Tiago Sousa,
músico Barreirense, auto didacta, desde de tenra idade cultiva o gosto pela música e pelo Piano em particular. A sua avó, professora de piano, sempre o incentivou a tocar e embora o estudo não fosse a sua predilecção no seu inconsciente mantêm-se as horas a fio de música clássica, consumida de forma espontânea e pouco académica e que o leva a uma abordagem intuitiva. Não se considera pianista.
João Correia,
músico Lisboeta, passou grande parte da sua adolescência a tocar e a consumir música, mais tarde ingressou no Hot Club para assentar conhecimentos. Desenvolveu então todas as suas capacidades e neste momento apresenta-se como um músico de uma maturidade e criatividade incríveis. Além deste novo duo faz parte dos seguintes colectivos SAUMIK , Tape JUNk, Groove 4tet, Bruno Pernadas Ensemble, Coolective, Walter Benjamin, No Machine, The Shortcuts and Ferloscardo.
Juntos abordam o já extenso reportório que Tiago Sousa tem vindo a desenvolver desde de 2006 de onde já fazem parte Crepúsculo, Noite/Nuit, e recentemente The Western Lands editado na editora alemã Resting Bell.
A sua abordagem encontra inspiração na música de Erik Satie ou Federico Mompou, pela simplicidade e trabalho em formato de "canção", com a velha escola de minimalistas de Terry Riley, Tony Conrad ou Charlemagne Palestine, pela vontade de explorar as capacidades acústicas do Piano ou as capacidades hipnóticas do Drone, com a escola de guitarristas de John Fahey ou Robbie Basho, na sua abordagem a esse instrumento. Constrói música com um intuito narrativo, como é bom exemplo o seu último álbum, inspirado pelo livro de William S. Burroughs – The Western Lands. Tiago Sousa é um devoto à música, sem qualquer pretensão elitista, edita em cd-r ou on line, sem qualquer pudor e toca onde a sua música o levar, seja um café, uma galeria de arte, ou uma sala de concertos rock. Da sua lista de concertos figuram locais tão distintos como Galeria Zé Dos Bois, o Music Box, o Heliogàbal em Barcelona, as Livrarias Trama e Braço de Prata ou o Museu de Olaria em Barcelos.
Antes de se apresentar na 1ª parte do concerto de Shannon Wright na sua passagem por Lisboa, Tiago Sousa e João Correia propõem uma abordagem que junta o piano e a bateria, um formato pouco esperado, onde também há lugar para explorarem o reportório de guitarra.
O disco em:
http://www.digitalisindustries.com/foxyd/reviews.php?which=3427
www.myspace.com/tiagosousa
www.merzbau-label.org/tiagosous
www.virb.com/tiagosousa
Mariana Ricardo, nasceu em 1980 em Lisboa. Entre 1994 e 2001 tocou com os Pinhead Society, Velveteen e Lee and me. Toca actualmente com München e Rock Group Tiger. Compôs as bandas sonoras dos filmes "Xavier" e "Quatro Copas" de Manuel Mozos (2002 e 2007, respectivamente) e de "A Cara que Mereces" de Miguel Gomes (2004). Em 2007 assinou a Direcção Musical do filme "Aquele Querido Mês de Agosto" de Miguel Gomes. Entre todos estes afazeres, Mariana Ricardo tem tempo de fazer música delicada e intimista com ukuleles, pianos subtis e outras traquitanas com cordas. Belo.
www.myspace.com/marianaricardo
___________________________________________
http://www.team.jud.as
http://www.myspace.com/teamjudas
(+351) 964188865 | (+351) 962867409
Sem comentários:
Enviar um comentário