sábado, fevereiro 16, 2008

"Eskuimós"-Concentração Covão D'amatade 1's impressions


não pude hoje evitar em espécie de fim da tarde de dar um passeio até ao Covão, já lá não ia á um tempo e queria realmente ver como estava tudo a decorrer, se havia muitos motociclistas, como estava a organização a funcionar e fundamentalmente dar um passeio pela "natur". O que encontrei confesso não me desagradou, antes pelo contrário apesar de parecer absurdo, mas passo a explicar.

Entrei à turista, ninguém me disse nada, apesar da bilheteira estar logo ali ao lado. Olharam com olhar suspeito, mas fui entrando e rapidamente me encostei ao rio começando a disparar. Fui-me cruzando com com "Esquimós",motos, passei pela "Tasca Típica", com grande poça de lama a circundar o terreno, e rapidamente cheguei ao pé duma fogueira gigantesca e uma banheira com água a ferver que com uma tabuleta a dizer "Banho Turco" :) A tenda estava montada literalmente, enorme diria eu, primeiro cheguei-me á barraquinha do pão com chouriço, pedindo um imperial ao que a senhora educadamente disse que teria de entrar na tenda e aí satisfazer a minha sede. Fui entrando pois, deparei-me com os bares, a menina das senhas, um senhor cantando karaoke :) um expositor vendendo motos á escala, bonés, t-shirt's, e do outro lado a barraquinha das caipirinhas(tratam-se bem).Tirei a senha pedi uma imperial, e logo o Filipe, assim se chamava, pois apresentamo-nos e logo nos pusemos á conversa. O Filipe era de Chaves e estava encatado com o Covão "isto não existe" dizia ele. Perguntei-lhe se conhecia a Serra da Estrela ao que ele me respondeu que sim, mas nunca tinha estado no Covão. Entre goles de cerveja, foi-me contando que a concentração esteve para ser em Montalegre em Trás-os-Montes, mas que á última da hora não foi possível, começando então os contactos necessários para a realização do evento na Serra da Estrela. "A organização está cargo do motoclube de Vila do Conde" dizia-me o Filipe, "mas á mais motoclubes envolvidos" continuou, "isto é um grupo de amigos, foi um esforço muito grande vir-mos para aqui, a logística foi enorme, e os custos foram elevados, vamos ver se corre bem, mas não existia uma verdadeira concentração de inverno, e a Serra da Estrela é o sitio ideal". Conversa-mos ainda mais algum tempo e ficou feito o convite por parte do Filipe para aparecer durante o fim de semana para beber um copo e assistir á concentração.

Dei mais uma volta então pelo Covão continuando a "disparar", e ao vir embora quase á saída, fui abordado então por Nuno Cardoso, natural de Vila do Conde, pertencente ao motoclube daquela bela cidade, interpelando-me, "desculpa, posso dar uma palavrinha contigo, reparei que andavas a tirar fotos, por acaso não és da comunicação social", ao que respondi, "não, não", apresentamo-nos então e iniciamos a conversa. "Como entraste assim a tirar fotos, nós envia-mos informação para alguma comunicação social", perguntei-lhe então se tinha entrado em contacto com a comunicação da zona ao que me respondeu que não, reconhecendo a falha, mas não tinham enviado nada para a comunicação social da região, confessando-me que até a nível de organização, "foi mais por SMS, e contactos entre amigos dos amigos", tendo sido feito uma selecção existindo mesmo uma pré inscrição para tentar haver um certo controlo, "Vamos fazer tudo por tudo para minimizar, qualquer coisa que possa acontecer, sensibiliza-mos as pessoas para a questão do lixo, temos sacos espalhados por todo o Covão, e domingo temos aí um equipa para limpar tudo e deixar o Covão D'ametade tal e qual ele estava, queremos voltar e esperamos que as coisas apontem para esse sentido, é certo não nos podemos responsabilizar por todas as pessoas, mas vamos estar atentos a todas situações", Nuno contava-me então, "esperamos cerca de 300 pessoas", perguntou-me então de onde era, "sou da covilhã respondi eu" conversa-mos sobre os Lobos da Neve e das concentrações da Covilhã, das antigas no Pelourinho com todas aquelas touradas de que nós nos lembramos das quais ele não se lembrava e das mais recentes no Aeródromo. mas da qual também nunca tinha participado.
Perguntou-me então,"és ambientalista ou pertences a alguma associação" reagindo e apresentando-me. "è que sabes", dizia o Nuno, "estas coisas são realmente bonitas quando se partilham com todos, estes sítios como o Covão têm de se dar a conhecer, não pode ser só para vocês e para as pessoas da zona, concordo contigo e partilho a tua preocupação, mas as coisas bonitas este tipo de sítios e ainda por cima na serra da Estrela têm sem duvida alguma de ser para todos".

A conversa prolongou-se e que agradável que foi, não fosse o Nuno uma pessoa do norte, findamos a nossa amena cavaqueira e despedimos cordialmente, ficando uma visita prometida.






Sem comentários: