tudo livre pa deixar carros...

Eu tinha 3 árvores com mais de 15 anos a porta e todas foram cortadas, árvores pagas por mim, criadas por mim!!! ISTO É UM ULTRAJE!!! E depois vemos noticias a passar a dizer "uma árvore plantada por cada bebe nascido no Hospital da Covilhã..."! Cambada de hipócritas é que é!!!"

"Denunciem esta situação a quem conseguirem porque isto não se faz!!!"

Cumprimentos



Sobre as árvores...

"Estas questões (dos abates) ponderam-se no momento em que se escolhe a árvore a plantar. Acaba por ser um pouco inevitável que árvores de grande porte possam causar danos nos passeios; sobretudo se o substrato não permitir um crescimento das raízes em profundidade."

"A maioria das ruas portuguesas, mesmo de bairros modernos, são demasiado acanhadas para árvores de grande porte, e não apenas pela questão dos passeios. Deste modo, em muitas delas, seria preferível plantar árvores de menor porte e deixar as grandes árvores (tílias, plátanos, choupos,...) para os parques e jardins."

No estrangeiro também se observam grandes crimes contra as árvores; em Espanha, o panorama é tão mau ou pior! Já na Irlanda, o panorama é diferente; nunca vi um único caso de "podite". Em geral, as grandes árvores são deixadas para os parques e muitas ruas não possuem árvores, ou seja, só as plantam onde estas podem crescer "livremente".

"Tomara eu que as nossas ruas (e casas) fossem como as que vemos nas cidadezinhas de província nos EUA: moradias uni-familiares com jardins repletos de grandes árvores; em frente à vedação de madeira do jardim um largo passeio e, antes da rua, uma segunda faixa relvada e com mais árvores!"

"Pedro Nuno Teixeira Santos"

http://sombra-verde.blogspot.com/

http://arvores-do-sul.blogspot.com/

12 comentários:

Anónimo disse...

Quero deixar aqui a informação que a razão do abate da árvores se prendeu não com a estática mas sim porque as raízes das árvorese estavam a entrar para dentro dos esgotos e estavam a entupi-los daí a necesidade do abate não por estética mas sim por uma questão de saúde pública. Acrescento que concordo com a maioria das vossas posições acerca da covilhã e da maneira como a edilidade tem conduzido os destinos da cidade mas para não se cair no rídiculo é necessário ter todas as informações antes de dizer a primeira coisa que nos vem à cabeça.

Anónimo disse...

A minha reflexao depois de saber que tinha a ver com os esgotos?

Continua a ser vergonhoso. Pensasem nisso quando la meteram os esgotos.Ficou mais bonito assim.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Caro anónimo,

A Câmara, ou a respectiva Junta de Freguesia, da culpa não se livra. Isto apesar de em Portugal ser tradição esta morrer solteira.

Das duas uma:

- Ou a questão dos esgotos é mais uma "desculpa esfarrapada" para abater árvores;

- Ou, então, a questão dos esgotos deveria ter sido levada em consideração antes das árvores terem sido plantadas. Tivessem plantado outras espécies ou tivessem plantado estas noutro local.

Cortar árvores de 20 anos pela base é um crime, como criminosas são as podas a que assistimos todos os anos nesta e noutras cidades deste país.

Para se aferir da importância que a autarquia local confere à manutenção das árvores na cidade, basta referir que o último concurso público aberto para a poda de centenas de árvores, foi ganho por uma empresa local do sector...da construção e obras públicas!

Claro que a Câmara tem sempre uma defesa para esta situação, pois dirá sempre que foi esta empresa a que apresentou a proposta com o menor preço.

Mas, se assim é, da próxima vez que a Câmara abrir um concurso para fazer uma estrada, podem contar com uma proposta ultra-competitiva da minha parte. Como biólogo, de fazer estradas nada percebo, mas prometo que apresentarei um preço imbatível.

Mas o descaramento desta gente é tal que, quando confrontado com a poda das árvores na cidade (pelo "Diário XXI" há cerca de ano e meio atrás), um dos administradores da "Águas da Covilhã" ainda teve a distinta "lata" de atribuir a autoria desses serviços a uma das empresas que perdeu o dito concurso público. Por sinal, uma empresa do Porto, das mais conceituadas no sector.

Logo, há muitas coisas nesta cidade que estão para além do ridículo...São coisas, simplesmente, infames!

ljma disse...

Vêm-se árvores em todas as terras do mundo. Por cá também. Mas ou são cortadas como agora, ou são trucidadas lentamente com as rolagens ou podas radicais.

Caramba, eu nada sei disso. Mas não me parece que cidades, arruamentos e esgotos sejam incompatíveis com árvores, desde que escolhidas com cuidado. Custa-me a crer que *todas* as árvores do bairro (de muitos tamanhos, muitas idades e muitas espécies, de laranjeiras a nespereiras, passando por chorões, choupos e sei lá mais o quê) tivessem as raízes a entrar pelos esgotos. Sendo morador no bairro, acho que ele ficou muito mais feio.

Mas há mais: foram os moradores que compraram as árvores que agora foram cortadas, tanto quanto sei sem terem sido consultados ou, sequer, informados (eu não fui, mas admito que isso se tenha ficado a dever ao facto de não ter árvores no passeio). Isto não me parece nada correcto.

Anónimo disse...

O poveco é chatado..........sim, por aquilo cada vez mais se parece com o Algueirão.

Anónimo disse...

lol........sois todos uns poetas. Axo k antes de comentarem à toa deviam de se informar das coisas porque kem decidiu cortar as arvores foi a comissao de moradores do bairro do covelo. todas as pessoas k ali morram sabiam do k se ia passar. E as razoes de cortarem as arvores foi deviado a 2 coisas: as raizes rebentavam com o cimento dos passeios e na altura da primavera as casas e as ruas fikavam cheias de "nhanhas" akelas cenas brancas tipo algodao k as arvores deitam. Antes de mandarem as bokinhas deviam primeiro de se informarem das coisas! Halla

Anónimo disse...

nesa cidade de anormais,e assim, quando ha algo k nos chateia corta o mal pela raiz

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

A "blogosfera" revela o melhor e o pior das pessoas.
Temos então um "anónimo", mais um, que a coberto da "coregem do anonimato" se acha no direito de fazer considerações acerca dos outros.

Cortar as árvores pelos motivos apontados, tenha sido a comissão de moradores, a CMC ou qualquer outra instituição a responsável, só revela duas coisas: incompetência e infâmia!

Incompetência porque não souberam escolher as "espécies" a plantar e/ou o "local" onde as plantaram.

Infâmia porque cortar árvores adultas e saudáveis porque "rebentavam com os passeios" ou libertavam "nhanhas"(?!) só pode revelar a mesquinhez e a pequenez de certas mentalidades estilo "nov-rico".

Sendo assim, têm o bairro que merecem...

P.S. - Há uma diferença entre dar a cara e apontar factos indismentíveis e vir aqui a coberto do anonimato mandar umas "boquinhas" indigentes, do género "insulta e foge!"

Seja um homenzinho e assine com o seu nome, aquilo que pensa e diz!

ljma disse...

Anónimo "ke axa" que somos todos poetas,

Eu sou morador no bairro (na rua das Tílias) há sete anos e não sabia de nada. Conheço vizinhos na mesma situação. Aliás, nem sabia que havia uma comissão de moradores!

Custa-me a acreditar que uma maioria de vizinhos se sentisse incomodado com as árvores nos passeios porque quase todos mantêm árvores nos seus quintais.

E diga-me: nespereiras e laranjeiras deitam "akelas cenas brancas tipo algodao" (e não resisto a acrescentar "estás a ver?") a que chamou "nhanhas"? A sério?!

Pois, pois, lol aos molhos, sim... Diga-me cá, anónimo: poeta está visto "ke" o anónimo não é. Minimamente conhecedor de árvores também não. Ao menos é nosso vizinho?

José Amoreira

Anónimo disse...

É triste ver que ha pessoas a dar opiniões sem nada saberem. Estou a falar da pessoa que disse "a cena das nhanhas". Jovem (ou não) deixa-me dizer-te uma coisa, vivo no Covelo desde que me lembro, aliás fui dos primeiros a habitar naquela zona e acredita que nunca vi "nhanhas" nenhumas em lado nenhum. O que eu vi foi a Qta. a ficar MUITO mais pobre com esta decisão (venha la de onde vier). Se os passeios estavam partidos, que se cortassem apenas as arvores que estavam a estorvar e não tudo de uma vez. Na rua das Tilias não ha passeios partidos e as arvores que eu tinha a porta não tinham feito estragos nenhuns. Se as arvores estavam a minha porta e eu nunca me queixei, não são pessoas que vivem (ou não) la proximo que vão dizer que as minhas arvores as estorvam! Espero que gostem da merda que fizeram, agora temos uma urbanização fria, sem sombras e muito mas muito mais feia. Será que niguem vê que o que fizeram foi uma estupidez? E agora? Se estiverem arrependidos voltem a plantar arvores, mas não se esqueçam que para ficar como estava, so daqui a mais de 20 anos...

Anónimo disse...

emfim
sou dos moradores mais antigos daquele bairro e ja nao existe comissão de moradores . so algumas arvores tinham mais de quinze anos as outros eram relativamente recentes ou seja os esgotos ja la estavam.
Outra razao foi nao por estetica mas por segurança pis alem de rebentar com os passeios os muros tabem sofriam os mesmo e ate a estrutura da casa sofria.
Temos de mudar um pouco a mentalidade da covilha pois na nossa terra nao e feito tudo mal muito pelo contrario

Cumprimentos a todos

Anónimo disse...

Vivo na urbanização da quinta do Covêlo desde 1984 ( há 25 anos).Na época os esgotos já estavam feitos, não havia árvores, mas o ar que se respirava era puro, sem (nhanhas) ou outros.
Fica a pergunta . Se os esgotos da sua casa estão entupidos com as raizes das árvores que algúem se lembrou de plantar no passeio em frente ao portão da sua garagem ,vai continuar a regar a árvore,não utiliza mais a sua sanita e faz do tronco da árvore a sua casa de banho, ou coloca a árvore na lareira?
Caro vizinho anónimo, deixo aqui um pedido. Mande calar os cães que nos perturbam de noite, prenda os que fazem (nhanhas) nos passeios, e continue a regar as árvores que plantar no seu jardim.
Ana Simões