sexta-feira, novembro 30, 2007
Cardápio - E porque hoje merecemos beber um bom vinho!
Notas de Prova
Aspecto: Límpido.
Cor: Cor ruby com nuances acastanhadas.
Aroma: Aroma com sugestões a frutos secos.
Sabor: Macio, boa estrutura, elegante, com um fim de boca amendoado muito agradável que persiste
Vinificação
O vinho Praça Velha Reserva é produzido a partir de uma selecção de vinhas com as castas Jaen e Trincadeira (na região da Cova da Beira, esta casta é conhecida por Tinta Amarela). As uvas que deram origem a este vinho foram desengaçadas e esmagadas, realizando-se uma maceração com contacto pelicular prolongado sendo a temperatura de fermentação devidamente controlada. Este vinho é alvo de um estágio de 6 meses em cascos de carvalho Francês e Americano e de 6 meses em garrafa pelo que, após este período fica apto a sair para o mercado.
Para ser bem apreciado, a garrafa que contém o vinho Praça Velha Reserva deverá ser aberta 30 minutos antes de ser consumida e deverá ser servido a uma temperatura entre 18ºC e 20ºC.
Mentiroso Compulsivo (2,5ª parte) - "diz que abre mas não abre"

Percalço atrás de percalço, já lá vão dois anos desde que o Centro de Hemodiálise da Covilhã está pronto para abrir as portas. Na semana passada, Carlos Pinto anunciou com pompa e circunstância o arranque da infraestrutura, como aliás já havia feito no Dia da Cidade.
Estranhamente, no dia marcado pelo edil, o edifício continuava "às moscas" e até os sócios da empresa desconheciam que estivesse prevista a sua abertura. Fazer política "para inglês ver" não é de bom senso, sobretudo quando estão em causa as expectativas de muitos doentes que continuam a fazer grandes deslocações para receber tratamentos.
Federação Portuguesa de Esqui com nova casa

O edil defendeu que esta seria a «forma de oferecer lazer associado à neve, financiar todos estes projectos e torná-los realidade, porque não podem ser financiados só pelo Estado». Já o responsável pela pasta do Desporto assegurou que a Serra da Estrela vai merecer uma atenção especial do Governo, uma vez que é a «única região em Portugal onde é possível a prática de desportos de Inverno». De resto, considerou que «obviamente» a sede de uma Federação, bem como «aquilo que pode ser o movimento do esqui em Portugal tem que estar concentrado na zona da Serra da Estrela e da Covilhã». Sem querer falar em projectos em concreto, Laurentino Dias adiantou que estão em estudo várias medidas relacionadas com o incremento das modalidades de neve. «Com as condicionantes que Portugal apresenta para a prática desta modalidade, mas sabendo que há muita gente que vai lá fora fazer esqui, será óptimo se conseguirmos criar condições para que possam ter aqui uma fase de adaptação e habituação de treino e será um factor de ajuda ao desenvolvimento desta região», disse.
Confrontado com a vontade da FPE em ter atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno, o governante salientou que o Estado tem a «responsabilidade de ajudar a criar condições até ao momento em que a prova se inicia». A partir daí, resta esperar que a «sorte esteja do nosso lado». Na cerimónia de inauguração da nova sede, localizada nas Galerias de S. Silvestre, José Pinho, presidente da FPE, anunciou que o projecto "Brincar na neve é bom" vai envolver cerca de 100 jovens e familiares. A «"menina dos olhos"» da Federação quer incentivar a prática da modalidade, bem como encontrar novos valores para juntar aos seis atletas que disputam regularmente provas internacionais com o objectivo de conquistarem um lugar nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010. O dirigente explicou que as actividades vão ter início «mal comece a cair neve» na Serra. As inscrições estão abertas e são gratuitas, num projecto orçado em 25 mil euros e que é apoiado pelo Instituto do Desporto de Portugal e pela Federação Internacional de Esqui.
Para José Pinho, «toda a criança deve tentar fazer esqui, pelo menos, uma vez na vida», dizendo-se optimista quanto ao futuro, mesmo com a ameaça da neve poder cair cada vez menos no nosso país. É que, segundo o dirigente, «há pistas artificiais e sintéticas que permitem sempre a prática do esqui, tal como acontece noutros países».
O Interior

Aluna da UBI ganha prémio de Inteligência Artificial
Joana Gonçalves, aluna de Engenharia Informática da Universidade da Beira Interior (UBI), venceu o Prémio Nacional de Trabalhos de Licenciatura em Inteligência Artificial (TieIA 2007), com o trabalho BiGGEsTS - BiclusterinG Gene Expression Time-Series, orientado por Sara Madeira, docente do Departamento de Informática da UBI. O galardão é atribuído pela Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial e será entregue na terça-feira, na sessão de abertura do Encontro Português de Inteligência Artificial (EPIA 2007), que irá realizar-se em Guimarães.
Pais Natal motards distribuem brinquedos

Os cerca de 25 Pais Natal motards vão desfilar pelas ruas da cidade da Covilhã, transportando os presentes, para os entregar às crianças das seguintes instituições: Casa do Menino Jesus (Covilhã); Abrigo dos Pequeninos Nossa Senhora da Conceição (Covilhã); Instituto Jesus Maria José (Dominguiso); e Centro Social do Tortozendo (Tortozendo).
Tornar o Natal das crianças carenciadas mais alegre e divertido é o motivo pelo qual o Serra Shopping e o Moto Clube da Covilhã Lobos da Neve se aliam nesta parceria cujo sucesso se deve também à colaboração de várias escolas e famílias da Covilhã entre os dias 1 e 5 de Novembro.
Em comunicado à imprensa, refere-se esta iniciativa enquadra-se na Política de Responsabilidade Corporativa da Sonae Sierra, mais especificamente nos seus valores de Responsabilidade Social, para que as necessidades dos mais carenciados sejam correspondidas.
Kaminhos
Festival de Tetaro da Covilhã - 30 Novembro :: CENDREV :: O VALENTÃO DO MUNDO OCIDENTAL

30 Novembro :: CENDREV :: O VALENTÃO DO MUNDO OCIDENTAL
O Valentão do Mundo Ocidental é a obra-prima de Synge, a peça que lhe trouxe fama internacional. Ao fazer com que Christy Mahon, o Valentão, acredite que matou o pai, ainda que tal não tenha acontecido, Synge explora as possibilidades cómicas do tema edipiano que envolvem tanto o parricídio como o incesto. Esta comédia esplêndida e extravagante adquire ressonâncias trágicas quando Synge, mais uma vez, faz contrastar o mundo do sonho ou da ilusão (o mundo do Valentão) com o mundo da realidade crua que não pode ser redimida pela imaginação (o mundo dos camponeses). Quando a peça foi apresentada pela primeira vez no Teatro da Abadia, em Dublin, o público provocou um tumulto, chocado com a violência da acção e com a imagem da Irlanda que ela veiculava.
Autor: John SyngeEncenação: José RussoCenografia e Figurinos: Sara Machado da GraçaIntérpretes: Álvaro Corte Real, Ana Leitão, Ana Meira, Elsa Oliveira, Figueira Cid, Jorge Baião, Maria Marrafa, Nelson Boggio, Rui Nuno e Victor Zambujo.

Top Models
A campanha, que vai ao ar na rede de TV americana CBS a partir de 4 de dezembro, foi produzida por Michael Roberts com fotos de Patrick Demarchelier .
***
Você deve estar se perguntando por que uma campanha aparentemente pronta e divulgada (abaixo) só vai ao ar em dezembro, certo?

Ora... a resposta é simples. É porque o fotógrafo acredita que, daqui até lá, vai conseguir fazer a modelo loura entender que é para dobrar a perna esquerda!
Óleos usados em Idanha-a-Nova vão produzir energia eléctrica no Boom Festival 2008

“Desta forma há vários contributos ambientais: será reduzido o consumo de combustíveis fósseis e reduzem-se as emissões de gases com efeito estufa”, acrescenta. O projecto é apresentado como uma iniciativa de intervenção comunitária, que vai englobar também uma campanha de educação das populações e acções de formação nas escolas. “Pretende-se também que haja sensibilização para um novo paradigma energético”, sublinha Jorge Fialho.
CONHECIMENTO VEM DO BRASIL
A acção conta com a consultadoria científica do Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (IPEC), organização não-governamental, sem fins lucrativos, sedeada em Pirenópolis (Brasil), ligada a meios de vida sustentáveis. “Alguns dos técnicos do IPEC, que colaboram com a ONU, o Banco do Brasil ou o MIT, virão a Portugal dirigir sessões de formação na conversão de motores a diesel para utilização com óleo vegetal usado”, destaca Jorge Fialho.
Cada freguesia terá o seu ponto de recolha
Autarcas são ponto fulcral no projecto
Dentro de semanas, “mal se consiga reunir todos os presidentes de junta”, está prevista uma reunião que marcará o ponto de partida do projecto no terreno. “Pensámos fazer a recolha porta a porta, mas devido à orografia acidentada do concelho, aos acessos difíceis e isolamento de algumas aldeias, achámos melhor ter os autarcas como intermediários”, explica Jorge Fialho.
Está a ser estudada a possibilidade dos presidentes de junta definirem com os residentes pontos de recolha dos óleos, “como mercearias ou outros locais centrais que venham a ser definidos”, conclui.

Óleo vai ser filtrado
O Óleo Vegetal Usado recolhido será submetido a um processo de limpeza e filtração, de forma a que possa ser utilizado como Biocombustível, sem adição de qualquer composto químico e fechando assim o seu ciclo de vida.
Diário XXI
Bomm 2008 Newsletter
http://www.boomfestival.org
quinta-feira, novembro 29, 2007
Dig for Fire: A Pixies Tribute
Mogwai, OK GO e They Might Be Giants são algumas das bandas que vão participar num álbum de tributo aos Pixies. O registo chama-se "Dig for Fire: A Pixies Tribute" e conta ainda com temas da banda norte-americana reinterpretados pelos British Sea Power, J Mascis (Dinosaur Jr.) e The Rosebuds, entre outros.
Dig for Fire: A Pixies Tribute MyspaceÉ problema da terra...
Excesso de nabos, falta de tomates e muito grelo abandonado."
Breves do Jornal do Fundão

Violência doméstica está a aumentar
São na maioria mulheres, entre os 24 e os 50 anos, com baixo nível de ensino e domésticas, as vítimas de violência doméstica no distrito de Castelo Branco. São elas que mais denunciam a situação, apresentando queixa junto das forças de segurança. Até Setembro, registaram-se no distrito 309 casos de denúncia e atendimento a vítimas de violência doméstica.
“É seguro comermos alimentos transgénicos”
A bióloga Maria Salomé Pais, natural de Orjais, é uma das maiores cientistas portuguesas, dedicando a vida à investigação na área da biotecnologia de plantas. O JF foi conhecê-la melhor e saber até onde a manipulação genética pode chegar. Sobre os alimentos transgénicos, diz que são bem testados e que é seguro entrarem na nossa dieta.
Cavaco desafia Interior a aumentar natalidade
O despovoamento que afecta o interior está a preocupar o Presidente da República, Cavaco Silva, que durante a primeira visita oficial que fez ao distrito da Guarda foi percebendo que esta, juntamente com a falta de emprego, é uma das principais carências da região. Por isso deixou apelos à iniciativa empresarial que, na sua opinião, poderá contribuir para fixar jovens e contribuir para o aumento da natalidade.
Covilhã
Banda da Covilhã comemora 63 anos com sarau inédito
Algumas das principais personalidades da cidade vão ser entrevistadas no “Covilhã em Directo” na Banda da Covilhã
Ponte de esparguete suporta 58,8 quilos
“BE promete lutar contra marosca”
Centro de alto Rendimento na Serra
Anunciou o secretário de Estado da Juventude e Desporto na inauguração da sede da Federação de Esqui na Covilhã
Termalismo: Passado, Presente e Futuro
Responsável do Lisboa-Dakar na UBI
Feira foi um “parto” feliz
O Departamento de Exposições da ANIL fez um balanço muito positivo do certame e já anunciou que vai repetir a experiência em 2008
Cinco fábricas têxteis fecharam no último semestre
“Decisões e Soluções” no edifício Galerias S. Silvestre
APOIO À APPACDM E APPC
Covilhã Solidária na quadra natalícia
Fresenius nega abertura do Centro de Hemodiálise
Sociedade
Na Câmara da Covilhã
Maioria PSD aprovou orçamento
Os vereadores do PS votaram contra o documento alegando que “não serve os interesses dos munícipes”
Paul
Trabalhadoras sem emprego nas vésperas do Natal
Multibanco encontrado perto de Caria
Grupo de encapuzados roubou caixa-multibanco da entrada principal de um shopping na Covilhã
Seis suspeitos no crime da Borralheira
Saberá o vento da aldeia se ainda haverá mineiros?
As Minas da Panasqueira procuram mineiros. Colocaram-se anúncios mas até há uns dias atrás não havia respostas. O fundo da mina, o domínio da noite eterna, continua a ser um desafio à coragem dos que ainda resistem nas aldeias do pinhal
O ganha pão de gerações durante décadas a fio
Regional
Peraboa
Ruy de Carvalho no magusto APAE
O actor Ruy de Carvalho e a familía foram os convidados de honra do magusto da APAE Campos Melo
Paul
Arraial à moda antiga na Santa Bebiana
A vila do Paul, vai viajar no tempo. As suas ruas centrais vão transformar-se num palco privilegiado de animação e tasquinhas integradas na Santa Bebiana
Paul
António Covita ganha eleições polémicas nos Produtores Florestais
Uma vida dedicada à solidariedade
Henriqueta Forte é um nome bem conhecido nos Três Povos. Enfermeira de profissão dedica anos à solidariedade
Desporto
II DIVISÃO
Na Covilhã nem tudo o vento levou
Soprou forte (até virou os bancos de suplentes), exigiu esforço aos jogadores mas não impediu a vitória serrana
Reacção albicastrense muito tardia
Cariense derrota Peso e “rouba-lhe” a liderança
Festival de Teatro da Covilhã - TRIGO LIMPO - TEATRO ACERT :: “DUAS HISTÓRIAS DE SOLIDÃO. DUAS HISTÓRIAS A SÓS”

29 Novembro :: TRIGO LIMPO - TEATRO ACERT :: “DUAS HISTÓRIAS DE SOLIDÃO. DUAS HISTÓRIAS A SÓS”
Na primeira história, uma personagem feminina reinventa o passado através do que tem guardado na sua memória esburacada. Relembra principalmente um companheiro e amigo do período revolucionário do pós-25 de Abril. Ele é agora membro do Governo. Ela viu a tomada de posse na televisão. Sozinha representa, entre a realidade e a ficção, o eu e o outro, os outros…Sem nunca perceber completamente quem é quem. Quem é um, quem é o outro. “Recomeça sempre baralhada pelo desespero de ver andar o mundo, sentindo que já não faz parte dele.” Na segunda história, uma personagem masculina, Ortov, é também um desesperado. Toma o público como testemunha de um crime que não sabemos se cometeu. Acredita mais no mediático do que na Justiça. Diz que matou a vizinha e explica detalhadamente as razões do acto, dando expressão às vozes que ainda ouve na cabeça: da própria vítima e respectivo marido, do psiquiatra…Relata a sua situação ao pormenor. Está mal, muito mal. Descobriu o mal de Ortov.
Autor: Eduarda Dionísio e Jaime RochaEncenação: Pompeu JoséCenografia: José TavaresIntérpretes: Ruy Malheiro e Raquel Costa

PJ identifica autor de disparo em bar, arguido em caso de distúrbios

Segundo a mesma fonte, o indivíduo, maior de idade, foi identificado e constituído arguido pelos distúrbios provocados, sendo que «o disparo não teve outra intenção», acrescentou.
A situação passou-se rapidamente, depois do indivíduo ter entrado no bar Espaço Covilhã com capacete.
Sol
Em exibição

Realizador: Phillip G. Atwell
Com: Jason Statham, Jet Li, John Lone, Nadine Velazquez
Duração: 103 min.
Site Oficial: http://www.warthefilm.com/
Filmes e Salas em exibição
![]() | Sala 1 Uma História de Encantar VP ![]() Sessões: 14:10; 16:30; 18:45; 21:40 NA |
![]() | Sala 2 Guerra ![]() Sessões: 13:40; 16:00; 18:20; 21:20 M/16 |
![]() | Sala 3 Beowulf ![]() Sessões: 13:50; 16:10; 18:30; 21:30 M/12-Q |
![]() | Sala 4 Gangster Americano ![]() Sessões: 13:30; 16:40; 21:10 M/16-Q |
quarta-feira, novembro 28, 2007
Santa Bebiana “ apadrinha” arraial à moda antiga
O apelo foi feito pelos responsáveis da festa da Santa Bebiana /Arraial à Moda Antiga, “ pedimos às pessoas que venham visitar-nos de 30 de Novembro a 2 de Dezembro, mas se for possível que vão ao baú das roupas e procurem vestir-se como antigamente faziam as gerações que nos antecederam. Queremos revisitar a tradição e dar uma imagem de arraial antigo o mais perto da realidade que quer retractar. Depois para quem quiser, pode adquirir o kit (archote e caneca) e participar na “sui generis” procissão da Santa Bebiana, onde não faltará o vinho e as orações a Baco, um dos pontos altos desta festa”.
Na verdade, pouco se conhece da história da Santa Bebiana nesta vila, resultante de não existir um grande saber popular desta profanidade.
Infere-se que, é a padroeira do vinho, outrora festejada por pastores

Este registo conseguiu-se recuperar há dois anos, sendo cedido pela esposa do falecido o pastor/pregador na festa de Santa Bebiana, sendo durante muitos e muitos anos, o responsável pela realização deste costume que acabou por perder-se após a sua morte.
Beber mas com moderação
Atendendo que esta tradição, já fazia parte dos costumes deste povo, principalmente dos homens, a Casa do Povo tentou junto das famílias e restantes idosos recuperar todo o material escrito. Chegamos à conclusão, por todo um conjunto de situações inerentes a esta festa, que tudo tinha a ver com o sistema de confrarias, onde as mulheres eram proibidas de integrar a procissão e a festa dos comes e bebes.
Esta entidade paulense conseguiu há dois anos repor esta referência cultural da vila depois de um longo interregno, visando por um lado recuperar esta tradição e por outro, incutir nos mais jovens a problemática excessiva do álcool.
Para além de todo o povo poder integrar a procissão, convidou alguns artesãos da comunidade a exporem os seus trabalhos, de forma a se projectarem no mercado do trabalho, sendo que, o sermão do pregador foca de uma forma irónica, o abuso do álcool na vida social.
Este ano pretende-se consolidar o evento, continuando a apostar na abertura das tasquinhas, onde o artesanato, a comida e a bebida, não falte. Haverá grande representação teatral à volta da temática e grande animação musical nos dias da festa, contando para isso com a presença de cerca uma dezena de grupos musicais e teatro de rua.
De facto, para além da presença de artesãos vindos de várias parte do país, haverá cantares à desgarrada, malabares de fogo, tiro de surpresa de canhão, peças de teatro, procissão e sermão de Santa Bebiana, repasto no arraial, falcoaria, castigo dos abstémicos, bênção dos ressacados, entre outras actividades que o programa deste ano contempla.
Animação constante
A organização a cargo da

No dia seguinte, sábado dia 1 de Dezembro, quiçá o mais forte desta iniciativa, pelas 15 horas, é tempo da abertura solene das tasquinhas – animação de rua. Uma hora depois terá lugar a peça de teatro para todos os públicos “Aqui há Baba do Ali Babá” (Vivarte) seguindo-se a Falcoaria Olivier.
Sons da Suévia, Andarilhos, Art Encena, Goleandos, Tripanu, Bailias, Fonte da Pipa, Tutiscatraputis, Andaluz/Danças do Ventre, Velha Gaiteira e Foles da Beira serão os grupos que não deixarão faltar a animação e a musica contagiante nas ruas e tasquinhas.
Momentos marcantes
Contudo, logo a seguir ao repasto no arraial, a partir das 21 horas, acontecerão dois momentos marcantes: Procissão de Santa Bebiana e Sermão à Santa no Largo da Praça com Pregador de fora. Quem quiser pode participar nestes peculiares momentos até responder na oratória, “Alegrai-vos, tripas, que aí vem o vinho! Antes da sopa, molha-se a boca! Com pão e vinho, já se anda caminho! Nem comer sem vinho beber, nem assinar antes de ler! No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho! Pão que sobre, carne que baste e vinho que farte! Por carne, vinho e pão, deixa tudo o que te dão! Quem bem come e melhor bebe, faz o que deve! Que chova, quer neve, quem tem sede bebe! Se bêbado te vires sentir, foge à companhia e vai dormir! Se queres andar bem disposto, bebe vinho, mas não mosto! Vinho doce, bebe-o como se nada fosse! Cerveja e vinho, só é bom sozinho! Se essa vida de cão só te faz sofrer…o remédio é beber!
Os festejos prolongam-se pela noite fora com a indispensável animação de rua e nas tasquinhas, mas antes terá lugar o Castigo dos Abstémicos.
Para o ultimo dia, domingo 2 de Dezembro, está reservado pelas 16 horas a Bênção dos Ressacados,animação no arraial e a Cerimónia Solene “Adeus ao Almude”, seguindo-se o encerramento com todos os grupos participantes.
Erada acolhe exposição internacional de Escultura e Paisagem
Doze obras de arte de grande dimensão vão fazer parte do quotidiano da freguesia da Erada de Dezembro a Março de 2008. Inserida no Projecto de Cooperação Transnacional Escultura e Paisagem no Arco Atlântico, esta iniciativa vai trazer expositores portugueses, espanhóis e ingleses até a esta pacata aldeia beirã.
Trata-se de uma

Integrado num projecto: Escultura e Paisagem no Arco Atlântico o programa desta cooperação internacional é muito mais vasto e pretende outros desígnios, “ promover os territórios, a arte, os artistas, gastronomia, cultura e arte popular, são objectivos deste projecto de cooperação internacional e de parcerias. A Exposição Internacional Itinerante vai animar esta região durante três meses, mas outras iniciativas merecem também o destaque;” garante José Armando Serra Reis, presidente da direcção da ADERES.
Aliar arte erudita a tradicional
Com efeito, depois da recepção dos participantes o programa começa com um colóquio no dia 30 de Novembro, entre as 14 horas e trinta e as 18 horas e trinta minutos subordinado ao tema “ Contribuições da Arte, Cultura e Património para o Desenvolvimento” que terá lugar no anfiteatro da Aderes - Cortes. Pelas 19.30 horas os participantes assistirão à abertura da Santa Bebiana - Arraial à Moda Antiga no Paul, seguindo-se um jantar num restaurante da Erada.
No dia seguinte, sábado dia 1 de Dezembro, o almoço será na Quinta da Caravela nas Taliscas - Paul, com produtos agro - biológicos. Pelas 15 horas será então feita a Abertura da 3ª Exposição Itinerante com animação de rua, sendo que ao mesmo tempo a Santa Bebiana – Arraial à Moda Antiga no Paul, integrada neste programa geral da ADERES continua com o seu programa próprio neste dia e no seguinte, sendo expectável que espanhóis e ingleses, para além de portugueses aproveitem para se integrarem neste peculiar festejo no Paul.
Já nos dias 22 e 23 de Dezembro, está prevista a inauguração do Centro de Noite e a Feira da Broa e das Papas na freguesia das Cortes.
Em Janeiro e Fevereiro 2008, nas freguesias da Erada e Sobra de S. Miguel, realiza-se a feira de Actividades Tradicionais/ Gastronomia e Animação de Rua.
Esculturas imponentes
De facto, o Projecto Escultura e Paisagem no Arco Atlântico, tem como principal objectivo a cooperação transnacional entre quatro grupos LIDER de três países diferentes: Portugal, Espanha e Inglaterra. Mas segundo Serra Reis, os parceiros espanhóis e ingleses têm forte tradição na arte e na escultura, “ chamo a atenção que os

Quanto às esculturas, algumas delas imponentes que pesam entre dez a doze mil toneladas feitas com materiais como o ferro e cimento entre outros e que vai seguramente prender a atenção dos visitantes,. “ Apelo à pessoas que visitem esta exposição porque valerá a pena, até porque é perfeitamente inédita e só possível porque nos juntamos a parceiros que já têm esta dinâmica e esta experiência” Enfatiza Serra Reis que acrescenta, “na inauguração vamos ter alcaides da Espanha e pessoas de Inglaterra e responsáveis do Programa LIDER +, no âmbito do qual esta iniciativa está integrada, chegou a altura de darmos atenção um pouco mais à sociedade do conhecimento, às artes e à cultura, é neste sentido que esta original Exposição Internacional Itinerante - Escultura e Paisagem no Arco Atlântico, aposta e pretende concretizar”Rematou o responsável da ADERES.
63º ANIVERSÁRIO - Banda da Covilhã
Programa das Comemorações do 63º Aniversário
Dia 30 de Novembro – Sexta-feira – DIA ABERTO
9:00 – 24:00 – Sede – Exposição/Demonstração de Instrumentos
17:00 – Convívio – Lanche – Sócios
10:00 – Hastear da Bandeira ao som do Hino 1º de Dezembro e Desfile pelo Centro Histórico da Covilhã, com Romagem ao Cemitério e deposição de uma Coroa de Flores (em caso de tempo chuvoso não se realizará)
16:30 – Teatro - Cine da Covilhã – 1º COVILHÃ em DIRECTO – ver Cartaz Definitivo.
20:00 – Jantar de Aniversário
Março – Escritura dos Estatutos da A.R.M.C. – Banda da Covilhã
Março – 1º Concerto da Primavera – 50 anos do Tratado de Roma
Abril – 1º Moda e Música – Concerto e Desfile de Moda
Maio – Entrega de toda a documentação e filiação no INATEL
Junho – 1º Covilhã Filarmónico 2007 – Músicos das Bandas do Concelho em Desfile e Concerto.
Junho/Julho – Férias Dó-Ré-Mi – Ocupação de Tempos Livres
Julho – Participação no Covilhã em Festa
Julho – Concerto de Trompas – Igreja da Conceição
Julho/Agosto – II Estágio da Banda da Sinfónica da Covilhã
Outubro – Dia 1 – Abertura Oficial da Escola de Música – Escola de Valores
Novembro – Magusto de St.ª Cecília – Padroeira dos Músicos
Covilhã: PJ procura autor de disparo no Espaço Covilhã

A situação passou-se rapidamente, depois do indivíduo procurado ter entrado no bar Espaço Covilhã com capacete.
«A senhora da limpeza e outro funcionário avisaram-no à entrada que o bar já estava fechado. Ele perguntou por alguém, não se percebe quem, deu meia volta, pegou numa pistola e disparou contra uma parede ao fundo das escadas», disse Lino Torgal, um dos proprietários.
«Depois saiu, pegou na mota que tinha estacionado à porta e foi-se embora», acrescentou.
O incidente foi registado pelas câmaras de vigilância do bar. «Pode não ser fácil identificá-lo, porque tinha capacete. Mas a moto deve estar bem visível», referiu aquele responsável.
Segundo fonte da PJ, está a ser analisada a possibilidade de

Festival de Teatro da Covilhã - TEATRO DO IMAGINÁRIO :: “UMA ÁRVORE COM HISTÓRIA”
“Quero crescer depressa e partir.“ Este é o desejo mais profundo e verdadeiro do Pequeno Pinheiro que quer arrancar as suas raízes e correr mundo, descobrir os mistérios dos oceanos, espreitar pelas janelas das casas, desbravar os céus. Mas será que para tudo isto ele precisa de abandonar a floresta? Segundo o conselho do amigo sol, na floresta o ar é mais saudável porque ele e todas as outras árvores contribuem para isso libertando o oxigénio necessário à vida. O Pequeno Pinheiro porém, deseja tanto deixar o lugar a que pertence que tapa os ouvidos ao apelo da natureza. A História do Pinheirinho trata-se de um conto onde a insatisfação e a curiosidade própria das crianças está bem presente e onde os amigos fazem a diferença, …..
Autor: Isabel BilouEncenação: Isabel BilouInterpretação: Ana Mota Ferreira, Augusto Graça e Dina Nunes

Estacionamento artístico!!
Há coisas fantásticas não há?
Polémica nos estatutos da AAUBI

Saulo Nunes, aluno de mestrado de Arquitectura, afirma que a não alteração atempada dos estatutos prejudica a participação democrática nas eleições para os representantes da AAUBI, “não vejo os meus direitos defendidos, sendo igualmente aluno da UBI, pois não tenho poder decisivo”. Contrariando os estatutos, em concreto o artigo 2º: “A AAUBI rege-se pelos seguintes princípios: democraticidade; todos os estudantes têm direito de participar na vida associativa, nomeadamente o de eleger e ser eleito para os corpos directivos da AAUBI”.
Bruno Carneiro, ex-presidente da AAUBI, fez referência à mesa da AGA para que estas alterações fossem postas em prática imediatamente, para isso a acta desta assembleia devia ser aprovada em minuta e entraria automaticamente em vigor, mas a sua ideia foi recusada pela mesa. “Esta AGA foi tardia, ou se fazia mais cedo para que entrasse já em vigor, ou então se o problema não tivesse resolução imediata, mais valia não se ter feito.”
Ana Domingues, aluna de Engenharia Informática, sublinha que “se nem a associação académica faz por preservar os nossos direitos, quem o fará?”
No dia 12 de Dezembro realizam-se as eleições para a AAUBI, mas só alunos de licenciatura (1ºciclo) irão votar.
Urbi et Orbi
Câmara da Covilhã aprova orçamento “de contenção”

“É de contenção tendo em conta o corte de verbas que o Governo tem vindo a fazer às Câmaras e, por outro lado, é de contenção porque ainda não temos conhecimento do que vai significar o Quadro de Referência Estratégico Nacional para as autarquias”, disse Carlos Pinto à “RCB”, sublinhando, porém, que os documentos reflectem a continuação de obras já lançadas e, também, projectos novos. “Trata-se de continuar as que estão lançadas e prever o lançamento de algumas obras novas, como as piscinas da Covilhã, infra-estruturas do Parque Industrial do Tortosendo e outras”, acrescentou Carlos Pinto. Entre os novos investimentos está, por exemplo, a transformação do Teatro Cine em Teatro Municipal da Covilhã, cujo valor contemplado para a empreitada é superior a três milhões e meio de euros.
“É um orçamento de estabilidade e veremos como o ano de 2008 se apresenta designadamente no que diz respeito às candidaturas que venham a ser possíveis em relação aos fundos comunitários. A evolução dar-se-á em função das eventuais notícias que as câmaras tenham sobre o QREN”, acrescentou Carlos Pinto à estação de rádio fundanense.
PS EM OPOSIÇÃO
As Grandes Opções do Plano para 2008 da Câmara da Covilhã mereceram os votos contra dos vereadores Miguel Nascimento e Vítor Pereira, da bancada do PS, por considerarem que “o orçamento real” é de 30 milhões de euros e não de 84, como consta dos documentos. Na declaração de votos entregue após a votação, os socialistas afirmam que mais de 60 por cento da receita prevista se baseia na venda de imóveis.
“Constatamos que 62,2 por cento [53 milhões de euros] do total da receita se baseia na venda de bens de investimento”, sublinhando que se trata de uma expectativa “irreal” tendo em conta a conjuntura do mercado imobiliário. “A lista de património a alienar é pormenorizada quanto à identificação dos imóveis, mas não indica qualquer valor de mercado pelo que a estimativa de 53 milhões de euros não tem qualquer suporte real”, concluem.
Diário XXI