Acabo de chegar do cinema fui ver O PESADELO DE DARWIN ( realizado por Hubert Sauper), é um daqueles filmes, documentário, que todos deviam ver.
É sobre a exploração desenfreada que o norte faz do sul (em termos globais, como é evidente!). Não retrata a exploração que os "Iberianos" fizeram há 500 anos atrás quando nas nossas caravelas, que deram "novos mundos ao mundo", levava-mos a palavra de Cristo e todo o merchandising envolvido (biblias,cruzes, santo, etc...) e traziamos o ouro, os diamantes, os escravos, etc. É a exploração que fazemos nos dias de hoje.
O filme retrata o que se passa na região do Lago Vitória em concreto na Tanzânia onde são exportadas diariamente 500 t de Filetes de perca do Nilo, para a velha e amiga Europa.
Ao contrário do que possam pensar e que muitos de vós que nos visitam vão contrapor, os lucros dessa exploração não são traduzidos em benefícios para a população local que vive em condições infra, infra humana (pelo menos para os padrões de um europeu! como eu). Fome, sida, crianças abandonadas, prostituição + SIDA, morte e guerra (a região dos grandes lagos foi/é onde decorreram os conflitos mais sangrentos após a II grande guerra). As consequências para o povo são devastadoras, é claro que existem aspectos bons(!) no meio disto tudo, os exploradores locais que tiram os lucros da coisa, os caciques, os ministros, alguns generais e outros que tais.
União Europeia, a velha amiga Europa ainda com os resquícios da colonização(a antiga!) é o grande explorador, pois além da mercadoria que importa que é vendida a bom preço aos goumets do velho continente ainda aproveita para levar material bélico que tem muita saída na região. A páginas tantas aparece um responsável da UE que elogia o fantástico trabalho do país, como as fábricas são limpas e como responderam bem as demandas e exigências de requintados seres humanos que existem na Bela e Limpa Europa. Tudo isto com o alto patrocínio do Banco Mundial.
Em suma o Capitalismo em acção, em todo o seu explendor e com todas as suas virtudes!!
Virtudes essas que são defendidas e propaladas pela corja neoliberal que tomou conta da nossa Europa e do nosso país!Neoliberais que defendem essas virtudes para a constituição dessa mesma Europa e que os povos que foram consultados(nós por exemplo náo o fomos) rejeitaram liminarmente! Cavaco, o Prof. Aníbal é dessa corja e um dos riscos da sua eleição passa também pela tentativa de fazer o mesmo à constituição da nossa Républica.
Por isto que apelo ao Não voto em Cavaco, no dia 22 não votem no Cavaco, não votem no Belmiro, não votem no Ulrich, não votem nos Espirito Santos, não votem nos Melo! Até breve El Touchê Então aí na Pintolândia zangaram-se as comadres, isto vais ser giro...vai haver muita linha para escrever!!EhEhEh!
|
Sem comentários:
Enviar um comentário