sexta-feira, janeiro 13, 2006

Sindicato propõe acordo de empresa para SMAS da Covilhã

Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) vai apresentar ao presidente da Câmara da Covilhã um “acordo de empresa para garantir direitos iguais” aos trabalhadores do sector público e aos que vierem a ser recrutados para empresa municipal em que os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) serão transformados.
Segundo José Alberto Baptista, dirigente do STAL, “o acordo vai ser enviado à Câmara nos próximos dias”. O sindicalista falava após uma reunião mantida com Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, realizada na terça-feira.
De acordo com aquele dirigente, “o edil assumiu compromissos claros” que indiciam abertura para assinar o acordo, nomeadamente, no que diz respeito à metodologia de requisição dos trabalhadores, direito de opção, garantia do vínculo público e do direito à carreira.
A proposta do STAL contempla ainda a necessidade de garantir “horário de trabalho e uniformização de direitos entre trabalhadores com vínculo público e privado”.
O acordo é considerado pelos dirigentes com um “factor essencial para evitar a instabilidade” entre os mais de 250 trabalhadores dos SMAS sublinhando, contudo, que a decisão de empresarializar a estrutura “é precipitada e injustificada”.[Diário XXI]

Sem comentários: