
Carta incompleta, escrita pelo Director do Sanatório sobre o encerramento, ao Director do Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos, Av. 24 Julho, Lisboa, em 21 / 04 / 1969 :
"Penhas da Saúde, 21 de Abril de 1969 ref. 353/D
Dando cumprimento ao despacho de V. Ex.a. venho prestar a informação que me é solicitada, sobre a carta dirigida por um grupo de doentes internados no Sanatório das Penhas da Saúde, a sua Excelência, o Presidente da Republica.
Mas, antes de mais, quero no entanto esclarecer – o que para V. Ex.a., certamente seria desnecessário – ser de todo em todo estranho àquela iniciativa, pois jamais troquei com os doentes quaisquer palavras, relativas ao Projecto de encerramento do Sanatório.
O meu pensamento perante aquela decisão, conhece-o V. Ex.a., através da demorada conferencia havida há tempos entre nós. De igual modo, o conhece o Ex.mo Senhor Dr. Lopo de Carvalho Cancella de Abreu, tanto na sua actual condição e Ministro da Saúde e Assistência, como na sua anterior qualidade de Director do Instituto.
À minha maneira de ser, ... de que não fosse a de uma argumentação, ... perante V.Ex.a.
Se desejasse servir-me de ... V. Ex.a., como Sua Excelência, e Ministro ...,que talvez me fosse fácil lançar mão ... altos 'canais' de influencia, que e de uma ... doentes, dirigida a Sua Excelência, o Chefe do Estado.
Pela mesma razão, não tenho vontade...estimulado a ideia e o desejo das Entidades responsáveis a agir num plano oficial, no sentido...que reputam numa desvalorização da região.
O gesto dos doentes vem confirmar o reflexo de tristeza e desolação que se apoderou da comunidade sanatorial, quando se oficializou, digamos, a noticia de um encerramento, de que já ocorriam rumores há alguns anos.
E, no caso do Sanatório das Penhas da Saúde, pode, com inteira propriedade, falar-se de comunidade, pois a sua localização na montanha, à distancia de 7 Km. da Covilhã, obriga a quase totalidade dos empregados a viver aqui, e assim, servidores e assistidos, constituem de facto, um aglomerado com vida própria, em que a convivência de uns e outros é constante, intensa e harmónica.
É este ambiente, o conforto das instalações, a sua higienização, o nível de tratamento, o calor humano que se p... para fazer reinar no Sanatório, e para o qual tanto contribuíram o facto do serviço de enfermagem ser assegurado por uma enfermeira religiosa, que leva muitos doentes a afeiçoarem-se ao ....
E, entre estes, alguns que tendo já frequentado e com conhecimentos, podem estabelecer confrontos e t...
É também peculiaridade de ..... de uma boa parte do seu Pessoal, ser integrado.. aqui se constituíram e têm como natural preocupação ... lhes será possível a colocação conjunta e também....
Quanto a mim conhece V. Ex.as. ... e as razoes em que o alicerço. Seria fastidioso...
Seja-me apenas permitido renovar, com a devida veracidade e não pelas opiniões alheias, que no estado da doença da tuberculosa, na estratégia que ainda devemos adoptar.. da luta antituberculose e no conjunto das acções que dispomos para aquele fim, se me afigura prem...o Sanatório das Penhas da Saúde.
Considerando o Sanatório das Penhas da Saúde, de o melhor, pelos menos entre os melhores do I.ªN.T., custa aceitar o seu desaparecimento, e ver ficarem ainda a funcionaruma largas centenas, senão para cima de milhar de camas, em inferiores condições de instalações e quiçá de rendimento clinico.
E nem se diga que a sua localização geográfica, seja obstáculo ao seu funcionamento, por relutância dos doentes em aceitar aqui o seu internamento, pois ainda, quando nos foi dada a conhecer a noticia do encerramento, tínhamos 220 doentes, não obstante o avultado numero de altas, por cura clinica, dadas no Natal anterior.
Para mim o Sanatório é um pedaço de mim mas de que me vou desprender-me, dolorosamente, como é natural.
Quanto aqui cheguei há ... anos , pa... port e magnificência do edifício, eram muito precários.. condições do seu funcionamento, e a existência de ... viviam doentes e empregados, estavam quase.. vel.
Com os nossos esforços e a determinação pude conceituar para esta Casa, a atenção , o carinho da Direcção dos Edifícios Nacional de Tuberculose,gastaram aqui muitos milhares de contos, na conservação do edifício e ampliação de instalações, nos serviços... melhoria de circulações, instalações de consultórios, central a vapor, lavandaria, aquecimento, aguas, câmaras frigorificas, clausura, renovação de mobiliário, etc.
O edifício e o recheio do Sanatório das Penhas da Saúde, representam hoje , dezenas de milhares de contos.
Desmobilizado da luta antituberculose.. de desejar que semelhante valor não se perca para o serviço e bem estar da comunidade portuguesa.
Seria doloroso e mais que isso, ver perder-se e caminhar para a ruína, tão bela unidade!
Aproveito o ensejo para apresentar a V. Ex.a. os cumprimentos da minha mais elevada consideração.
A BEM NA NAÇÃO
O DIRECTOR
Carlos Coelho
1 comentário:
Até eu que nunca cheguei a conhecer o sanatório em funcionamento tenho pena do estado em que se encontra, não só pelo que representou, mas pela imponencia que aquele edificio tem. Agora imaginem o que sente (ou iria sentir, não sei se ainda se encontra vivo ou n...) o ex Director Carlos Coelho se visse o estado em que se encontra...
Enviar um comentário