terça-feira, fevereiro 12, 2008

8 «O triunfo dos cotos» by CMC

Continuamos a assistir incólumes a esta babaridade, sentados a ler e a ver as fotos no computador como se não fosse nada conosco. A Camara da Covilhã continua o braço de ferro com as árvores, e Carlos Pinto deve andar a sonha-las de noite e a corta-las de dia...como diz Ljma, "Tudo isto é triste
................................


O triunfo dos cotos

«Há tempos escrevi aqui sobre o valor ornamental das árvores em espaços urbanos e sobre como muitas vezes transformamos as árvores que se pretendem ornamentais em cotos informes, com as "tradicionais" rolagens camarárias. Apresentei nesse artigo um exemplo (fotografia acima) que considerei ilustrativo, porque mostrava, lado a lado, uma árvore verdadeiramente ornamental e um desses cotos informes.

A árvore ornamental foi cortada (ou podada) hoje. O que dela restava à hora de almoço é o que mostro na fotografia abaixo.»

«As razões para este trabalho podem ter sido as melhores. Mas o meu dia-a-dia ficou muito mais triste agora. O Bairro do Rodrigo (onde não moro, mas onde levo o meu filho mais novo à escola todos os dias) é agora, para mim, muito menos interessante. Por boas que tenham sido as razões, tratou-se de um sacrifício e, para mim, doloroso. Podemos ter evitados males maiores, estou disposto a admiti-lo, mas o preço que pagámos foi terrível.

Foi o assistirmos, no Bairro do Rodrigo, ao triunfo dos cotos informes.»

Sem comentários: