quarta-feira, janeiro 18, 2006

Dia 22, decidimos nós!

Depois de um trabalho exemplar na tentativa de criar uma dinâmica de vitória da candidatura de cavaco, as sondagens começam a aproximar-se da "verdade". É que as comparações, dia 22 à noita, vão ser feitas com as últimas projecções… se bem se lembram cavaco, que hoje aparece com margem reduzida já muito perto dos 50%, foi-nos apresentado com valores de 60%!

Também outras candidaturas, que chegaram a ter 3, 4, depois 5%, aparecem agora com valores de 7%... outras que se situavam abaixo dos 10%, já surgem bem acima deste valor!

No fundamental o objectivo foi conseguido! “O candidato da direita é o vencedor”… nada mais falso, mais eticamente reprovável.

Infelizmente para quem sempre suportou cavaco e as políticas que este incorpora, não são sondagens encomendadas que determinam os vencedores, ajudam é certo, mas a última palavra cabe-nos a nós! E sem ambiguidades, sendo importante ir “às urnas votar”, não é indiferente o “sentido de voto nalgum dos candidatos, branco, nulo ou n'O Padrinho”.

Um pequeno exercício… 150 eleitores. Todos vão às urnas. 95 não querem cavaco… 15 sempre o apoiaram, e outros 40 gostam daquele que ganha e, produto das sondagens, vão votar cavaco.

Portanto, cavaco tem 55 votos, que no universo de 150, está bem longe de uma maioria absoluta…, concentremo-nos nos outros 95.

Destes 20 votam Jerónimo (estarei a ser generoso? Acho que não, e isto é um mero exercício…), 15 soares, 5 alegre e outro 5 dividem-se ente louçã e garcia pereira… temos aqui 45 dos 150 eleitores.

Havia, no entanto, 95 que não querem cavaco. Onde estão estas 50 alminhas que faltam? bem, destas 50 almas, 40 esclarecidas votam padrinho e 10 em branco. Como o padrinho não estava, andava ocupado em importantes missões e o staff da sua candidatura se “perdeu” em actividades lúdicas, mas de extrema importância, na sede da máfia, não apresentámos as assinaturas ao tribunal constitucional e estes 40 votos vão ser considerados nulos (uma vergonha!).

Finalmente temos o apuramento: 150 votantes. 55 cavaco, 40 padrinho (vergonhosamente considerados nulos…), 20 jerónimo, 15 soares, 5 em alegre e mais 5 em louçã ou pereira e 10 em branco!

Na prática, apesar de haver 63% (95 eleitores) que não querem cavaco, este ganharia e com maioria absoluta, uma vez que para o apuramento das percentagens só contam os votos expressos! Cavaco teria 55%, Jerónimo 20%... e por ai adiante!

Quando, dia 22, formos votar, é essencial ter isto em conta e votar de forma consciente, porque nada é inevitável, porque há lugar à esperança e confiança num Portugal de futuro!

Sem comentários: