sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Encontro de motociclistas no Covão d'Ametade

Nota de imprensa da ASE

A Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela tomou uma posição sobre a concentração motociclista do fim de semana passado no Covão d'Ametade. Pode ler a nota de imprensa no site da associação.

http://ocantarozangado.blogspot.com/

......................................................





«Quinta, 21 Fevereiro 2008 22:52

Realizou-se este fim de semana (15,16 e 17 de Fevereiro) no Covão d'Ametade, PNSE, um encontro de motociclistas com a designação “Eskimos 2008”, que contou com a participação de cerca de 300 pessoas. Neste encontro, centenas de viaturas motorizadas circularam e aparcaram sobre o coberto vegetal, foram montadas grandes tendas aquecidas para servirem como refeitório e espaços de convívio, barraquinhas de “comes e bebes” e de venda de souvenirs, foram instalados vários geradores eléctricos, muita iluminação (de noite e de dia), muito som, duches quentes, foram feitos diversos fogos de campo em locais diferentes do Covão.»


Motards

Este encontro contou com o apoio da Câmara Municipal de Manteigas, da Junta de Freguesia de S. Pedro, da Direcção de Estradas da Guarda. Terá sido aprovado pelos serviços do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) e, de acordo com os organizadores, recebeu colaboração de técnicos do PNSE para a “preparação” do local.

Não defendemos o encerramento do Covão d'Ametade à utilização recreativa pelas populações. Mas entendemos que a preservação da beleza e ambiente tranquilo do local não é compatível com toda e qualquer utilização. Achamos por isso que o local deve manter-se destinado ao usufruto pelas populações, mas em actividades de baixo impacto quer para o ecossistema quer para os demais frequentadores.

Ora, para além do impacto directo evidente que o “Eskimos 2008” teve sobre o coberto vegetal do Covão d'Ametade (e que pode ter sido agravado pelas chuvadas que caíram neste início de semana), entendemos que esta iniciativa representa claramente uma utilização em tudo oposta ao desejável para aquele local. Até porque outros pedidos, para eventos igualmente impactantes e de natureza mais ou menos semelhante, se irão suceder, agora que foi aberto o precedente. Estranhamos por isso o apoio que as autoridades autárquicas lhe prestaram, do qual não se entende que contrapartidas possa ter havido, bem como o aval dado pelos serviços do PNSE, organismo que acreditávamos estar particularmente empenhado na preservação dos valores ambientais e simbólicos do Covão d'Ametade. É ainda maior a nossa estranheza quando contrastamos a presente benevolência destes serviços com anteriores condicionamentos impostas a outros eventos com muito menores impactos e melhor enquadrados nos esforços de protecção e educação ambiental.

Manifestamos assim o nosso desagrado por esta utilização de um espaço que deve ser de todos, até dos que pretendem nele encontrar a beleza calma dos valores naturais que o tornaram famoso. No nosso entender, a autorização deste evento é um exemplo de um abandono real a que, agora sim, o Covão está a ser votado.

Serra da Estrela, 20 de Fevereiro de 2008
A Direcção da ASE


A Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela

Sem comentários: