quarta-feira, maio 07, 2008

Martírio para pedir o Cartão do Cidadão

Pedir o Cartão do Cidadão pode ser uma dor de cabeça, especialmente na Covilhã ou no Fundão, onde se acumulam maiores filas. A situação está a motivar queixas de utentes e funcionários. É certo que o processo em si pode ser resolvido em cerca de dez minutos, mas o problema é lá chegar. E é preciso que o sistema informático onde se introduz o cartão não falhe.
A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) instalou um segundo posto na Covilhã, na última sexta-feira, mas a situação não melhorou. Carla Nunes viajou de Vales do Rio até à cidade porque tem o bilhete de identidade prestes a caducar. A jovem pediu dispensa de meio-dia no emprego e chegou depois das 12h00, mas só segunda-feira foi atendida. "Acho que deviam dar prioridade às situações mais urgentes", reclama.
Ana Maria Vale chegou mais cedo, pelas 10h00, mas às 14h30 ainda tinha quatro ou cinco pessoas à frente. "Mudei de residência e preciso de mandar uns papéis para França, por isso tenho que pedir o cartão". Quem chegou pelas 8h00 e conseguiu deitar mão a uma das 20 senhas distribuídas logo na altura teve garantia de ser atendido durante o dia.

Diário XXI

Sem comentários: